Ensino remoto de cuidados clínicos no mestrado acadêmico na COVID-19

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho alessandracamacho@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Dayse Mary da Silva Correia daysecorreia@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Maria Messias cmessias@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Patrícia dos Santos Claro Fuly patriciafuly@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Harlon França de Menezes harlonmenezes@hotmail.com
    Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.546-553

Palavras-chave:

Enfermagem, Infecções por Coronavírus, Tecnologia

Resumo

Relato de experiência tem como objetivo descrever as estratégias do planejamento e o desenvolvimento das disciplinas de Cuidados Clínicos I e II na modalidade de ensino remoto. Trata-se de um relato de experiência sobre estratégias de ensino empreendidas nas disciplinas de Cuidados Clínicos I e II na modalidade remoto, no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa com período de coleta de dados de Julho a Novembro de 2020. A análise realizada foi do tipo descritiva. A construção da interatividade foi fundamental para o planejamento contínuo do ambiente virtual por meio do uso de ferramentas e aplicativos nas disciplinas de Cuidados Clínicos I e II frente ao isolamento social imposto pela Pandemia. O desenvolvimento de estratégias de ensino articuladas nas ferramentas disponíveis no ambiente virtual possibilitou a avaliação e contribuição para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos mestrandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal Fluminense e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Dayse Mary da Silva Correia , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canadá. Professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Claudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal Fluminense. Pós Doutora e Professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Patrícia dos Santos Claro Fuly , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Professora da Universidade Federal Fluminense e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Harlon França de Menezes , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal Fluminense. Doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

Organização Mundial de Saúde. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report –51. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação. 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-34 3-de-17-de-marco-de-2020-248564376>.

Camacho ACLF. Editorial: Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios. Online Braz J Nurs. 2020; 19(4).

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n.157 de 2020: Dispõe sobre os critérios para o planejamento e execução de Atividades Acadêmicas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu no período da pandemia, e dá outras providências. Universidade Federal Fluminense. 2020. Disponível em: <http://www.uff.br /sites/default/files/157-2020_criterios_para_planeja mento_e_execucao_das_atividades_academicas_do_cursos_de_pos-graduacao_no_periodo_da_pandemia.pdf>.

Teixeira PG, Lage EM, Junior MDC, Corradi WJB, Oliveira CL. A disciplina atenção primária à saúde da mulher do curso de medicina da UFMG mediada por tecnologia. EmRede. 2020; 7(1):177-93.

Camacho ACLF, Joaquim FL, Menezes HF, Sant’ Anna RM. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society Development. 2020; 9(5):e30953151.

Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na covid-19. Rev Min Enferm. 2020; 24:e-1335.

Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19 times: como se reinventar neste contexto? Texto Contexto Enferm 2020; 29:e20200202.

Bezerra IMP. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. J Hum Growth Dev. 2020; 30(1):141-47.

Fávero ACD, Parreira FM. Ensino remoto de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pensar Acadêmico. 2020; 18(5):950-62.

Publicado

23-11-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

LEITE FUNCHAL CAMACHO , A. C. .; SILVA CORREIA , D. M. da .; MESSIAS, C. M. . .; SANTOS CLARO FULY , P. dos .; MENEZES , H. F. de . Ensino remoto de cuidados clínicos no mestrado acadêmico na COVID-19. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 546–553, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.546-553. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/483. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.