Promoção da saúde da pessoa com deficiência visual: análise conceitual
DOI:
10.24276/rrecien2020.10.30.222-234Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Pessoas com Deficiência Visual, Enfermagem em Saúde PúblicaResumo
Analisar o conceito de promoção da saúde da pessoa com deficiência visual segundo Walker e Avant. Após delimitação do conceito a ser analisado, foi realizada revisão integrativa da literatura em seis bases de dados utilizando-se os descritores: pessoa com deficiência visual e promoção da saúde. Procedeu-se à análise do conceito mediante leitura dos artigos selecionados. Educação em saúde e tecnologias assistivas adaptadas às pessoas com deficiência visual e, ações de prevenção foram identificados como atributos essenciais. Necessidades de acessibilidade, de promoção da saúde de forma acessível e de reorientação dos serviços de saúde contemplaram os principais antecedentes; e, mudanças de comportamento, empoderamento e melhoria da qualidade de vida foram definidos como consequentes. Promoção da saúde da pessoa com deficiência visual está relacionada a ações de educação em saúde e de prevenção acessíveis ao público alvo com vistas a assegurar efetivo exercício de sua cidadania.
Downloads
Referências
Oliveira DG, Shimano SGN, Salomão AE, Pereira K. Evaluation of socioeconomic profile, professional training and health status of people with visual impairment. Rev Bras Oftalmol. 2017; 76(5):255-258.
Ackland P, Resnikoff S, Bourne R. World blindness and visual impairment: despite many successes, the problem is growing. Community Eye Health. 2017; 30(100):71-73.
Magnabosco MB, Souza LL. Inclusive education and the representations of students on their patients with disabilities. Psicologia Escolar Educac. 2018; 22(1):115-122.
Teutsch SM, McCoy MA, Woodbury RB, Welp A. Making Eye Health a Population Health Imperative: Vision for Tomorrow. Washington: The National Academies Press. 2016.
Maeyama MA, Jasper CH, Nilson LG, Dolny LL, Cutolo LRA. Health promotion as technology for social transformation. RBTS. 2015; 2(2):130-43.
Munguba MCS, Vieira ACVC, Porto CMV. Da invisibilidade à participação social: promoção da saúde em pessoas com deficiência. Rev Bras Promoç Saúde. 2015; 28(4):463-6.
Carvalho LV, Melo GM, Aquino PS, Castro RCMB, Cardoso MVLMLC, Pagliuca LMF. Assistive technologies for the blind: key competences for health promotion under the Galway Consensus. Rev. Rene. 2017; 18(3):412-9.
Medeiros TM, Costa KNFM, Costa TF, Martins KP, Dantas TRA. Health service accessibility for the visually impaired. Rev Enferm UERJ. 2017; 25:e11424.
Lopes BJS, Gil MSCA. Altas habilidades/superdotação percebidas pelas mães nos seus filhos com deficiência visual. Rev Bras Educação Especial. 2016; 22(2):203-20.
Cavalcante LDW, Oliveira GOB, Almeida PC, Rebouças CBA, Pagliuca LMF. Assistive technology for visually impaired women for use of the female condom: a validation study. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49(1):14-21.
Buzzá HH, Campos CP, Requena MB, et al. Preparação de material tátil-visual torna o ensino dos conceitos de óptica acessível para pessoas com deficiência visual - Exposição "Luz ao Alcance das Mãos". A Física na Escola. 2018; 16(1):36-42.
Gaudenzi P, Ortega F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciênc Saúde Coletiva. 2016; 21(10):3061-70.
Ayaz S, Açıl D. Comparison of peer education and the classic training method for school aged children regarding smoking and its dangers. J Pediatr Nurs. 2015; 30(3):e3-12.
Pagliuca LMF, Mariano MR, Oliveira PMP, Oliveira MG, França ISX, Almeida PC. Repercussion of inclusive public policies according to disabled people. Esc Anna Nery. 2015; 19(3):498-504.
Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 5th ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall. 2011.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-64.
França ISX, Coura AS, Sousa FS, Aragão JS, Silva AFR, Santos SR. Acquiring of knowledge about sexual health by blind people: an action research. Rev Latino Am Enferm. 2019; 27:e3163.
Carvalho LV, Carvalho AT, Áfio ACE, Silva ASR, Silva MG, Pagliuca LMF. Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial. Rev Bras Enferm. 2018; 71(4):2085-91.
Jorge HMF, Bezerra JF, Oriá MOB, Brasil CCP, Araújo MAL, Silva RM. The ways in which blind mothers cope with taking care of their children under 12 years old. Texto Contexto Enferm. 2014; 23(4):1013-21.
Cavalcante KMH, Guedes FCC, Cavalcanti PP, Garcia FMP. Health education for blind people: focus on activities of life. Rev Baiana Enferm. 2012; 26(1):437-45.
Cezario KG, Oliveira PMP, Baptista RS, Pinheiro AKB, Pagliuca LMF. Health promotion and visual impairment: production of brazilian graduate Programs. Rev Rene. 2010; 11(2):187-96.
Pagliuca LMF, Cezario KG, Mariano MR. Blind men and womení perceptions of the use of illegal drugs. Acta Paul Enferm. 2009; 22(4):404-11.
Cezario KG, Mariano MR, Pagliuca LMF. Comparing the sexual behavior of blind men and women in view of STD. Rev Eletr Enf. 2008; 10(3):686-94.
Oliveira JB, Silva TC, Costa DPTS, Silva CHV. Feel the smile: an experience of promotion of oral health with a visually impaired group in Recife. Odontol Clín Cient. 2012; 11(2):151-3.
Maciel MAS, Cordeiro PM, Ávilla S, Godoy GP, Alves RD, Lins RDAU. Assessing the oral condition of visually impaired individuals attending the Paraíba Institute of the Blind. Rev Odonto Ciênc. 2009; 24(4):354-60.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: SAS. 2008; 72.
Mascarenhas NB, Melo CMM, Fagundes NC. Production of knowledge on health promotion and nurse’s practice in Primary Health Care. Rev Bras Enferm. 2012; 65(6):991-9.
Santos W. Disability as a restriction on social participation: challenges in evaluation since the Brazilian Inclusion of People with Disabilities Act Cienc Saúde Colet. 2016; 21(10):3007-15.
Silva JM, Pagliuca LMF, Carvalho AT, Oliveira MG, Almeida PC. Schoolchildren’s knowledge about disabled people: labyrinth game in health promotion. Rev Enferm UERJ. 2015; 23(2):254-9.
Magalhães RCBP, Cardoso APLM. A pessoa com deficiência e a crise das identidades na contemporaneidade. Cadernos Pesq. 2010; 40(139):45-61.
Bezerra STF, Lemos AM, Sousa SMC, Carvalho CML, Fernandes AFC, Alves MDS. Health promotion: the quality of life in nursing practices. Enfermería Global. 2013; 32:270-9.
Fry D, Zask A. Applying the Ottawa Charter to inform health promotion programme design. Health Promot Int. 2017; 32(5):901-912.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0