Interface educação continuada/enfermagem do trabalho: otimizando a usabilidade dos EPI's em clínica médica

Autores

  • Rosa Gomes dos Santos Ferreira rosa1976gomes@gmail.com
    UFRJ
  • Jorge Luiz do Nascimento jln41@yahoo.com.br
    SMS

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.105-114

Palavras-chave:

Enfermagem do Trabalho, Educação Continuada, Proteção

Resumo

Discutimos a intervenção do enfermeiro do trabalho junto à enfermagem, na clínica medica, para utilização dos EPI’s. Objetivando descrever a importância da capacitação para uso dos EPI’s, adotamos como metodologia, analisar à luz da busca nas bases de dados, produções que abordem o produzido. Cunho bibliográfico, exploratório, através de busca em base de dados (BVS), avaliando descritores que se adéquam à matéria. Das 03 publicações encontradas 02 (66,6%) são artigos contidos na base de dados Medline, do tipo pesquisa de campo. Há necessidade de valorizar esse tema, incentivando reflexões. A análise dos dados permitiu a classificação das publicações em cinco categorias. Concluímos que, quando nos referimos à prevenção de acidentes, o uso correto dos EPI’s é fundamental, determinante no desfecho da prevalência de acidentes laborais neste campo de atuação e a capacitação de equipes.

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Biografia do Autor

Rosa Gomes dos Santos Ferreira, UFRJ

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Enfermagem (EEAN-UFRJ). Especialista em Terapia Intensiva, Nefrologia, Cardioinetnsivismo e Saúde Mental. Plantonista do CTI adulto (HMMC-SMS/RJ). Ouvidora (IPUB-UFRJ). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (IPUB-UFRJ). Coordenadora Nacional da SIG Telenfermagem (RUTE/MS).

Jorge Luiz do Nascimento, SMS

Enfermeiro intensivista HMMC-SMS/RJ.

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Publicado

12-08-2017
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Como Citar

SANTOS FERREIRA, R. G. dos .; NASCIMENTO, J. L. do . Interface educação continuada/enfermagem do trabalho: otimizando a usabilidade dos EPI’s em clínica médica. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 105–114, 2017. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.105-114. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/140. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos