Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes

Autores

  • Paula Sassi Martins psmsassi@gmail.com
  • Ludmila de Oliveira Ruela ludmilaoliveira.r@hotmail.com
  • Natália Chantal Magalhães da Silva natalia.c.silva@unirio.br

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.39.98-106

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Terapias Complementares

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, a partir da visão do estudante, como se dá a inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo. A coleta dos dados foi realizada entre outubro e novembro de 2021, por meio de um formulário eletrônico, junto a 55 estudantes de um Instituição de Ensino do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que 92,7% consideram o conteúdo sobre as PICS relevante e a maioria já apresentava contato com o tema na própria Instituição, principalmente por meio de eventos científicos e ligas acadêmicas. A meditação foi a prática que os estudantes apresentavam maior contato e a acupuntura a que exibiam maior conhecimento. Conclui-se, contudo, ser importante refletir sobre as bases curriculares da enfermagem, almejando a difusão de conhecimento na área das PICS por meio da reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos.

Descritores: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Terapias Complementares.

 

Insertion of PICS in undergraduate nursing: what students say

Abstract: The aim of this study is to analyze, from the student's point of view, how the insertion of Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) takes place in undergraduate nursing. This is a descriptive, cross-sectional, quantitative study. Data collection was carried out between October and November 2021, using an electronic form, with 55 students from an educational institution in Rio de Janeiro. The results indicate that 92.7% consider the content on the PICS relevant and the majority had already had contact with the topic at the institution itself, mainly through scientific events and academic leagues. Meditation was the practice that the students had the most contact with and the acupuncture that they exhibited the most knowledge. It is concluded, however, that it is important to reflect on the curricular bases of nursing, aiming at the dissemination of knowledge in the PICS area through the restructuring of the Pedagogical Political Projects.

Descriptors: Education Nursing, Students Nursing, Complementary Therapies.

 

Inserción del PICS en la graduación en enfermería: lo que dicen los estudiantes

Resumen: El objetivo de este estudio es analizar, desde el punto de vista del estudiante, cómo se da la inserción de Prácticas Integrativas y Complementarias en Salud (PICS) en la carrera de Enfermería. Se trata de un estudio descriptivo, transversal y cuantitativo. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2021, utilizando un formulario electrónico, con 55 estudiantes de una institución educativa en Río de Janeiro. Los resultados indican que el 92,7% considera relevante el contenido del PICS y la mayoría ya había tenido contacto con el tema en la propia institución, principalmente a través de eventos científicos y ligas académicas. La meditación fue la práctica con la que los estudiantes tuvieron más contacto y la acupuntura con la que exhibieron más conocimientos. Se concluye, sin embargo, que es importante reflexionar sobre las bases curriculares de la enfermería, apuntando a la difusión del conocimiento en el área PICS a través de la reestructuración de los Proyectos Políticos Pedagógicos.

Descriptores: Educación en Enfermería, Estudiantes de Enfermería, Terapias Complementarias.

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Publicado

12-09-2022
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Como Citar

MARTINS, P. S. .; RUELA, L. de O. .; SILVA, N. C. M. da . Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 39, p. 98–106, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.39.98-106. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos