Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19

Autores

  • Igor de Sousa Nóbrega igordsn25@gmail.com
    UNIFACISA
  • José Aderivaldo Batista Ferreira Filho aderivaldofilho99@gmail.com
    UNIFACISA
  • Maria Luísa Cabral da Cunha iluisacabral@gmail.com
    UNIFACISA
  • Tamires Paula Gomes Medeiros tamirespgmedeiros@gmail.com
    UNIFACISA
  • Cláudia Quézia Amado Monteiro Leal claudia.quezia@gmail.com
    UNIFACISA
  • Renata Clemente dos Santos renata.clemente@hotmail.com
    UNIFACISA
  • Emanuella de Castro Marcolino emanuella.de.castro@gmail.com
    UNIFACISA

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.32.358-366

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Ensino, Pandemias

Resumo

Relatar a vivência docente e discente e suas percepções sobre o ensino remoto na enfermagem frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência a respeito do ensino remoto emergencial, experienciado por discentes e docentes do curso superior de enfermagem em meio a pandemia pela COVID-19. A forma de adesão das aulas remotas deu-se mediante a plataformas digitais de acesso on-line com a criação de ambientes de sala de aula por chamadas de vídeo em tempo real. A modalidade de ensino remoto trouxe consigo aspectos positivos bem como desafios importantes acerca do processo de aprendizagem em enfermagem. A experiência com o ensino remoto em meio a pandemia do COVID-19 tem demonstrado inúmeros desafios para formação do enfermeiro, porém é considerada uma alternativa temporária de caráter emergencial eficaz para minimização de danos sociais e educacionais no período crítico atual.

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Biografia do Autor

Igor de Sousa Nóbrega, UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário.

José Aderivaldo Batista Ferreira Filho, UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário.

Maria Luísa Cabral da Cunha, UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário.

Tamires Paula Gomes Medeiros, UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário.

Cláudia Quézia Amado Monteiro Leal, UNIFACISA

Docente do curso de enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba.

Renata Clemente dos Santos, UNIFACISA

Docente do curso de enfermagem da UNIFACISA Centro Universitário. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Emanuella de Castro Marcolino, UNIFACISA

Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFACISA. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

31-12-2020
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Como Citar

SOUSA NÓBREGA, I. de .; BATISTA FERREIRA FILHO, J. A.; CABRAL DA CUNHA, M. L. .; GOMES MEDEIROS, T. P. .; AMADO MONTEIRO LEAL, C. Q. .; CLEMENTE DOS SANTOS, R. .; CASTRO MARCOLINO, E. de . Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 358–366, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.358-366. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência