Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência

Autores

  • Floriacy Stabnow Santos floriacys@gmail.com
    Universidade Federal do Maranhão
  • Paula Gabrielle Gomes Cândido paula.gabriellee@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão
  • Romila Martins de Moura Stabnow Santos romilamartins@gmail.com
    Profissional de Educação Física
  • Lívia Fernanda Siqueira Santos liviasiqueira2011@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão
  • Marcelino Santos Neto marcelinosn@gmail.com
    Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Cristina Pereira de Jesus Costa anacristina_itz@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.334-339

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Tecnologias, Docentes, Estudantes

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos.

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Biografia do Autor

Floriacy Stabnow Santos , Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Imperatriz, MA, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST). Imperatriz, MA, Brasil.

Paula Gabrielle Gomes Cândido , Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Mestranda da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão.

Lívia Fernanda Siqueira Santos , Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Mestranda da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão.

Marcelino Santos Neto , Universidade Federal do Maranhão

Farmacêutico bioquímico. Doutor em Ciências. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa , Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz,

Maranhão.

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Publicado

23-11-2021
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Como Citar

STABNOW SANTOS , F. .; GOMES CÂNDIDO , P. G.; MOURA STABNOW SANTOS , R. M. de .; SIQUEIRA SANTOS , L. F. .; SANTOS NETO , M. .; PEREIRA DE JESUS COSTA , A. C. . Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 334–339, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.334-339. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos