A música enquanto instrumento de comunicação terapêutica na criança hospitalizada
DOI:
10.24276/rrecien2024.14.42.433441Palavras-chave:
Música, Enfermagem, Criança, HospitalResumo
A experiência traumática vivida pela criança e família em contexto de hospitalização pode ser minimizada com a utilização da música como uma estratégia comunicacional com impacto no seu conforto e bem-estar. O estudo tem como objetivo demonstrar o benefício da música enquanto instrumento de comunicação terapêutica na criança hospitalizada, para a prática de enfermagem. Este artigo baseia-se numa revisão da literatura, tendo por base artigos científicos das bases de dados CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Mediclatina, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensivee Cochrane Database of Systematic Reviews com limite temporal de 2017 até 2023. Destaca-se a intervenção do enfermeiro na utilização da música como estratégia promotora de bem-estar, socialização e redução da dor podendo ser considerada como intervenção incluída no plano de saúde.
Descritores: Música, Enfermagem, Criança, Hospital.
Music as an instrument of therapeutic communication in hospitalized children
Abstract: The traumatic experience experienced by the child and family in the context of hospitalization can be minimized by using music as a strategy of communication which impacts their comfort and well-being. This study aims to show the benefits of the music as a therapeutic communication instrument for hospitalized children, in nurse practice. This article is based in reviewing the current literature by taking into account scientific articles from the databases CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Mediclatina, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensivee Cochrane Database of Systematic Reviews ranging from 2017 to 2023. Here we highlight the nurse intervention in the usage of music as strategy that promotes well-being, socialization and pain reduction that can be included as an intervention in the health plan.
Descriptors: Music, Nursing, Child, Hospital.
La música como instrumento de comunicación terapéutica en niños hospitalizados
Resumen: La experiencia traumática vivida por el niño y la familia en el contexto de hospitalización puede ser minimizada con el uso de la música como una estrategia comunicativa con impacto en su confort y bienestar. El estudio tiene como objetivo demostrar el beneficio de la música como instrumento de comunicación terapéutica en el niño hospitalizado, para la práctica de enfermería. Este artículo se basa en una revisión de la literatura, utilizando artículos científicos de las bases de datos CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Mediclatina, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive y Cochrane Database of Systematic Reviews con un límite temporal de 2017 hasta 2023. Se destaca la intervención del enfermero en el uso de la música como estrategia promotora de bienestar, socialización y reducción del dolor, pudiendo ser considerada como una intervención incluida en el plan de salud.
Descriptores: Música, Enfermería, Niño, Hospital.
Downloads
Referências
Yi SY, Kim AJ. Implementation and strategies of community music activities for well-being: a scoping review of the literature. Int J Environ Res Public Health. 2023; 20(3).
Guerra N, Charepe Z, Nunes E, Lourenço M, Berenguer S. A brincadeira terapêutica enquanto intervenção de enfermagem numa urgência pediátrica. Cadernos de Saúde. 2020; 12:119.
Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde, (MCEESIP) I e P. Guia orientador de boa prática - estratégias não farmacológicas no controlo da dor na criança. Ordem dos Enfermeiros. 2013; Disponível em: <https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8899/gobp_estrategiasnaofarmacologicascontrolodorcrianca.pdf>.
Regulamento no 422/2018. Regulamento de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Diário da República. 2018; 133(2):19192-4.
Gomes IM, Silva DI, Lacerda MR, Mazza VA, Méier MJ, Merces NNA. Teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson. Esc Anna Nery. 2013.
Souza JB, Barbosa SDSP, Martins EL, Zanettini A, Urio Â, Xirello T. A música como prática de promoção da saúde na adolescência. Rev Enferm UFSM. 2019; 9:e11.
MacDonald RAR. Music, health, and well-being: A review. Int J Qual Stud Health Well-being. 2013; 8(1).
Hallam S, Cross I, Thaut M. The oxford handbook of music psychology. Oxford University Press. 2014; 905-913.
Associação Portuguesa de Musicoterapia. Musicoterapia. 2023. Disponível em: <https://www.apmtmusicoterapia.com/o-que---a-musicoterapia-csgz>.
Kuuse AK, Paulander AS, Eulau L. Characteristics and impacts of live music interventions on health and wellbeing for children, families, and health care professionals in paediatric hospitals: a scoping review. Int J Qual Stud Health Well-being. 2023; 18(1):2180859.
Van Der Heijden MJE, Mevius H, Van Der Heijde N, Van Rosmalen J, Van As S, Van DIjk M. Children Listening to Music or Watching Cartoons during ER Procedures: A RCT. J Pediatr Psychol. 2019; 44(10):1151-62.
Viana TRFV, Melo GM, Cardoso MVLML, Almeida PC, Oliveira LM, Santos DAS. Pain in full term newborns submitted to music and swaddling during venipunctures. Rev Rene. 2020; 21:e43904.
Iniciativa U, Internacional R, Promotores H. O respeito dos direitos da criança.
MacDonald R, Kreutz G, Mitchell L. What is Music, Health, and wellbeing and why is it important. In: Music, health and wellbeing. 2013; 491-501.
Van Den Tol AJM, Edwards J. Exploring a rationale for choosing to listen to sad music when feeling sad. Psychol Music. 2013; 41(4):440-65.
Música nos Hospitais. 2023. Disponível em: <https://www.musicanoshospitais.pt/msica-nos-hospitais>.
Costa TS, Nascimento CEC, Mesquita LLS, Rafael EV, Pereira LS, Balata ILB. Canção instrutiva no cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas no preparo para punção venosa. Rev Eletr Enferm. 2021; 23:1-9.
Cardoso Júnior OP, Campos MMMS, Oliveira MCX, Morano MTAP, Araújo MVUM, Chaves KYS. With words I cannot say: giving new meaning to care through music in cardio pediatric postoperative. Rev Rede Enferm Nordeste. 2017; 18(5):655.
Tondatti Chadi P, Correa I. Use of music and play in pediatric nursing care in the hospital context. Invest Educ Enferm. 2012; 30:362-70.
Barbosa SSP, Souza JB, Konrad AZ, Potrich T, Vitalle MSS, Heidamann ITSB, et al. Música durante a hospitalização para promover saúde: significados de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Research, Society and Development. 2021; 10(10):e310101018822.
Ordem dos Enfermeiros. Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista. Diário da República, 2a série. 2019; 26:4744-50.
Ordem dos Enfermeiros. CIPE® Versão 2015. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lusodidacta - Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda. 2016. Disponível em: <https://futurosenf.files.wordpress.com/2017/04/cipe_2015.pdf>.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.