A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente

Autores

  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva marcusvinicius.darocha@yahoo.com.br
    IESF
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha francidalmafilha@gmail.com
    FACEMA
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento franclanecarvalho@gmail.com
    FACEMA
  • Tairo Barros Branco tairopk@msn.com
    IESF
  • Najra Danny Pereira Lima arjandanny@hotmail.com
    Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Robert Herbert da Silva Miranda robert.enf@gmail.com
    Faculdade de Ciências e Tecnologia

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Docente de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem

Resumo

Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, IESF

Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Caxias (MA), Brasil.

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, FACEMA

Enfermeira. Doutora em Saúde, Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). Caxias (MA), Brasil.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, FACEMA

Pedagoga. Doutora em Educação, Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). Caxias (MA), Brasil.

Tairo Barros Branco, IESF

Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Caxias (MA), Brasil.

Najra Danny Pereira Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Enfermeira. Mestranda em Análise Aplicada ao Comportamento, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias (MA), Brasil.

Robert Herbert da Silva Miranda, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Enfermeiro. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Caxias (MA), Brasil.

Referências

Scherer ZAP, Scherer EA. Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(4):985-993.

Backes VMS, Moya JLM, Prado ML. The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors. Rev Latino-am Enferm. 2011; 19(2):421-428.

Rodrigues MTP, Mendes Sobrinho JAC. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Rev Bras Enferm. 2007; 60(4):456-459.

Pimenta SG, Anastasiou LGC. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez; 2008.

Galvão CM, Sawada NO, Trevizan MA. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev Latino Am Enferm. 2004; 12(3):549-556.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-106.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidence based-practice. In: Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Willians e Wilkins. 2005.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-764.

Liberati A, Altaman AG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gotzsche PC, et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Plos Med. 2009; 6(7):e1000100.

Leite MTS, Ohara CVS, Kakehashi TY, Ribeiro CA. Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Rev Bras Enferm. 2011; 64(4):717-724.

Pereira FJR, Silva CC, Lima Neto EA. O processo do ensino de tomada de decisão em enfermagem: avaliação perceptiva de docentes de uma instituição de ensino superior pública. Rev Bras Ciênc Saúde. 2013; 17(4):349-356.

Rodrigues MTP, Mendes Sobrinho JAC. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Rev Bras Enferm. 2008; 61(4):435-440.

Madeira MZA, Lima MGSB. A prática pedagógica das professoras de enfermagem e os saberes. Rev Bras Enferm. 2007; 60(4):400-404.

Silva LAA, Arboit EL, Muller LA, Prestes M, Dalmolin IS, et al. Percepções de professores enfermeiros sobre a intersecção do trabalho assistencial e docente. Rev Enferm UFSM. 2014; 4(2):313-322.

González MA, Font CM. The nurse teacher: construction of a new professional identity. Invest Educ Enferm. 2012; 30(3):398-405.

Leonello VM, Oliveira MA. Educação superior em enfermagem: o processo de trabalho docente em diferentes contextos institucionais. Rev Esc Enferm. 2014; 48(6):1093-1102.

Bettancourt L, Muñoz LA, Merighi MAB, Santos MF. Nursing teachers in clinical training areas: a phenomenological focus. Rev Latino Am Enferm. 2011; 19(5):1197-1204.

Lemos MC, Passos JP. Satisfação e frustração no desempenho do trabalho docente em enfermagem. Rev Mineira Enferm. 2012; 16(1):48-55.

Friedlander MR, Moreira MTA. Formação do enfermeiro: características do professor e o sucesso escolar. Rev Bras Enferm. 2006; 59(1):9-13.

Rodrigues J, Mantovani MF. O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2007; 11(3):494-499.

Ferreira Júnior MA. Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros. Rev Bras Enferm. 2008; 61(6):866-871.

Rodrigues RM, Conterno SFR. Formação pedagógica na visão de docentes da graduação da área da saúde no Brasil. Rev Enferm Heredian. 2009; 2(1):3-10.

Madeira MZA, Lima MGSB. A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008; 61(4):447-453.

Publicado

01-04-2018
Métricas
  • Visualizações 7
  • PDF downloads: 3

Como Citar

ROCHA SANTOS DA SILVA, M. V. da .; SOUSA CARVALHO FILHA, F. S. .; CARVALHO DO NASCIMENTO, F.-L. S. .; BARROS BRANCO, T. .; PEREIRA LIMA, N. D. .; SILVA MIRANDA, R. H. da . A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 93–102, 2018. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.