Educação em saúde e qualidade de vida

Autores

  • Janize Silva Maia janizecs@yahoo.com.br
    Faculdade Aldeia de Carapicuíba
  • Maria Socorro Cardoso dos Santos msocorro.co@sequencialctp.com.br
    Faculdade Sequencial
  • Milene Pires Moraes milenepmoraes@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Sá em Ourinhos
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2014.4.11.5-9

Palavras-chave:

Cuidado, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

A objetividade, tendência do pensamento científico atual é característica do mundo globalizado. Educação, neste contexto, representa um processo lento que demanda tempo, comprometimento e desejo por parte do educando e do educador. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar e refletir a educação em saúde e sua influência na qualidade de vida. Estudo de revisão bibliográfica composta por 16 artigos consultados na BVS e publicados em português. Os achados evidenciam que a educação em saúde tem sido muito discutida na literatura, uma vez observada a precariedade fortemente presente na relação entre as ações e as políticas de saúde e que a mesma deve ser discutida tanto no aspecto individual como coletivo, possibilitando a aceitação de novos métodos que promovam a saúde e as escolhas saudáveis, livres e naturais por meio da reflexão, baseada em estratégias que permitam mudanças de atitudes e comportamentos. O Enfermeiro, na compreensão de sua essência, pode exercer o cuidado sob o aspecto de uma educação crítica e transformadora, favorecendo o bem-estar e contemplando as necessidades biopsicossociais em suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janize Silva Maia, Faculdade Aldeia de Carapicuíba

Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário São Camilo. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Nossa Cidade, Faculdade Sequencial e Faculdade Aldeia de Carapicuíba.

Maria Socorro Cardoso dos Santos, Faculdade Sequencial

Mestranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação IAMSP. Especialista em Docência em Saúde para o Ensino de Nível Médio, Técnico e Superior pela FAPI - Faculdade de Pinhais. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Sequencial.

Milene Pires Moraes, Faculdade Estácio de Sá em Ourinhos

Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Sequencial. Especialista em Gestão em Saúde, e Saúde Pública e Saúde da Família. Graduada pela Faculdade Estácio de Sá em Ourinhos.

Luiz Faustino dos Santos Maia

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Docente de graduação em Enfermagem na Faculdade Mario Schenberg e Faculdade Nossa Cidade. Coordenador do Curso de Pós Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdade Sequencial. Coordenador Geral e Editor Científico da Revista Recien.

Referências

Czeresnia D, Freitas CM. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2003; 39-53.

Organização Mundial da Saúde. Série HSP-UNI/manuais operativos. 1995; 1(8):1-82. Disponível em: <http://www.bvs-sp.fsp.usp.br>. Acesso em fevereiro 2014.

Scliar M. História do conceito saúde. Rio de Janeiro: Physis: Rev Saúde Coletiva. 2007; 17(1):29-41.

Paim JN, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Massinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Bahia: The Thelancet. 2011; 377(9779): 1778-97. Disponível em: <http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60054-8/abstract>. Acesso em fevereiro 2014.

Polignano MV. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. 2001. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso. Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/ces/arquivo/2165/livros>. Acesso em janeiro 2014.

Silva MC, Meneghim MC, Pereira AC, Mialhe FL. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva. 2010; 15(5):2539-50.

Freire P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 2004.

Fernandes CNS. Refletindo sobre o aprendizado do papel de educador no processo de formação do enfermeiro. Rev Latino Am Enfermagem. 2004; 12(4):691-3.

Souza LB, Torres CA, Pinheiro PNC, Pinheiro AB. Práticas de Educação em Saúde no Brasil: atuação da Enfermagem. Rio de Janeiro: Rev Enferm UERJ. 2010; 18(1):55-60.

Candeias NMF. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev Saúde Pública. 1997; 31(2):209-13.

Ferreira MA. A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação. Florianópolis: Texto Contexto Enferm. 2006; 15(2):205-11.

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em maio de 2014.

Maldonado MT, Canella P. Recursos de relacionamento para profissionais de saúde: a boa comunicação com clientes e seus familiares em consultórios, ambulatórios e hospitais. Rio de Janeiro: Rev Latino Am Enfermagem. 2004; 12(4):689-90.

Freire P. Pedagogia da Autonomia. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Andrade EP, Diniz WY. O papel do enfermeiro como educador na comunidade. 2008. Disponível em: <http://fio.edu.br/cic/anais/2008_vii_cic/.../Enfermagem/019-O%20PAPE.pdf>. Acesso em julho 2014.

Oliveira LD. A nova saúde pública e a promoção de saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Ribeirão Preto: Rev Latino Am Enfermagem. 2005; 13(3):423-31.

Publicado

10-08-2014
Métricas
  • Visualizações 4
  • PDF downloads: 1

Como Citar

SILVA MAIA, J. .; CARDOSO DOS SANTOS, M. S. .; PIRES MORAES, M. .; MAIA, L. F. dos S. Educação em saúde e qualidade de vida. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 05–09, 2014. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2014.4.11.5-9. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/67. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.