Cuidados de enfermagem a criança com câncer: uma breve revisão bibliográfica

Autores

  • Nilson Ribeiro Soriano nilsorianno@gmail.com
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2010.1.1.33-36

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Câncer Infantil

Resumo

No Brasil, o câncer infantil atinge mais de cinco mil crianças, levando a mais de dois mil óbitos por ano. O aumento progressivo do número de casos de crianças com câncer tem despertado muitos profissionais da saúde para a realização de pesquisas que contribuam para uma assistência de qualidade para essa clientela e seus familiares. Este estudo consistiu-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza exploratória, direcionada ao cuidar em enfermagem. A assistência de enfermagem a crianças com câncer deve ser holística, mesmo sabendo das dificuldades na sua implementação. Os cuidadores necessitam de recursos de apoio e segurança, revisão de seus conhecimentos sobre a doença e atividades de enfermagem nesta área e ainda tenham informações sobre a evolução de crianças que cuidaram, minimizando sentimentos negativos, reduzindo incertezas sobre a efetividade do tratamento, levando-os a oferecer um cuidado otimizado e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Ribeiro Soriano

Enfermeiro, Especialista em Pedagogia para Educação Profissional na Saúde. Pós-graduando em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela UNINOVE. Docente em Enfermagem pela UNINOVE, Escola de Enfermagem São Bernardo, Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira. Revisor Periódico da Revista Recien.

Luiz Faustino dos Santos Maia

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos pela UNICSUL; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas pela UNINOVE; Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde pela FAPI. Docente de graduação em Enfermagem pela FMU, e formação Técnica. Coordenador Geral da Revista Recien.

Referências

Portugal ACGS, Lima EC. Erro! A referência de hiperlink não é válida.. Publicado 6/01/2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em 17 mar. 2010.

Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de Enfermagem MédicoCirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002: 252-68.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2006: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA. 2005.

Guerra MR, Gallo CVM, Mendonça CVM, Silva GA. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Revista Brasileira Cancerol. 2005; (51):227-34.

Lima RAG. Experiências de pais e de outros familiares de crianças e adolescentes com câncer, bases para os cuidados paliativos [tese]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo. 2002.

Borowski MD, Iturriet JVS, Camacho TP, Santos MS, Pinto BK, Cardoso G, Soares MC. O enfermeiro no cuidado a criança com câncer e sua família. Publicado em 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br>. Acesso em 24 mar. 2010.

Oliveira APZ. Buscando a Cura: A Experiência dos Pais das Crianças que Sobrevivem ao Câncer. [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP. 2002; 84-93.

Andraus LMS, Minamisa VAR, Munari DB. Cuidando da família da criança hospitalizada. Rev Bras Cresc Desenv Hum. 2004; 14 (2):54-60.

Nóbrega MML, Silva KL. Fundamentos do cuidar em Enfermagem. Belo Horizonte: ABEn. 2009.

Paro D, Paro J, Ferreira DLM. O enfermeiro e o cuidar em Oncologia Pediátrica. Arq Cienc Saúde. 2005; 12 (3):151-57.

Publicado

10-09-2010
Métricas
  • Visualizações 36
  • PDF downloads: 7

Como Citar

SORIANO, N. R. .; MAIA, L. F. dos S. Cuidados de enfermagem a criança com câncer: uma breve revisão bibliográfica. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33–36, 2010. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2010.1.1.33-36. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/8. Acesso em: 2 abr. 2025.