Formação técnica em enfermagem: uma experiência interdisciplinar no ensino da enfermagem
DOI:
10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.1.36-41Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Enfermagem, EnsinoResumo
O ensino da enfermagem sofreu diversas transformações através dos tempos e, nesta perspectiva, o trabalho desenvolvido no Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - filial Estado de São Paulo utiliza-se da interdisciplinaridade como meio de alcance dos objetivos na educação em enfermagem. Apesar de difícil conceituação, a interdisciplinaridade pode ser inserida no contexto ensino aprendizagem, o que facilitou a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes por parte dos educandos e a reformulação de estratégias e métodos utilizados, facilitando o trabalho docente e melhorando a qualidade do ensino. Os resultados foram satisfatórios quando analisados dos pontos de vista pedagógico e técnico científico.
Downloads
Referências
Fazenda ICA. (Org.). Dicionário em construção: interdiscplinaridade. São Paulo: Cortez. 2002.
Ministério da Saúde. Brasil. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz. 2001.
Tavares DE. Interdisciplinaridade: formação educacional, projeto de vida e atitude. 2010.
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - COREN/SP. História da Enfermagem. Disponível em:<http://www.corensp.gob.br>. Acesso em 06 nov 2010.
Costa NC. Ciência e saberes: tecnologias convencionais e Agroecologia. 2010. Disponível em: <http://www.emater.tche.br>. Acesso em 06 set 2010.
Tavares DE. A interdisciplinaridade na Contemporaneidade - Qual o sentido? In: Fazenda ICA. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez. 2008.
Publicado
- Visualizações 3
- PDF downloads: 1