Saúde do idoso: o envelhecimento e as políticas públicas de saúde

Autores

  • Thaís Mello de Souza thatynha_souza@hotmail.com
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br

DOI:

10.24276/rrecien2177-157X.2010.1.1.37-40

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Saúde do Idoso, Envelhecimento

Resumo

Desde os anos sessenta do século passado, a expressão qualidade de vida tem sido referência de inúmeros discursos acadêmicos, políticos, ideológicos. A preocupação com a saúde do idoso vem promovendo a implantação de políticas públicas de saúde, visando cada vez mais melhoria da qualidade de vida. O envelhecimento populacional é um fenômeno que diz respeito a todos, não ficando circunscrito apenas aos cidadãos maiores de 60 anos. Portanto esta pesquisa através de uma revisão literária objetivou levar ao conhecimento dos profissionais de saúde a cerca da saúde do idoso e as políticas públicas de saúde para este segmento etário. Os resultados mostrou que os profissionais de saúde têm uma grande importância para a melhoria, implementação e execução das políticas públicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Mello de Souza

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Urgência e Emergência pela UNINOVE.

Luiz Faustino dos Santos Maia

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família; Gestão e Auditoria dos Serviços de Enfermagem; Enfermagem em Urgência, Emergências e Cuidados Intensivos pela UNICSUL; Programa Especial de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas pela UNINOVE; Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde pela FAPI. Docente de graduação em Enfermagem pela FMU, e formação Técnica. Coordenador Geral da Revista Recien.

Referências

Veras R. Em busca de uma assistência adequada à saúde do idoso: revisão da literatura e aplicação de um instrumento de detecção precoce e de previsibilidade de agravos. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública. 2003; 19 (3).

Pereira HN. A atividade física na promoção da qualidade de vida em indivíduos da terceira idade. Estudo de caso no núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, que atua no Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.cb.ce.gov.br>. Acesso em 03 de mar. 2010.

Maia LFS. II Antologia Confraria dos poetas. São Paulo: Editorama. 2008; 2: 108-118.

Vescio H, Berzins MAVS, Burgues RD, Paschoal SMP. Área temática-saúde do idoso. Disponível em: <http://ww2.prefeitura.sp.gov.br>. Acesso em 05 de abr. 2010.

Santos SR, Santos IBC, Fernandes MGM, Henriques MERM. Qualidade de vida do idoso na comunidade: aplicação da escala de Flanagan. Ribeirão Preto: Rev. Latino-am. Enferm. 2002; 10 (6).

Silvestre JA, Costa Neto MM. Abordagem do idoso em programas de saúde da família. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública. 2003; 19 (3).

Costa MFL, Veras R. Saúde pública e envelhecimento. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública. 2003; 19 (3).

Publicado

10-09-2010
Métricas
  • Visualizações 2
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SOUZA, T. M. de .; MAIA, L. F. dos S. Saúde do idoso: o envelhecimento e as políticas públicas de saúde. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–40, 2010. DOI: 10.24276/rrecien2177-157X.2010.1.1.37-40. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/9. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.