Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho alessandracamacho@id.uff.br
  • Rosana Moreira de Sant’Anna rosanamoreira@id.uff.br

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.39.129-136

Palavras-chave:

Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior

Resumo

Relato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa.

Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior.

 

Doctoral student teaching internship at graduation: experience report

Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research.

Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher.

 

Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia

Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación.

Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social - DS. Brasília: CAPES. 2010. Disponível em: <https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/esg/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado/area-do-aluno/bolsa-demanda-social-2020/portaria-no-76-de-14-de-abril-de-2010.pdf/view>. Acesso em 10 dez 2021.

Silva HR, Aveiro, JFH. Relato de Experiência do estágio de docência no ensino superior. Campina Grande: VI Conedu. 2019; 6(1). Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62465>. Acesso em 10 dez 2021.

Aragão NSC, Conceição SS, Lisboa CS, Cruz CA, Sobrinho CLN. Teaching stage during training of masters in the collective health area: a report of experience. Rev Saúde Com. 2019; 15(4):1635-40.

Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Manual do estudante. Niterói: EEAAC-UFF. 2019. Disponível em: <https://paccs.com.br/wp-content/uploads/MANUAL-DO-ALUNO-2021.pdf>. Acesso em 10 dez 2021.

Horn MB, Staker H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex). Resolução n.157 de 2020: Dispõe sobre os critérios para o planejamento e execução de Atividades Acadêmicas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu no período da pandemia, e dá outras providências. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 2020. Disponível em: <http://www.uff.br/sites/default/files/157-2020_criterios_para_planejamento_e_execucao_das_atividades_academicas_do_cursos_de_pos-graduacao_no_periodo_da_pandemia.pdf>. Acesso em 10 dez 2021.

Joaquim NF, Vilas Boas AA, Carrieri AP. Teaching apprenticeship: professional formation, preparation for teaching, or temporary teaching? Educ Pesqui. 2013; 39(2):351-65.

Comaru NRC, Ramos IC, Silveira LC, Monteiro ARM. Interpersonal relationship in nursing theory and Alfred Schutz’s Social Phenomenology: proposing a dialogue. Braz J of Develop. 2020; 6(9):70132-142.

Lima LHF, Moura FR. O professor no ensino híbrido. In: Bacich L, Neto AT, Trevisani FM. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora Ltda. 2015.

Ferreira LV, Leal EA, Farias RS. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em Contabilidade. REPeC. 2020; 14(2):158-76.

Lemos A B. Teaching intership in higher education: na experience reportin the librarianship course of UFMG. Rev Docência Ens Sup. 2019; 9:e012203.

Camacho ACLF, Souza VMF, Menezes HF. Remote teaching about nursing process in the COVID-19 pandemic: Experience report. Research, Society and Development. 2021; 10(7):e7210716349.

Oliveira MLC, Silva NC. Teaching training in teacher nursing in the post-graduation program: experience report. Enferm Foco. 2012; 3(3):131-34.

Lopes GSG, Reis PR, Rolim ILTP, Sardinha AHL. Teaching internship: strengthening nurse teacher training. Rev Enferm UFPE online. 2020; 14:e243637.

Publicado

12-09-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

CAMACHO, A. C. L. F. .; SANT’ANNA, R. M. de . Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 39, p. 129–136, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.39.129-136. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos