O ensino da dor para os graduandos de enfermagem

Autores

  • Flávia Alves Ribeiro Monclùs Romanek flaviaalvesribeiro@hotmail.com
    Universidade de Mogi das Cruzes
  • Maria do Carmo Querido Avelar mail@gmail.com
    Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26

Palavras-chave:

Dor, Enfermagem, Ensino

Resumo

A responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento da dor do paciente é um processo de avaliação e de tratamento adequado e efetivo. Desta constatação emergiu a questão norteadora que motivou a elaboração deste estudo: “Como vem sendo implementado o ensino da dor como 5° sinal vital nos Cursos de Graduação em Enfermagem?” O objetivo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o ensino da dor no desenvolvimento das suas Disciplinas. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição localizada no Município de Mogi das Cruzes (SP, Brasil), os participantes foram os enfermeiros docentes de disciplinas teóricas e/ou prática. Em resposta à questão norteadora levantada, emergiram as categorias “o ensino da dor na especificidade de cada disciplina”e “a dor como elemento de ensino interdisciplinar”. Este gerenciamento foi considerado em um contexto interdisciplinar, associado aos saberes e fazeres de outras ciências do conhecimento na Saúde.

 

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Biografia do Autor

Flávia Alves Ribeiro Monclùs Romanek, Universidade de Mogi das Cruzes

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Mario Schenberg, Cotia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes, Campus São Paulo (SP).

Maria do Carmo Querido Avelar, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo (SP).

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Publicado

10-12-2012
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Como Citar

MONCLÙS ROMANEK, F. A. R. .; QUERIDO AVELAR, M. do C. . O ensino da dor para os graduandos de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 21–26, 2012. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43. Acesso em: 2 abr. 2025.

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