Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
DOI:
10.24276/rrecien2024.14.42.5971Palavras-chave:
Anatomia e Fisiologia, Assistência pré-hospitalar, Formação de Técnicos em Enfermagem, Enfermagem em Emergência e EmergênciaResumo
O estudo se concentrou na formação de técnicos em enfermagem nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Urgência e Emergência, com ênfase no Atendimento pré-hospitalar (APH) em uma escola técnica da cidade de Paulínia - SP, na perspectiva docente e discente. A pesquisa aborda a capacitação dos técnicos em enfermagem para garantir a qualidade no atendimento do APH, incluindo a história, as políticas nacionais de urgência e emergência e programas atuais, tratou-se de pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo. A pesquisa identificou desafios, como a capacitação do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem, princípios da avaliação nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa e melhor planejamento curricular. Apontou também para a falta de estrutura adequada para o ensino das disciplinas, como laboratórios de simulação e materiais; contudo há o reconhecimento discente quanto a expertise dos docentes na disciplina de urgência e emergência.
Descritores: Anatomia e Fisiologia, Assistência pré-hospitalar, Formação de Técnicos em Enfermagem, Enfermagem em Emergência e Emergência.
Training of nursing technicians at APH: challenges and perspectives
Abstract: The study focused on the training of nursing technicians in the disciplines of Anatomy, Physiology, Urgency, and Emergency, with an emphasis on Pre-Hospital Care (PHC) at a technical school in the city of Paulínia - SP, from both the teacher's and student's perspectives. The research addresses the qualification of nursing technicians to ensure quality in PHC, including the history, national urgency and emergency policies, and current programs. It was a qualitative study using semi-structured interviews and focus groups. The data were subjected to content analysis. The research identified challenges, such as faculty training in the teaching/learning process, principles of assessment from diagnostic, formative, and summative perspectives, and better curriculum planning. It also pointed out the lack of adequate infrastructure for teaching the disciplines, such as simulation laboratories and materials. However, there is student recognition of the expertise of teachers in the urgency and emergency discipline.
Descriptors: Anatomy and Physiology, Pre-Hospital Care, Nursing Technician Training, Emergency Nursing.
Formación de técnicos de enfermería en la APH: desafíos y perspectivas
Resumen: El estudio se centró en la formación de técnicos en enfermería en las disciplinas de Anatomía, Fisiología, Urgencia y Emergencia, con énfasis en la Atención Prehospitalaria (APH) en una escuela técnica de la ciudad de Paulínia - SP, desde la perspectiva docente y discente. La investigación aborda la capacitación de los técnicos en enfermería para garantizar la calidad en la atención del APH, incluyendo la historia, las políticas nacionales de urgencia y emergencia, y programas actuales. Fue un estudio cualitativo que utilizó entrevistas semiestructuradas y grupos focales. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido. La investigación identificó desafíos, como la capacitación del cuerpo docente en el proceso de enseñanza/aprendizaje, principios de evaluación desde perspectivas diagnósticas, formativas y sumativas, y una mejor planificación curricular. También señaló la falta de una estructura adecuada para la enseñanza de las disciplinas, como laboratorios de simulación y materiales; sin embargo, se reconoce por parte de los estudiantes la experiencia de los docentes en la disciplina de urgencia y emergencia.
Descriptores: Anatomía y Fisiología, Atención Prehospitalaria, Formación de Técnicos en Enfermería, Enfermería en emergencia y emergencia.
Downloads
Referências
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN). Enfermagem em Números. Disponível em: <https://portal.coren-sp.gov.br/enfermagem-em-numeros.php>. Acesso em 12 nov 2023.
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). <https://descentralizacao.cofen.gov.br/sistema_SC/grid_resumo_quantitativo_profissional_externo/grid_resumo_quantitativo_profissional_externo.php>. Acessado em 12 nov 2023.
Malvestio MAA, Sousa RMC. Desigualdade na atenção pré-hospitalar no Brasil: análise da eficiência e suficiência da cobertura do SAMU 192. Ciência Saúde Coletiva. 2022; 27(7):2921-2934.
Ferreira BJA. A avaliação como estratégia propulsora para uma formação contemporânea dos profissionais de enfermagem de nível médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas; 1999. (paginação irregular).
Fornaziero CC, Gil CRR. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Rev Bras Educação Médica. 2003; 27(2):141-146.
Silva AR, et al. Basic life support: knowledge assessment considering the articulation of active teaching strategies. Texto Contexto Enferm. 2021; 30.
Ferreira BJ. Inovações na formação médica: reflexos na organização do trabalho pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas; 2004. (paginação irregular).
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2048, de 05 de novembro de 2002. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html>. Acesso em 21 abr 2023.
Pope C, Mays N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 2005; 13.
Gerhardt TE, Silveira DT, organizadores. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2009. (Série Educação a Distância).
Escola Técnica de Paulínia. A escola: história. 2022. Disponível em: <https://eteponline.wordpress.com/escola/>. Acesso em 23 jan 2023.
Prefeitura Municipal de Paulínia (SP). Projeto Político Pedagógico: ETEP - Escola Técnica de Paulínia. Paulínia; 2018-2020. Disponível em: <https://eteponline.files.wordpress.com/2018/03/ppp-mc3a9dio-e-tc3a9cnico-2018.pdf>. Acesso em 23 abr 2023.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996. Disponível em: <https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf>. Acesso em 21 abr 2023.
Freitas LC. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Editora Papirus; 1995; 144.
Moore M, Kearsley G. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning; 2010; 2.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.