Significado do ensino do cuidado para docentes enfermeiros
DOI:
10.24276/rrecien2020.10.30.77-87Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, DocenteResumo
Compreender a vivência do enfermeiro/docente no ensino do cuidado na graduação de enfermagem enquanto fator de responsabilidade social. Estudo qualitativo com abordagem Fenomenólogica Sociológica Compreensiva de Alfred Schutz. Participaram 22 enfermeiros/docentes de instituição de ensino público e instituição privada de diferentes estados. Dados coletados entre julho e outubro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Análise buscou compreender o típico vivido através dos relatos, procurando as percepções dos mesmos sobre suas experiências em relação à ação social do ensino do cuidado. Emergiram duas categorias concretas do vivido: Ensinar o cuidado de enfermagem como responsabilidade social e vencer os desafios da docência. Para ensinar o cuidado de enfermagem é necessário aliar teoria à prática adequando-se às necessidades demandadas do meio social e às exigências na educação em enfermagem sendo essencial aprender a aprender, a conviver e a ser.
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