Satisfação dos estudantes de enfermagem com a prática simulada

Isabel Lucas, Rita Marques, Manuela Néné, Isabel Santos Silva, Leila Sales, Carla Mendes

Resumo

A simulação na formação é um método pedagógico efetivo para o desenvolvimento de competências. Sintetizar o conhecimento atual sobre a prática simulada, especificamente a satisfação dos estudantes. Revisão integrativa. Artigos em texto integral livre, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2008-2018, disponíveis na CINAHL, LILACS, MEDLINE, MEDICLATINA, Cochrane Database of Systematic Reviews, MedicLatinaPubMed, BDEnf, IBECS e SCIELO. Emerge 3 categorias: Satisfação/autoconfiança com a simulação; Eficácia da simulação no treino de competências; Impacto das várias estratégias de ensino com a simulação na aquisição de competências em Enfermagem. Os estudantes sentem-se satisfeitos com a prática da simulação, considerando-a, uma experiência que contribui para a autoconfiança e promotora da aquisição de competências. Necessidade de estudos demostrativos da efetividade da prática simulada a longo prazo.

Descritores: Simulação, Satisfação, Estudantes de Enfermagem.

 

Nursing student satisfaction with simulated practice

Abstract: Simulation in training is an effective pedagogical method for developing skills. To synthesize current knowledge about the simulated practice, to specify student satisfaction. Integrative review. Articles in free full text, in Portuguese, English and Spanish, between 2008-2018, available at CINAHL, LILACS, MEDLINE, MEDICLATINA, Cochrane Systematic analysis database, MedicLatinaPubMed, BDEnf, IBECS and SCIELO. Emerging 3 categories: Satisfaction / self-confidence with the simulation; Simulation effectiveness in skills training; Impact of various teaching strategies with the simulation of skills acquisition in Nursing. Conclusions: students feel satisfied with the practice of simulation, considering it an experience that contributes to self-confidence and the promotion of the acquisition of skills. There is a need for studies demonstrating the effectiveness of simulated practice in the long term.

Descriptors: Simulation, Satisfaction, Nursing Students.

 

Satisfacción del estudiante de enfermería con la práctica simulada

Resumen: La simulación en el entrenamiento es un método pedagógico efectivo para desarrollar habilidades. Sintetizar el conocimiento actual sobre la práctica simulada, para especificar la satisfacción del alumno. Revisión integradora. Artículos en texto completo en inglés, en portugués, inglés y español, entre 2008-2018, disponibles en CINAHL, LILACS, MEDLINE, MEDICLATINA, base de datos de análisis sistemático Cochrane, MedicLatinaPubMed, BDEnf, IBECS y SCIELO. Emergentes 3 categorías: Satisfacción / confianza en sí mismo con la simulación; Efectividad de la simulación en el entrenamiento de habilidades; Impacto de diversas estrategias de enseñanza con la simulación de adquisición de habilidades en Enfermería. Los estudiantes se sienten satisfechos con la práctica de la simulación, considerándola una experiencia que contribuye a la autoconfianza y a la promoción de la adquisición de habilidades. Necesidad de estudios que demuestren la efectividad de la práctica simulada a largo plazo.

Descriptores: Simulación, Satisfacción, Estudiantes de Enfermería.

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