Formação técnica em enfermagem: uma experiência interdisciplinar no ensino da enfermagem

Autores

  • Fábio Alessandro Justino de Souza prof.fabioalessandro@gmail.com
    FAPI

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.1.36-41

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Enfermagem, Ensino

Resumo

O ensino da enfermagem sofreu diversas transformações através dos tempos e, nesta perspectiva, o trabalho desenvolvido no Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - filial Estado de São Paulo utiliza-se da interdisciplinaridade como meio de alcance dos objetivos na educação em enfermagem. Apesar de difícil conceituação, a interdisciplinaridade pode ser inserida no contexto ensino aprendizagem, o que facilitou a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes por parte dos educandos e a reformulação de estratégias e métodos utilizados, facilitando o trabalho docente e melhorando a qualidade do ensino. Os resultados foram satisfatórios quando analisados dos pontos de vista pedagógico e técnico científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Alessandro Justino de Souza, FAPI

Enfermeiro. Especialista em Docência para o Ensino Técnico e Superior na Área de Saúde pela FAPI; Master Busines Administration: Gestão em Serviços de Saúde pelo INESP; Docente do Curso de Formação Técnica em Enfermagem do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial Estado de São Paulo. Membro do Núcleo Docente Estruturante e Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.

Referências

Fazenda ICA. (Org.). Dicionário em construção: interdiscplinaridade. São Paulo: Cortez. 2002.

Ministério da Saúde. Brasil. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz. 2001.

Tavares DE. Interdisciplinaridade: formação educacional, projeto de vida e atitude. 2010.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - COREN/SP. História da Enfermagem. Disponível em:<http://www.corensp.gob.br>. Acesso em 06 nov 2010.

Costa NC. Ciência e saberes: tecnologias convencionais e Agroecologia. 2010. Disponível em: <http://www.emater.tche.br>. Acesso em 06 set 2010.

Tavares DE. A interdisciplinaridade na Contemporaneidade - Qual o sentido? In: Fazenda ICA. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez. 2008.

Publicado

05-04-2011
Métricas
  • Visualizações 3
  • PDF downloads: 1

Como Citar

SOUZA, F. A. J. de . Formação técnica em enfermagem: uma experiência interdisciplinar no ensino da enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 36–41, 2011. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2011.1.1.36-41. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/17. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.