Responsabilidade ética e política do enfermeiro-docente

Autores

  • Caroline Lemos Martins kroline_lemos@hotmail.com
    UNINTER
  • Lenícia Cruz Soares lenicia.soares@gmail.com
    UFPel
  • Adrize Rutz Porto adrizeporto@gmail.com
    UFPel
  • Maira Buss Thofehrn mairabusst@hotmail.com
    NEPEn
  • Sônia Maria Schio sonia.schio@ufpel.edu.br
    UFPel

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.35.462-469

Palavras-chave:

Enfermagem, Docência em Enfermagem, Ética, Política

Resumo

A Enfermagem é uma profissão fundamental nos cuidados em saúde, e os Enfermeiros-docentes são responsáveis pela formação dos futuros profissionais a integrar o mundo da Enfermagem. Este estudo teve por objetivo compreender a responsabilidade ética e política do Enfermeiro-docente na visão Arendtiana. Seu referencial teórico foram as ideias de ação de Hannah Arendt. Delineou-se uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a Fenomenologia como referencial metodológico. Participaram vinte Enfermeiros-docentes e a coleta de dados ocorreu de março a maio de 2017. Foi realizada entrevista Fenomenológica, seguida da análise Hermenêutica, segundo os pressupostos teóricos de Paul Ricoeur. Assim, emergiram duas categorias: A responsabilidade política na formação de futuros Enfermeiros e a responsabilidade ética. Desta análise, depreendeu-se que os Enfermeiros-docentes reconhecem sua responsabilidade ao atuarem tanto nas atividades de ensino-aprendizagem na Universidade quanto no cuidado aos usuários dos serviços de saúde em campo prático, influenciando no perfil do Enfermeiro a ser formado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Lemos Martins, UNINTER

 Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Enfermeira do Trabalho pela UNINTER. Bacharel e Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem/NEPEn. Atua como Enfermeira na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HE/UFPel/EBSERH).

Lenícia Cruz Soares , UFPel

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Bacharel e Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem/NEPEn. Atua como Enfermeira no Hospital Escola (HE/UFPel/EBSERH).

Adrize Rutz Porto, UFPel

 Docente na Faculdade de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem/NEPEn. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Atenção Domiciliar/GPMAD no Hospital Escola (HE/UFPel/EBSERH).

Maira Buss Thofehrn, NEPEn

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem/NEPEn.

Sônia Maria Schio , UFPel

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Filosofia Prática (Ética) pela Universidade de Caxias do Sul. Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas/RS. Coordenadora do Grupo de Estudos Hannah Arendt da UFPel e da Residência Pedagógica (Fil/Soc) da UFPel.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publishe r/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018 -11-06-resolucao-n-573-de-31-de-janeiro-de-2018 -48742847>. Acesso em 22 dez 2020.

Fontes FLL, Santana RS, Santo IME, Barros RNS, Maroja MCFS, Nahum BAP, et al. A Enfermagem no ensino superior: estratégias utilizadas pelo enfermeiro docente para melhoria de suas práticas pedagógicas. REAS. 2019; (18):e435.

Ferreira MLSM, Cotta RMM, Oliveira MS. Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Rev Bras Educação Médica. 2009; 33(2):240-6.

Fernandes CD. Educação e cidadania e a crise na educação de Hannah Arendt. Educação em Revista. 2013; 14(1):65-78.

Santos NP, Marinho FP, Lima KYN, Rodrigues CCFM, Santos VEPS. Docência universitária e o estresse: estressores nos cursos de enfermagem e medicina. Rev Enferm UFSM. 2016; 6(1):61-70.

Schio SM. Arendt e a Educação em uma “Sociedade de Massa”. Rev Sul Americana de Filosofia da Educação. 2008; 8(9):14-22.

Schio SM. Hannah Arendt: educação grega ou romana? Argumentos. 2013; 5(9):205-15.

Silveira RP, Stelet BP, Pinheiro R. Crise na educação médica? Um ensaio sobre o referencial arendtiano. Interface. 2014; 18(48): 115-26.

Arendt H. A condição humana. 12ª ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2016.

Arendt H. Entre o passado e o futuro. 2ª reimp da 7ª ed. São Paulo: Perspectiva. 2014.

Borssoi BL. Um olhar no horizonte - estágio como liberdade: pensando na formação do sujeito político. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP. Campinas. Anais... São Paulo: Junqueira & Marin. 2012.

Lopéz SM. La entrevista fenomenológica: una propuesta para la investigación en psicología y psicoterapia. Rev Abordagem Gestáltica. 2014; 20(1):71-6.

Ricoeur P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves. 1983.

Milbrath VM. Criança/adolescente com paralisia cerebral: compreensões do seu modo de ser no mundo. 179 f. Tese (Doutorado em Enfermagem), Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.

Almeida VS. Natalidade e educação: reflexões sobre o milagre do novo na obra de Hannah Arendt. Pro-Posições. 2013; 24(2):221-37.

Briskievicz D. A vita activa e os desafios para a educação a partir de Hannah Arendt. Educação (UFSM). 2020; Volume 45. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36201/html>. Acesso em 22 dez 2020.

Vicente JJNB, Luz MR. Arendt e a questão da responsabilidade. Theoria - Rev Eletr Filosofia Faculdade Católica de Pouso Alegre. 2014; 6(15):119-28.

Grosch MS. Ação humana, atividade docente e formação continuada de professores: perspectivas a partir do pensamento de Hannah Arendt. Rev Tempos Espaços Educação. 2018; 11(25):71-2.

Lima MM, Reibnitz KS, Kloh D, Silva KL, Ferraz F. Relação pedagógica no ensino prático-reflexivo: elementos característicos do ensino da integralidade na formação do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. 2018; 27(2):e1810016.

Almeida VS. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa. 2008; 34(3):465-79.

Canever BP, Prado ML, Gomes DC, Jesus BH. Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37(3):e53811.

Soares SGA, Camponogara S, Neves TN, Peres RR, Diaz PS. Responsabilidade socioambiental no contexto hospitalar: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE. 2016; 10(11):4118-25.

Silva LAA, Soder RM, Schimdt SM, Noal HC, Arboit EL, De Marco VR. Arquétipos docentes: percepções de discentes de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2016; 25(2):e0180014.

Gonçalves LO. A condição humana e o cuidado de si de profissionais de saúde docentes. 184f. Tese (Doutorado em Enfermagem) Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2011.

Publicado

23-11-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

LEMOS MARTINS, C. .; CRUZ SOARES , L. .; RUTZ PORTO, A. .; THOFEHRN, M. B. .; SCHIO , S. M. . Responsabilidade ética e política do enfermeiro-docente. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 462–469, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.462-469. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/474. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.