A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
DOI:
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Docente de Enfermagem, Prática do Docente de EnfermagemResumo
Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.
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