Cuidado integral: contribuições da análise existencial para formação do enfermeiro

Autores

  • Anna Rebeka Oliveira Ferreira anna.rebeka108@gmail.com
    UEM
  • Noely Cibeli dos Santos noely_cibeli@uol.com.br
    USP

DOI:

10.24276/rrecien2020.10.32.135-143

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Humanização da Assistência, Capacitação Profissional

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a analisar a opinião do aluno de Enfermagem sobre as contribuições da Análise Existencial na sua formação. Estudo de caráter qualitativo, realizado com discentes do curso de Enfermagem do segundo ao oitavo período. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas por meio do Grupo Focal, e para análise foi escolhido a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin, que revelou 76 Unidades de Significado, oito Categorias temáticas que formaram duas Unidades Temáticas Centrais. A Análise Existencial pode contribuir para a formação humana, pois traz uma fundamentação que permite uma vivência real da humanização do cuidar, possibilitando sair do discurso para uma reflexão do seu sentido, além de possibilitar uma melhor compreensão do cuidado integral, de forma que estes passam a influenciar os outros a praticarem esse cuidado na assistência mesmo em situações não favoráveis.

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Biografia do Autor

Anna Rebeka Oliveira Ferreira, UEM

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP) e Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Noely Cibeli dos Santos, USP

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Saúde Pública e Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Ensino Superior da Faculdade Adventista Paranaense (FAP) para o curso de Enfermagem, com experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva.

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Publicado

31-12-2020
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Como Citar

OLIVEIRA FERREIRA, A. R.; CIBELI DOS SANTOS, N. . Cuidado integral: contribuições da análise existencial para formação do enfermeiro. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 135–143, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.135-143. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/318. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais