Educação continuada em enfermagem cardiológica em hospital psiquiátrico: multifacetas de uma clientela

Autores

  • Rosa Gomes dos Santos Ferreira rosa1976gomes@gmail.com
    UFRJ
  • Jorge Luiz do Nascimento jln41@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.76-81

Palavras-chave:

Educação Continuada, Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem

Resumo

A enfermagem psiquiátrica no ambiente da internação é uma árdua tarefa e deve contemplar a atenção e olhar multifacetado, onde a crise psiquiátrica e as comorbidades clínicas que acompanham os indivíduos suscitam atenção e capacitação das equipes para o cuidado especializado no atendimento destas situações. Com vistas a abarcar esta discussão, os autores discutem as produções científicas encontradas que tratam da interface aprendizado e capacitação em cardiologia, aplicadas à seara da internação psiquiátrica, através de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória. Isto fomenta que a educação continuada pode ser facilitadora para que a interface cardiologia, psiquiatria, educação continuada exista de modo eficaz, refletindo-se em processos dinâmicos de anamnese, diagnóstico, capacitação, tratamento, não só da crise psiquiátrica, mas de doenças que podem estar presentes no contexto do ambiente de internação.

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Biografia do Autor

Rosa Gomes dos Santos Ferreira, UFRJ

Doutoranda pela EEAN-UFRJ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa e Ouvidora IPUB-UFRJ. Brasil.

Jorge Luiz do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro Intensivista. Aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Reabilitação Psicossocial III).

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Publicado

01-04-2018
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Como Citar

SANTOS FERREIRA, R. G. dos .; NASCIMENTO, J. L. do . Educação continuada em enfermagem cardiológica em hospital psiquiátrico: multifacetas de uma clientela. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 76–81, 2018. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.76-81. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/155. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos