Estratégias lúdicas caixa e gel “mágicos" aplicadas na aprendizagem do adolescente sobre a higienização das mãos

Autores

  • Eliane Negoceki Schirmer liah.negoceki@gmail.com
    SECITECI Sinop - MT
  • Ivanda Branco dos Santos ivandabranco@gmail.com
    SECITECI Sinop - MT
  • Ana Maria Nunes da Silva ana-enf@hotmail.com
    UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
  • João Vitor Macedo Galossi macedogalossijoaovitor@gmail.com
    SECITECI Sinop - MT
  • Lucinéia Reuse Albiero lucineia_albiero@hotmail.com
    UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
  • Valfran da Silva Lima valfransl@hotmail.com
    SECITECI Sinop - MT

DOI:

10.24276/rrecien2024.14.42.93101

Palavras-chave:

Ludicidade, Higiene das Mãos, Educação em Saúde, Adolescentes

Resumo

A correta higienização das mãos faz parte dos cuidados preventivos gerais da população adolescente que ajuda a prevenir e reduzir a transmissibilidade de doenças infecciosas. A aprendizagem sobre a higiene das mãos pode ser intermediada por estratégias lúdicas. Objetiva-se relatar a experiência de construção e de utilização do método lúdico da caixa e gel “mágicos” em uma ação de educação em saúde sobre higienização das mãos, voltada para 20 adolescentes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino no município de Sinop, Mato Grosso, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, reflexivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por alunos do curso técnico de enfermagem, no laboratório de aulas práticas da instituição proponente. A ludicidade utilizada durante a execução das atividades presentes nesse relato foi eficiente em criar um ambiente informativo, dinâmico, divertido, atrativo, interativo, competitivo e favorável a aprendizagem dos adolescentes aos conhecimentos sobre higienização das mãos, evidenciados através dos resultados obtidos durante a utilização da caixa e gel “mágicos”. Reforça-se a importância de estratégias lúdicas de aprendizado compatibilizadas com o público-alvo e com a finalidade de favorecer a promoção de hábitos e comportamentos saudáveis na adolescência.

Descritores: Ludicidade, Higiene das Mãos, Educação em Saúde, Adolescentes.

 

“Magic” box and gel playful strategies applied to adolescents’ learning about hand hygiene

Abstract: Correct hand hygiene is part of the general preventive care of the adolescent population that helps to prevent and reduce the transmissibility of infectious diseases. Learning about hand hygiene can be mediated by playful strategies. This paper is aimed to report the experience of designing and using the playful method of the “magic” box and gel in a health education program about hand hygiene, focused on 20 adolescents in the 6th grade of elementary school at a state school in the municipality of Sinop, Mato Grosso, Brazil. It is a descriptive, reflective, and qualitative study, typified as experience report, carried out by students from the technical nursing course in the practical laboratory classroom of the proposing institution. The playfulness used during the execution of the activities in this report was efficient in terms of creating an informative, dynamic, fun, attractive, interactive, competitive, and favorable environment for adolescents’ learning about hand hygiene, as highlighted by the results obtained during the use of the “magic” box and gel. The importance of playful learning strategies that are compatible with the target audience and with the aim of promoting healthy habits and behaviors in adolescents should be reinforced.

Descriptors: Playfulness, Hand Hygiene, Health Education, Adolescents.

 

Estrategias lúdicas caja y gel “mágicos” aplicadas al aprendizaje de los adolescentes sobre la higiene de las manos

Resumen: La correcta higiene de las manos forma parte de la atención preventiva general de la población adolescente que contribuye a evitar y reducir la propagación de enfermedades infecciosas. El aprendizaje de la higiene de las manos se puede hacer mediante estrategias lúdicas. El objetivo es reportar la experiencia de construcción y utilización del método lúdico de la caja y del gel “mágicos” en una acción de educación en salud sobre la higiene de las manos, dirigida a 20 adolescentes del  6º año de la educación primaria de una escuela de la red estatal de enseñanza en el ayuntamiento de Sinop, Mato Grosso, Brasil. Se trata de un estudio descriptivo, reflexivo, cualitativo, del tipo informe de experiencia, realizado por alumnos del curso técnico de enfermería, en el laboratorio de clases prácticas de la institución proponente. La ludicidad utilizada durante la ejecución de las actividades de este informe fue eficaz para crear un ambiente informativo, dinámico, divertido, atractivo, interactivo, competitivo y favorable para que los adolescentes pudieran aprender sobre la higiene de las manos, como lo señalan los resultados obtenidos durante la utilización de la caja y del gel “mágicos”. Se refuerza la importancia de las estrategias lúdicas de aprendizaje compatibles con el público objetivo y con el propósito de promover hábitos y comportamientos saludables en la adolescencia.

Descriptores: Ludicidad, Higiene de las Manos, Educación en Salud, Adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brazil. Ministério da Saúde. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Vol. 1. Editora MS. 2007; 1-60.

Santos LM, Traczinski J, Ruoso T. Educação em saúde nas escolas durante a pandemia de COVID-19: A importância da prática da higienização das mãos. Rev Bras Extensão Universitária. 2023; 14(1):25-32.

Mouta AAN, Silva NS, De Souza SKM, Da Silva ACB, Costa TRM, Silva DA, et al. Saúde na escola: utilização do lúdico na educação básica para conscientização sobre a higienização pessoal e a prática da lavagem das mãos. Rev Eletr Acervo Saúde. 2020; (50):1-8.

Barbosa EAT, Andrade VM, Oliveira TA, Viana MCA, Chaves EMC, Santos ADS. Tecnologia educacional para a prevenção de doenças em crianças pré-escolares e escolares. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2021; 11:1-7.

Morais DKA, Martins PP, Costa JM da F. A importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Rev Pedagogia em Ação. 2022; 19(2):6-21.

Guerra L, Candito V, Oliveira FV, Schetinger MRC. Higienização das mãos: utilização de uma câmara escura luminescente como recurso didático na prevenção do coronavírus. Rev Práxis. 2020; 12(1):65-75.

Oliveira FF, Honorato AK. Atividade lúdica e educativa para higienização das mãos em tempos de pandemia: relato de experiência. Nursing (São Paulo). 2021; 24(275):5496-505.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa. 2009.

Silva JT, Silva EJR, Souza AR, Ruths JC, Simch FB de L. A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência. Experiência Rev Científica de Extensão. 2021; 7(1):76-89.

Santos SS, Alves ABS, Oliveira JC, Gomes A, Maia LFS. A ludoterapia como ferramenta na assistência humanizada de enfermagem. Rev Recien. 2017; 7(21):30-40.

Amorim C de SV, Pinheiro IF, Vieira VGS, Guimarães RA, Nunes PS, Marinho TA. Higiene das mãos e prevenção da influenza: conhecimento de discentes da área da saúde. Texto & Contexto - Enferm. 2018; 27(4).

Costa JG, Araújo LDP, Neiva M, Abreu MB, Lacerda RP, Silva TWM. Fatores impactantes na prática da higienização das mãos. Rev Recien. 2022; 12(38):278-91.

Publicado

19-02-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SCHIRMER, E. N. .; SANTOS, I. B. dos .; SILVA, A. M. N. da .; GALOSSI, J. V. M. .; ALBIERO, L. R.; LIMA, V. da S. . Estratégias lúdicas caixa e gel “mágicos" aplicadas na aprendizagem do adolescente sobre a higienização das mãos. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 93–101, 2024. DOI: 10.24276/rrecien2024.14.42.93101. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/823. Acesso em: 12 jul. 2024.