Relato de experiência sobre vacinação de adultos mediados por tecnologias

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho alessandracamacho@id.uff.br

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.40.103-109

Palavras-chave:

Enfermagem, Pandemias, Coronavirus, Tecnologia, Educação

Resumo

Relato de experiência tem como objetivo descrever as estratégias de planejamento e o desenvolvimento do ensino mediado por tecnologias sobre a vacinação de adultos em tempos de Pandemia. Trata-se de um relato de experiência sobre as estratégias de ensino mediado por tecnologias empreendidas na disciplina de Fundamentos de Enfermagem III do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense sobre vacinação de adultos em tempos de Pandemia. A análise realizada foi do tipo descritiva. A interatividade no ensino mediado por tecnologias foi fundamental para o planejamento contínuo do ambiente virtual por meio do uso de ferramentas e aplicativos em detrimento dos conteúdos realizados de forma presencial. Este relato mostra a possibilidade de buscar a interatividade na educação mediado por tecnologias nos seguintes aspectos: planejamento contínuo dos conteúdos ministrados; o docente como aquele que faz a mediação do conhecimento; combinação do ensino presencial com o ensino mediado por tecnologias.

Descritores: Enfermagem, Pandemias, Coronavirus, Tecnologia, Educação.

 

Experience report on technology-mediated vaccination of adults

Abstract: Experience report aims to describe the planning strategies and development of technology-mediated teaching on adult vaccination in times of Pandemic. This is an experience report on teaching strategies mediated by technologies undertaken in the Fundamentals of Nursing III discipline of the undergraduate course in Nursing at the Fluminense Federal University on vaccination of adults in times of Pandemic. The analysis performed was of the descriptive type. Interactivity in technology-mediated teaching was fundamental for the continuous planning of the virtual environment through the use of tools and applications to the detriment of content carried out in person. This report shows the possibility of seeking interactivity in education mediated by technologies in the following aspects: continuous planning of the contents taught; the teacher as the one who mediates knowledge; combination of face-to-face teaching with technology-mediated teaching.

Descriptors: Nursing, Pandemics, Coronavirus, Tecnology, Education.

 

Informe de experiencia en vacunación de adultos mediada por tecnología

Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir las estrategias de planificación y desarrollo de la enseñanza mediada por tecnología sobre vacunación de adultos en tiempos de Pandemia. Se trata de un relato de experiencia sobre estrategias de enseñanza mediadas por tecnologías realizadas en la disciplina Fundamentos de Enfermería III del curso de graduación en Enfermería de la Universidad Federal Fluminense sobre vacunación de adultos en tiempos de Pandemia. El análisis realizado fue de tipo descriptivo. La interactividad en la enseñanza mediada por tecnologías fue fundamental para la planificación continua del entorno virtual mediante el uso de herramientas y aplicaciones en detrimento de los contenidos realizados de forma presencial. Este informe muestra la posibilidad de buscar la interactividad en la educación mediada por las tecnologías en los siguientes aspectos: planificación continua de los contenidos impartidos; el maestro como mediador del conocimiento; combinación de enseñanza presencial con enseñanza mediada por tecnología.

Descriptores: Enfermería, Pandemias, Coronavirus, Tecnología, Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Heath Organization (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report –51. Geneva: WHO. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex-UFF). Resolução n.637 de 2022: Estabelece os critérios para a oferta de componentes curriculares dos cursos de graduação presencial da UFF durante o ano letivo de 2022 e apresenta diretrizes para a realização das atividades acadêmicas no contexto de retomada segura da presencialidade. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 2022. Disponível em: <https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-noticias/resolucao_cepex_637_de_02_de_fevereiro_de_2022_-_resolucao_que_estabelece_os_criterios_para_a_oferta_de_componentes_curriculares_dos_cursos_de_graduacao_presencial_da_universida.pdf>. Acesso em 04 abr 2022.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFF). Instrução Normativa n.19 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), de 08 de março de 2022 estabeleceu orientações para o retorno planejado, gradual e seguro ao trabalho em modo presencial. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 2022. Disponível em: <http://www.noticias.uff.br/bs/2022/03/44-22.pdf#page=13>. Acesso em 04 abr 2022.

Camacho ACLF. Editorial: Remote teaching in times of the COVID-19 pandemic: New experiences and challenges. Online Braz J Nurs. 2020; 19(4):1-4.

Camacho ACLF. Editorial: Educational technologies in blended learning: personalization to the nursing student. Online Braz J Nurs. 2022; 21(Suppl 2):e20226545.

Teixeira PG, Lage EM, Junior MDC, Corradi WJB, Oliveira CL.The discipline primary attention to women’s health, in the UFMG medicine course, mediated by technology. Em Rede. 2020; 7(1):177-93.

Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF. Emergency remote teaching in nursing graduation: experience report during covid-19. Rev Min Enferm. 2020; 24:e-1335.

Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Nursing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context? Texto Contexto Enferm. 2020; 29:e20200202.

Bezerra, IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev. 2020; 30(1):141-47.

Publicado

17-12-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

CAMACHO, A. C. L. F. . Relato de experiência sobre vacinação de adultos mediados por tecnologias. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 40, p. 103–109, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.40.103-109. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/714. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos