Educação permanente: desafios e restruturação de uma prática

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.40.45-52

Palavras-chave:

Educação Continuada, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem

Resumo

Reestruturar um serviço de Educação Permanente. Pesquisa do tipo relato de experiência, realizada em uma cooperativa de saúde, em um serviço de Educação Permanente de março à agosto de 2021, em 6 etapas de construção como: compreensão do levantamento de necessidades de treinamentos, verificação da quantidade de treinamentos, adesão, criação de indicadores, apresentação às lideranças e automatização do processo. Durante a reorganização foi possível aumentar a realização dos treinamentos, fortalecer a importância da Educação em reuniões e criar indicadores para a área, além de testar um sistema automatizado para organização dos treinamentos, favorecendo o agrupamento de treinos e trabalho interdisciplinar. Fica evidente a importância de gestão e de indicadores que oportunizem o acompanhamento do serviço, sendo a liderança um contribuinte para a consolidação e realização dos treinamentos. A Educação como transformadora e não somente executora, com integração de equipes nos treinamentos ainda é um desafio.

Descritores: Educação Continuada, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem.

 

Permanent education: challenges and restructuring of a practice

Abstract: To restructure a Continuing Education service. Experience report type research, carried out in a health cooperative, in a Permanent Education service from March to August 2021, in 6 stages of construction such as: understanding the survey of training needs, verification of amount of training, adhesion, creation of indicators, presentation to leaders and automation of the process. During the reorganizaion, it was possible to increase training, strengthen the importance of Education in meetings and create indicators for the área, in addition to testing na automated system for organizing training, favoring the grouping of training and interdisciplinar work. The importance of management and indicators that make it possible to monitor the service in evidente, with leadership being a contributor to the consolidation and realization of training. Education as a transformer and not just a performer, with the integration of teams in training is still a challenge.

Descriptors: Education Continuing, Nursing Education Research, Education Nursing Continuing.

 

Educación permanente: desafíos y reestructuración de una práctica

Resumen: Reestructurar um servicio de Educación Continua. Investigación tipo informe de experiencia, realizada em uma cooperativa de salud, em um servicio de Educación Permanente de marzo a agosto de 2021, en 6 etapas: comprensión del relevamiento de necesidades de formación, verificación de la cantidad de formación, adhesión, creación de indicadores, presentación a líderes y automatización del proceso. Durante la reorganización se logró aumentar la capacitación, fortalecer la importancia de la Educación en los encuentros y generar indicadores para el área, además de testear un sistema automatizado para la organización de capacitaciones, favoreciendo la agrupación de capacitaciones y el trabajo interdisciplinario. Se evidencia la importancia de la gestión, indicadores que permitan monitorear el servicio, siendo el liderazgo un coadyuvante para la consolidación y realización de la formación. La educación como transformadora y no solo performer, con la integración de los equipos en formación sigue siendo un desafío.

Descriptores: Educación Continua, Investigación en Educación de Enfermería, Educación Continua en Enfermería.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pessanha LA, Linhares NP, Monteiro S, França IIN, Pussiareli DAF. A importância do treinamento e desenvolvimento nas empresas. Rev Interdisciplinar Pensamento Científico. 2019; 5(esp):5-13.

Chiavenato I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsvier. 2010.

Silva LAA, Bonacina DM, Andrade A, Oliveira TC. Desafios na construção de um projeto de educação permanente em saúde. Rev Enferm UFSM. 2012; 2(3):496-506.

Sandes AST, Loos MJ. Implementação de uma rotina de acompanhamento de indicadores de performance como base para a tomada de decisão. Exacta. 2019; 17(2):1-16.

Adamy EK, Zocche DAA, Vendruscolo C, Metelski FK, Argenta C, Valentini JS. Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8(1924).

Tibola TSA, Cordeiro ALPC, Stacciarini TSG, Engel RH, Costa DG, Haas VJ. Fatores que influenciam a participação dos profissionais de enfermagem na educação permanente em hospital público. Enferm Foco. 2019; 10(2):125-130.

Sade PM, Peres AM, Zago DP, Matsuda LM, Wolff LD, Bernardino E. Avaliação dos efeitos da educação permanente para enfermagem em uma organização hospitalar. Acta Paul Enferm. 2020; 33:1-8.

Brasília. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Brasília. 2004.

Lemos FM, Silva GGA. Educação Permanente em saúde: o estado da arte. Rev Interdisciplin Promoç Saúde. 2018; 1(3):207-213.

Amaro MOF, Mendonça ET, Carvalho CA, Nakada KN, Siman AG, Ferreira NCS. Concepções e práticas dos enfermeiros sobre educação permanente no ambiente hospitalar. Arq Cienc Saúde. 2018; 22(2):87-94.

Koerich C, Erdmann AL, Lanzoni GMM. Interação profissional na gestão da tríade: educação permanente em saúde, segurança do paciente e qualidade. Rev Latino Am Enferm. 2020; 28(3379).

Algahtani H, Aldarmahi A, Jr Manlangit J, Shirah B. Perception of hospital accreditation among health professionals in Saudi Arbia. Ann Saudi Med. 2017; 37(4):326-332.

Cunha SGS, Torres KP, Morais MHG, Alves SS, Siman AG, Brito MJM. Atuação do enfermeiro no contexto da acreditação hospitalar: uma revisão integrativa. Rev Enfermería Actual. 2021; (40).

Araujo MCSQ, Abbad GS, Freitas TR. Avaliação de treinamentos corporativos. Psic Teor Pesq. 2019; 35(e35511).

Publicado

16-12-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

DUCATTI, M. R. C. . Educação permanente: desafios e restruturação de uma prática. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 40, p. 45–52, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.40.45-52. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/707. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.