Cartilha para enfrentamento do COVID-19 em comunidades quilombolas: relato de experiência

Autores

  • Eliane Santos Cavalcante elianeufrn@hotmail.com
    Enfermeira
  • Iago Matheus Bezerra Pedrosa iagomatheuspedrosa@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lannuzya Veríssimo e Oliveira lannuzyacg@hotmail.com
    Enfermeira
  • João Mário Pessoa Júnior joao.pessoa@ufersa.edu.br
    Enfermeiro
  • Viviane Peixoto dos Santos Pennafort vivipspf@yahoo.com.br
    Enfermeira
  • Flávia Christiane de Azevedo Machado flavitamachado@yahoo.com.br
    Odontóloga

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.31.174-182

Palavras-chave:

Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus

Resumo

O estudo objetivou relatar a experiência de elaboração de uma cartilha educativa sobre o enfrentamento ao Covid-19 para Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo metodológico, realizado em maio de 2020, a partir das etapas: 1) aprofundamento teórico sobre o COVID-19; 2) estruturação do roteiro; e 3) elaboração do layout por um designer gráfico. A cartilha desenvolvida de forma interativa, oferece informações para prevenção da disseminação do coronavírus junto às comunidades quilombolas, por meio da técnica de lavagem das mãos e do uso correto da máscara facial. Aborda ainda, algumas técnicas de relaxamento, alongamento e automassagem no controle do estresse e da ansiedade no período de isolamento social. Essa tecnologia educativa constituiu uma estratégia valiosa no enfrentamento da pandemia pelo COVID-19, com orientações e informações capazes de auxiliar na prevenção e no controle emocional, respeitando-se o contexto sociocultural do povo quilombola.

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Biografia do Autor

Eliane Santos Cavalcante, Enfermeira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Iago Matheus Bezerra Pedrosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Lannuzya Veríssimo e Oliveira, Enfermeira

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

João Mário Pessoa Júnior, Enfermeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem na Atenção à Saúde. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Enfermeira

Enfermeira nefrologista do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Docente do PPGQUALISAUDE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Odontóloga

Odontóloga. Doutora em Saúde Coletiva.  Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

28-09-2020
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Como Citar

SANTOS CAVALCANTE, E. .; BEZERRA PEDROSA, I. M. .; VERÍSSIMO E OLIVEIRA, L. .; PESSOA JÚNIOR, J. M. .; SANTOS PENNAFORT, V. P. dos .; AZEVEDO MACHADO, F. C. de . Cartilha para enfrentamento do COVID-19 em comunidades quilombolas: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 31, p. 174–182, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.31.174-182. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/302. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência