Percepção de mulheres sobre autocuidado durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2023.13.41.72-80

Palavras-chave:

COVID-19, Mulheres, Autocuidado, Pandemias

Resumo

A pandemia da COVID-19 acarretou mudanças sociais e agravou a vulnerabilidade entre as mulheres. Portanto, algumas práticas de cuidado de si foram exigidas e outras incorporadas. Estudo descritivo-qualitativo, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados foi realizada com 70 mulheres por meio de questionário de dados socioeconômicos e formulário de evocações livres de palavras aos termos indutores “COVID-19” e “Autocuidado na pandemia”, análise a partir dos softwares EXCEL e EVOC 2005. A análise do termo COVID-19 é composta pelas evocações: doença, medo, morte e tristeza. Já o termo autocuidado da pandemia possui os elementos higienização, máscara e álcool-gel. A análise do termo COVID-19 expressa a percepção negativa da doença e o seu reconhecimento como tal. A análise do autocuidado apresenta as dimensões de autoproteção e relacional. Percebe-se uma dimensão negativa associada à COVID-19 e a valorização das práticas de proteção de si.

Descritores: COVID-19, Mulheres, Autocuidado, Pandemias.

 

Women's perception of self-care during the COVID-19 pandemic

Abstract: The COVID-19 pandemic led to social changes and aggravated vulnerability among women. Therefore, some self-care practices have been required and others incorporated. Descriptive-qualitative study, based on the Theory of Social Representations. Data collection was performed with 70 women through a socioeconomic data questionnaire and a forms of free evocations of words to the inducing terms “COVID-19” and “Self-care in the pandemic”, analysis from excel and EVOC 2005 software. The analysis of the term COVID-19 is composed of evocations: disease, fear, death and sadness. The term self-care has the elements hygiene, mask and alcohol-gel. The analysis of the term COVID-19 expresses the negative perception of the disease and its recognition as such. The analysis of self-care presents the dimensions of self-protection and relational. A negative dimension associated with COVID-19 and the valorization of the practices of themselves are perceived.

Descriptors: COVID-19, Women, Self care, Pandemics.

 

Percepción de las mujeres sobre el autocuidado durante la pandemia de COVID-19

Resumen: La pandemia de COVID-19 provocó cambios sociales y agravó la vulnerabilidad entre las mujeres. Por lo tanto, han requerido algunas prácticas de autocuidado y otros incorporaron. Estudio descriptivo-cualitativo, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales. La recolección de datos se realizó con 70 mujeres a través de un cuestionario de datos socioeconómicos y una forma de evocación libre de palabras a los términos inductores “COVID-19” y “Autocuidado en la pandemia”, análisis mediante el software EXCEL y EVOC 2005. El análisis del término COVID-19 se compone de evocaciones: enfermedad, miedo, muerte y tristeza. El término autocuidado de la pandemia tiene los elementos higiene, mascarilla y alcohol-gel. El análisis del término COVID-19 expresa la percepción negativa de la enfermedad y su reconocimiento como tal. El análisis del autocuidado presenta las dimensiones de autoprotección y relacional. Se percibe una dimensión negativa asociada al COVID-19 y la valoración de las prácticas de autoprotección.

Descriptores: COVID-19, Mujeres, Autocuidado, Pandemias.

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Publicado

16-01-2023
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Como Citar

SOUZA, C. L. A. de .; OLIVEIRA, D. C. de .; STEFAISK, R. L. M. .; ANTUNES, R. F. .; DOMINGUES, J. P. .; SILVA, K. P. da . Percepção de mulheres sobre autocuidado durante a pandemia de COVID-19. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 72–80, 2023. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.72-80. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/710. Acesso em: 1 abr. 2025.

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Artigos