Os desafios da formação profissional: o enfermeiro no contexto educacional e as novas tecnologias

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.1.42-49

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Enfermagem

Resumo

A temática sobre a integração das novas tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais apresenta-se em um momento importante na transformação do ensino de Enfermagem com as atuais mudanças curriculares e pedagógicas. Este trabalho objetivou refletir sobre as competências e práticas docentes do enfermeiro professor aliado a sua formação para atender as novas demandas educacionais da sociedade. Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica. A complexidade que caracteriza o mundo atual e, particularmente, o cenário de saúde exige o desenvolvimento de programas interdisciplinares de ensino com vistas a alcançar novo tipo de pensamento e a formação do profissional de saúde comprometido com a reconstrução social.

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Biografia do Autor

Eliane Batista do Nascimento

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde pela UNICSUL.

Luiz Faustino dos Santos Maia, UNICSUL

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos pela UNICSUL; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas pela UNINOVE; Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde pela FAPI. Docente de graduação em Enfermagem pela FMU, e formação Técnica. Coordenador Geral Revisor Periódico da Revista Recien.

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Publicado

05-04-2011
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Como Citar

NASCIMENTO, E. B. do .; MAIA, L. F. dos S. Os desafios da formação profissional: o enfermeiro no contexto educacional e as novas tecnologias. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–49, 2011. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.1.42-49. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/18. Acesso em: 2 abr. 2025.

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