Cenário simulado com brinquedo terapêutico: uma ferramenta para educação em saúde

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.40.200-209

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Enfermagem, Simulação, Pediatria, Jogos e Brinquedos

Resumo

Elaborar um cenário simulado com brinquedo terapêutico para uso em educação em saúde e validá-lo. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico. Validada de forma remota através de formulário estruturado. Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo e analisado os comentários dos seis especialistas participantes. O cenário “O brinquedo terapêutico para educação em saúde” como meio para orientar o familiar sobre a traqueostomia, o check list de condutas esperadas, o Índice de Validade de Conteúdo de 0,93 e os comentários dos especialistas apontaram para a reprodutibilidade do cenário simulado criado. O cenário foi validado, espera-se estimular o uso do brinquedo-terapêutico para que a técnica seja difundida pelos profissionais de enfermagem.

Descritores: Estudos de Validação, Enfermagem, Simulação, Pediatria, Jogos e Brinquedos.

 

Simulated scenario with therapeutic toy: a tool for health education

Abstract: To develop a simulated scenario with a therapeutic toy for use in health education and to validate it. This is a methodological development research. Validated remotely through a structured form. The Content Validity Index was calculated and the comments of the six participating experts were analyzed. The scenario "Therapeutic toy for health education" as a means to guide the family member about tracheostomy, the checklist of expected behaviors, the Content Validity Index of 0.93 and the experts' comments pointed to the reproducibility of the simulated scenario created. The scenario was validated, it is expected to stimulate the use of therapeutic toys so that the technique is disseminated by nursing professionals.

Descriptors: Validation Study, Nursing, Simulation Technique, Pediatrics, Play and Playthings.

 

Escenario simulado con juguete terapéutico: una herramienta para la educación en salud

Resumen: Desarrollar un escenario simulado con un juguete terapéutico para uso en educación para la salud y validarlo. Se trata de una investigación de desarrollo metodológico. Validado remotamente a través de un formulario estructurado. Se calculó el Índice de Validez de Contenido y se analizaron los comentarios de los seis expertos participantes. El escenario "Juguete terapéutico para la educación en salud" como medio para orientar al familiar sobre la traqueotomía, la lista de verificación de los comportamientos esperados, el Índice de Validez de Contenido de 0,93 y los comentarios de los expertos apuntaron para la reproductibilidad del escenario simulado creado. El escenario fue validado, se espera estimular la utilización de juguetes terapéuticos para que la técnica sea difundida por los profesionales de enfermería.

Descriptores: Estudio de Validación, Enfermería, Simulación, Pediatría, Juego e Implementos de Juego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, p. 13563, 16 jul., 1990.

Barroso MCCS, Santos RSFV, Santos AEV, Nunes MDR, Lucas EAJCF. Children’s perception of venipuncture through therapeutic toy. Acta Paul Enferm. 2020; 33:e-APE20180296.

Caleffi CCF, Rocha PK, Anders JC, Souza AIJ, Burciaga VB, Serapião LS. Contribution of structured therapeutic play in a nursing care model for hospitalised children. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37(2).

Maia EBS, Ohara CVS, Ribeiro CA. Teaching of therapeutic play at the undergraduate level in nursing: didactic actions and strategies used by professors. Texto Contexto Enferm. 2019; 28.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN N° 0546 de 9 de maio de 2017. Atualiza norma para utilização da técnica do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico pela Equipe de Enfermagem na assistência à criança hospitalizada. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 2017 maio 17; Seção 1: 136.

Gonçalves AMM. O brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem na assistência à criança com estomia: uma revisão sistemática. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Universidade de Brasília, Brasília. 2018.

Pennafort VPS, Queiroz MVO, Gomes ILV, Rocha MFF. Instructional therapeutic toy in the culture care of the child with diabetes type 1. Rev Bras Enferm. 2018; 71:1334-42.

Coelho HP, Souza GSD, Freitas VHS, Santos IRA, Ribeiro CA, Sales JKD, et al. Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa. Escola Anna Nery. 2021; 25(3).

Fontes CMB, Oliveira ASS, Toso LA. Brinquedo terapêutico em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev Enferm UFPE. 2017; 11(sup.7):2907-15.

Macedo KDS, Acosta BS, Silva EB, Souza NS, Beck CLC, Silva KKD. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery. 2018; 22(3).

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Enders BC, Lira ALBC, Araújo MS. Simulation in nursing teaching: a conceptual analysis. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8.

Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev Latino Am Enferm. 2017; 25(0).

Rodrigues FL, Moura LM, Boeckmann LMM, Melo MC, França FCV, SantAna GS. Avaliação do processo ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística na graduação em enfermagem. Enferm em Foco. 2020; 10(6).

Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca AS, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. 2017; 51(0).

Polit DF, Beck CT. Análise estatística de dados quantitativos. In: Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem, Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. 9a ed. Porto Alegre: Artmed, 2019; 337-39.

Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB, Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiologia Serviços Saúde. 2017; 26(3):649-59.

Busanello J, Härter J, Bittencourt CM, Cabral TS, Silveira NP. Best practices for airway aspiration of intensive care patients. J Nurs Health. 2021; 11(1):e2111119127.

Wang C-H, Tsai J-C, Chen S-F, Su C-L, Chen L, Lin C-C, et al. Normal saline instillation before suctioning: A meta-analysis of randomized controlled trials. Australian Critical Care. 2017; 30(5):260-5.

Paula RAP. Construção e validação de casos clínicos para simulação no contexto da prematuridade. Tese (mestrado em enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Brasília, p.128, 2021.

Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil GC, Magro MCS, Hermann PRS, Leon CGRMP, et al. Simulation as a strategy for learning in pediatrics. REME: Rev Mineira Enferm. 2016; 20.

Publicado

19-12-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

BRITO, A. R. .; MELO, M. do N. .; LEON, C. G. R. M. P. de .; RIBEIRO, L. M. . Cenário simulado com brinquedo terapêutico: uma ferramenta para educação em saúde. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 40, p. 200–209, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.40.200-209. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/676. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos