O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
DOI:
10.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26Palavras-chave:
Dor, Enfermagem, EnsinoResumo
A responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento da dor do paciente é um processo de avaliação e de tratamento adequado e efetivo. Desta constatação emergiu a questão norteadora que motivou a elaboração deste estudo: “Como vem sendo implementado o ensino da dor como 5° sinal vital nos Cursos de Graduação em Enfermagem?” O objetivo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o ensino da dor no desenvolvimento das suas Disciplinas. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição localizada no Município de Mogi das Cruzes (SP, Brasil), os participantes foram os enfermeiros docentes de disciplinas teóricas e/ou prática. Em resposta à questão norteadora levantada, emergiram as categorias “o ensino da dor na especificidade de cada disciplina”e “a dor como elemento de ensino interdisciplinar”. Este gerenciamento foi considerado em um contexto interdisciplinar, associado aos saberes e fazeres de outras ciências do conhecimento na Saúde.
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