Avaliação da assistência de enfermagem em um hospital especializado

Autores

  • Julia Tavares de Oliveira Prado juliatavares237@hotmail.com
    FAMEMA
  • Mariel Tavares de Oliveira Prado Bergamo mariel.prado@usp.br
    USP
  • Thais Marchini de Oliveira marchini@usp.br
    UNESP
  • Maria Irene Bachega ouvidoriahrac@usp.br
    UNIFESP

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2019.9.28.123-130

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Avaliar a qualidade da assistência em enfermagem por meio do nível de satisfação do usuário de um hospital terciário e público do interior do estado de São Paulo, Brasil. Participaram da pesquisa, 16 pacientes que realizaram cirurgias na área de otorrinolaringologia e que tinham permanecido internados 48 horas ou mais na Unidade de Internação no ano de 2016 em um hospital especializado do interior paulista. Os participantes responderam ao questionário Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Levando-se em consideração a média total ponderada de todos os domínios estudados (3,9) e seu desvio padrão (0,7), os usuários desse hospital terciário e público possuem um bom nível de satisfação com a assistência de enfermagem, pois o valor está acima da média e o desvio padrão expressou que os dados não estão dispersos. O paciente deste hospital terciário e público possui um bom nível de satisfação com a assistência de enfermagem prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Tavares de Oliveira Prado, FAMEMA

Enfermeira e Residente em Atenção Cirúrgica Especializada (FAMEMA).

Mariel Tavares de Oliveira Prado Bergamo, USP

Cirurgiã-Dentista, Mestre e Doutoranda em Odontopediatria (USP).

Thais Marchini de Oliveira, UNESP

Cirurgiã-Dentista (UNESP), Especialista em Odontopediatria (FOB/USP), Especialista em Endodontia (HRAC/USP), Mestre e Doutora em Odontopediatria (FOB/USP). Pós Doutora em Ciências Biológicas (FOB-USP). Discente da FOB/USP na Disciplina de Odontopediatria e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação- Fissuras Orofaciais e Anomalias relacionadas (HRAC/USP).

Maria Irene Bachega, UNIFESP

Enfermeira (PUC – Campinas), Mestre em Enfermagem Pediátrica (UNIFESP). Doutora em Enfermagem Pediátrica (UNESP). Diretora do Departamento Hospitalar e Ouvidora do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo.

Referências

Inchauspe JAF, Moura GMS. Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem. Acta Paul Enferm. 2015; 28(2):177-82.

Ministério da Saúde (BR). Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde. 2012.

Oliveira AML, Guirardello EB. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: comparação entre dois hospitais. Rev Esc Enferm USP. 2006; 40(1):71-7.

Das P, Basu M, Tikadar T, Biswas GC, Mridha P, Pal R. Client satisfaction on maternal and child health services in rural benga. Indian J Community Med. 2010; 35(4): 478-81.

Paes NA, Silva CS, Figueiredo TMRM, Cardoso MAA, Lima JO. Satisfação dos usuários hipertensos com os serviços da rede de atenção primária no Brasil: um estudo de validação. Rev Panam Salud Pública. 2014; 36(2):87-93.

Rigby DK. Quem tem medo das ferramentas gerenciais? HSM management. 2000; 19(2):122-30.

Young GJ, Meterko M, Desai KR. Patient satisfaction with hospital care: effects of demographic and institutional characteristics. Med Care. 2000; 38(3):325-34.

Goktas SB, Yildiz T, Nargiz SK. The Evaluation of nursing care satisfaction and patient learning needs in day case surgery. Indian J Surg. 2015; 77(3):1172-9.

Donabedian A. Institutional and professional responsibilities in quality assurance. Qual Assur Health Care. 1989; 1(1):3-11.

Barr M, Johnston D, McConnell D. Patient satisfaction with a new nurse practitioner service. Accid Emerg Nurs. 2000; 8(3):144-147.

Ervin NE. Does patient satisfaction contribute to nursing care quality? J Nurs Adm. 2006; 36(3):126-30.

Oliveira AML. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: adaptação cultural e validação do Patient Satisfaction Instrument [dissertação]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Campinas. 2004.

Hinshaw AS, Atwood JR. A Patient Satisfaction Instrument: precision by replication. Nurs Res.1982; 31(3):170-5, 191.

Borges JWP, Moreira TMM, Andrade DF. Questionário de relação interpessoal no cuidado de enfermagem: elaboração e validação. Rev Latino Am Enferm. 2017; 25:e2962.

Nascimento KC, Erdmann AL.Compreendendo as dimensões dos cuidados intensivos: a teoria do cuidado transpessoal e complexo. Rev Latino Am Enferm. 2009; 17(2):215-221.

Ferreira PHC et al. Satisfação dos clientes externos quanto aos cuidados de enfermagem. REME Rev Min Enferm. 2016; 20:e975.

Martins MEG. Desvio padrão amostral. Rev Ciência Elementar. 2013; 1(1):0021.

Publicado

28-12-2019
Métricas
  • Visualizações 13
  • PDF downloads: 4

Como Citar

OLIVEIRA PRADO, J. T. de .; OLIVEIRA PRADO BERGAMO, M. T. de .; OLIVEIRA, T. M. de .; BACHEGA, M. I. . Avaliação da assistência de enfermagem em um hospital especializado. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 9, n. 28, p. 123–130, 2019. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2019.9.28.123-130. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/227. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos