Importância do procedimento banho no leito para atendimento em enfermagem

Autores

  • Clariane Ramos Lôbo clarianenutricionista@hotmail.com
    Universidade Paulista
  • Tatiane Lopes de Almeida Saraiva tati_sar@hotmail.com
    IESGO

DOI:

10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.82-90

Palavras-chave:

Banho no Leito, Técnica, Cuidados, Enfermagem

Resumo

Banho no leito é o procedimento realizado em qualquer paciente que tenha dificuldade de locomoção, processo esse que retira toda a sujeira acumulada pelo paciente acamado. O objetivo do presente estudo foi avaliar a importância da técnica do banho no leito na percepção dos profissionais de saúde nos achados literários. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura que buscou avaliar a importância da técnica do banho no leito na percepção dos profissionais de saúde. Resultados: Estudos lidos e relatados demonstram que pode haver alguma resistência na realização do cuidado por parte dos pacientes e dos enfermeiros e que esse momento auxilia no processo de humanização. Conclusão: Ainda é mistificado o assunto do banho no leito, embora seja parte dos cuidados de Enfermagem, é preciso que o tema seja abordado mais amplamente e com mais naturalidade pelos enfermeiros que o supervisionam, coordenam e participam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clariane Ramos Lôbo, Universidade Paulista

Nutricionista pela Universidade Paulista, Especialista em Educação Superior. Mestranda da Universidade de Brasília.

Tatiane Lopes de Almeida Saraiva, IESGO

Enfermeira formada pelas Faculdades IESGO.

Referências

Teles EAB, Santos NP. Uma reflexão pesquisada sobre o banho no leito no ensino superior de enfermagem. 13º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. São Luís - MA. 2005.

Posso MBS. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. São Paulo: Atheneu Editora. 2007.

Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 7ª Ed. São Paulo: Elsevier. 2009.

Bare BG, Suddarth DS. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Timby BK. Atendimento de enfermagem: conceitos e habilidades fundamentais. 6 ed. Porto Alegre: ARTMED. 2007.

Jacques LG, Truong N. Uma história do corpo na idade média. Civilização Brasileira. 2006.

Souza NBO. Tecnologia de banho no leito: buscando alternativas com o uso de toalhas umedecidas. 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Fortaleza. 2009.

Nóbrega SS. Banho no leito, complexidade ou simplicidade: a óptica do olhar científico. 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Fortaleza. 2009.

Bruschini MCA. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos Pesquisa. 2007; 37(132):537-572.

Castledine G. Forgotten importance of giving a bed bath. British Jornal of Nursing. 2003; 12(8):519.

Carmagnani MIS, et al. Procedimentos de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2009.

Camacho ACLF, Santo FHE. Refletindo sobre o cuidar e o ensinar na enfermagem. Ribeirão Preto: Rev Latino Am Enferm. 2001; 9(1).

Calomeni M, Garrido F. Cotidiano da educação continuada em enfermagem: valorização do cuidar. São Paulo: O Mundo da Saúde. 2000; 24(5).

Figueiredo NMA. (Re) Lembrando Elvira de Felice: gestos e falas de enfermeiras sobre o banho no leito, uma técnica/tecnologia de enfermagem. Rev Enferm. 2006.

Miranda CML. O parentesco imaginário. São Paulo: Cortez. 1994.

Veiga MAPL. Cuidar na intimidade. Intimidade no cuidar. Sentimentos vividos por enfermeiros e doentes durante os cuidados de manutenção da vida. Dissertação Mestrado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem. 1994.

Santos RM. A enfermeira e a nudez do paciente. Brasília: Rev Bras Enferm. 2010.

Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 2006.

Prado ML, Gelbecke FL. Fundamentos de Enfermagem. 2º ed. Florianópolis: Cidade Futura. 2002.

Maciel SSA. Compreendendo a lacuna entre a prática e a evolução técnico-científica do banho no leito. Rev Latino Am Enferm. 2006.

Azevedo RCS. Modos de conhecer e intervir: a constituição do corpo no cuidado de enfermagem no hospital. Tese de Doutorado em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. 2005.

Mattosinho MMS. Mundo do trabalho: alguns aspectos vivenciados pelos profissionais recém-formados em enfermagem. Rev Acta Paul Enferm. 2010.

Waldow VR. Momento de cuidar: momento de reflexão na ação. Brasília: Rev Bras Enferm. 2009.

Alencar SCS. Finitude humana e enfermagem: reflexões sobre o (des)cuidado integral e humanizado ao paciente e seus familiares durante o processo de morrer. Curitiba: Família, Saúde e Desenvolvimento. 2005; 7(2).

Alves M. Perfil dos gerentes de unidades básicas de saúde. Brasília: Rev Bras Enferm. 2004; 57(4):441-446.

Publicado

12-08-2017
Métricas
  • Visualizações 8
  • PDF downloads: 40

Como Citar

RAMOS LÔBO, C. .; ALMEIDA SARAIVA, T. L. de . Importância do procedimento banho no leito para atendimento em enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 82–90, 2017. DOI: 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.82-90. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/138. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.