A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência

Autores

  • Fernanda Paula Cerântola Siqueira fercerantola@yahoo.com.br
    FAMEMA
  • Antonio Carlos Siqueira Junior acsj@famema.br
    FAMEMA
  • Stela Cruz Faccioli stelafaccioli@hotmail.com
    FAMEMA
  • Marília Ribeiro da Rocha Camargo ma_ribeirobtu@yahoo.com.br
    FAMEMA
  • Ana Carolina Simões Pereira carolzinha_sp_14@hotmail.com
    FAMEMA
  • Ana Paula da Silva anapaula_mol36@hotmail.com
    FAMEMA
  • Carine Silveira Coelho carinecoelhocsn@yahoo.com.br
    FAMEMA
  • Maysa Yukari Cheno maysa_ycheno@hotmail.com
    FAMEMA

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Violência Doméstica, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida.

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Biografia do Autor

Fernanda Paula Cerântola Siqueira, FAMEMA

Professora Doutora em Ciências. Especialista em Enfermagem Pediátrica pela SOBEP. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Antonio Carlos Siqueira Junior, FAMEMA

Professor Doutor em Enfermagem Psiquiátrica, Docente do Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Stela Cruz Faccioli, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Marília Ribeiro da Rocha Camargo, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Ana Carolina Simões Pereira, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Ana Paula da Silva, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Carine Silveira Coelho, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

Maysa Yukari Cheno, FAMEMA

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da FAMEMA, Marília, SP, Brasil.

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Publicado

12-08-2017
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Como Citar

CERÂNTOLA SIQUEIRA, F. P. .; SIQUEIRA JUNIOR, A. C. .; CRUZ FACCIOLI, S. .; ROCHA CAMARGO, M. R. da .; SIMÕES PEREIRA, A. C. .; SILVA, A. P. da .; SILVEIRA COELHO, C. .; YUKARI CHENO, M. . A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 13–21, 2017. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos