Ações educativas para identificação correta do paciente: relato de experiência

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.34.152-159

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Sistemas de Identificação de Pacientes, Capacitação em Serviço, Hospitais Universitários

Resumo

Relatar a experiência vivenciada por discentes e docentes de enfermagem na realização de atividades extensionistas para o aumento da adesão à identificação correta do paciente. Relato de experiência acerca da importância da identificação correta do paciente realizadas em um hospital universitário do Estado do Rio de Janeiro de setembro de 2019 a março de 2020. Participaram profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Para profissionais de saúde, foram desenvolvidos treinamentos interativos. Para pacientes e acompanhantes, elencou-se orientações acerca da importância da identificação do paciente. Realizados dezoito treinamentos, a maioria com técnicos de enfermagem (54 - 37,76%) e enfermeiros (23 - 16,08%). Alcançadas 2.050 orientações, sendo com 998 (48,68%) pacientes. As atividades ocorreram em 32 unidades de internação. Pode-se contribuir com atividades da Meta 1 de Segurança do Paciente, além de destacar a importância de Projetos de Extensão Universitária para melhor assistência. 

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Biografia do Autor

Gabriele Malta da Costa, UERJ

Acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Paloma Vitória Serra Batista, UERJ

Acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Luana Ferreira de Almeida, UERJ

Doutora em educação em ciências e saúde, Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Ronilson Gonçalves Rocha, UERJ

Doutor em enfermagem, Professor adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Universidade Federal Fluminense

Doutora em ciências do cuidado em saúde, Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense.

Vanessa Galdino de Paula, UERJ

Doutora em enfermagem e biociências, Professora Assistente Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

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Publicado

27-06-2021
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Como Citar

MALTA DA COSTA, G. .; SERRA BATISTA, P. V. .; FERREIRA DE ALMEIDA, L. .; GONÇALVES ROCHA, R. .; FERREIRA BARRETO PIRES, B. M. .; GALDINO DE PAULA, V. . Ações educativas para identificação correta do paciente: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 152–159, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.34.152-159. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/400. Acesso em: 1 abr. 2025.

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Artigos