Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica

Autores

  • Edinilza da Silva Machado Medeiros edinilza@fasb.edu.br
    Universidade Católica de Goiás
  • Dulce Rodrigues de Matos Prestes dulce180510@hotmail.com
    Universidade Católica de Goiás
  • Emília Karla de Araújo Amaral Pignata emilia@fasb.edu.br
    UNEB
  • Rosa Maria Silva Furtado rfurtado@uneb.br
    UNEB

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53

Palavras-chave:

Enfermeiro, Capacitação Profissional, Ensino

Resumo

A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.

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Biografia do Autor

Edinilza da Silva Machado Medeiros, Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente de cursos da saúde da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras (BA), Brasil.

Dulce Rodrigues de Matos Prestes, Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Especialista em Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora do curso bacharel em Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras (BA), Brasil.

Emília Karla de Araújo Amaral Pignata, UNEB

Pedagoga. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Docente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB / CAMPUS IX. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus IV - Barreiras/ BA.  Coordenadora de Pesquisa e Extensão e professora da Faculdade São Francisco de Barreiras. Barreiras (BA), Brasil.

Rosa Maria Silva Furtado, UNEB

Pedagoga. Mestre em Educação e contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus IV - Barreiras/ BA e da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB - UNEB.

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Publicado

20-12-2018
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Como Citar

SILVA MACHADO MEDEIROS, E. da .; RODRIGUES DE MATOS PRESTES, D. .; ARAÚJO AMARAL PIGNATA, E. K. de .; SILVA FURTADO, R. M. . Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 42–53, 2018. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos