A consulta de enfermagem em um CAPS infanto juvenil: projeto terapêutico singular e a intersecção com a reabilitação psicossocial/interprofissionalidade
DOI:
10.24276/rrecien2022.12.39.11-19Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde Mental, ReabilitaçãoResumo
Localizar o papel que a Sistematização da Assistência em Enfermagem pode ter junto aos leitos de saúde mental em hospitais gerais é um pouco mais fácil do que compreender como se daria esse processo dentro de um serviço comunitário de saúde mental, como é o caso dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Faremos um relato de experiência da inserção da Consulta de Enfermagem no contexto de um CAPS por um Enfermeiro Residente em uma Residência Multiprofissional em Saúde autogerida pelo município do Paraná. Os objetivos desse presente estudo são o de relatar as percepções acerca da introdução da Consulta de Enfermagem em Saúde Mental dentro do processo de trabalho de um CAPS; e, apontar algumas reflexões da relação entre Sistematização da Assistência de Enfermagem/Projeto Terapêutico Singular e Interprofissionalidade/Reabilitação Psicossocial. E que para isso exista, são necessários encontros entre os próprios profissionais, e entre estes e os usuários, famílias e comunidade.
Descritores: Enfermagem, Saúde Mental, Reabilitação.
The nursing consultation in a CAPS for children and adolescents: a unique therapeutic project and the intersection with psychosocial/interprofessional rehabilitation
Abstract: Locating the role that the Systematization of Nursing Care can play with mental health beds in general hospitals is a little easier than understanding how this process would take place within a community mental health service, as is the case of the Centers for Psychosocial Care (CAPS). We will make an experience report of the insertion of the Nursing Consultation in the context of a CAPS by a Resident Nurse in a Multiprofessional Residency in Health self-managed by the city of Paraná. The objectives of this present study are to report the perceptions about the introduction of the Nursing Consultation in Mental Health within the work process of a CAPS; and, to point out some reflections on the relationship between Systematization of Nursing Care/Singular Therapeutic Project and Interprofessionality/Psychosocial Rehabilitation. And for that to exist, meetings are necessary between the professionals themselves, and between them and the users, families and community.
Descriptors: Nursing, Mental Health, Rehabilitation.
La consulta de enfermería en un CAPS para niños y adolescentes: un proyecto terapéutico único y la intersección con la rehabilitación psicosocial/interprofesional
Resumen: Ubicar el papel que puede jugar la Sistematización de la Atención de Enfermería con las camas de salud mental en los hospitales generales es un poco más fácil que comprender cómo se daría este proceso dentro de un servicio comunitario de salud mental, como es el caso de los Centros de Atención Psicosocial (CAPS). Haremos un relato de experiencia de la inserción de la Consulta de Enfermería en el contexto de un CAPS por una Enfermera Residente en una Residencia Multiprofesional en Salud autogestionada por la ciudad de Paraná. Los objetivos del presente estudio son relatar las percepciones sobre la introducción de la Consulta de Enfermería en Salud Mental dentro del proceso de trabajo de un CAPS; y, apuntar algunas reflexiones sobre la relación entre Sistematización de la Atención de Enfermería/Proyecto Terapéutico Singular e Interprofesionalidad/Rehabilitación Psicosocial. Y para que eso exista, son necesarios los encuentros entre los propios profesionales, y entre estos y los usuarios, familias y comunidad.
Descriptores: Enfermería, Salud Mental, Rehabilitación.
Downloads
Referências
Fuly PSC, Leite, JL, et al. Correntes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008; 61(6):883-7.
Ministério da Saúde. Caminhos do Cuidado. Caderno do Tutor. Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica. Grupo Hospitalar Conceição. Brasília, DF: O Ministério. 2013.
Ministério da Saúde. Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: GUIA AD. Brasília: O Ministério. 2015.
Gruska V, Dimenstein M, et al. Psychosocial rehabilitation and therapeutic accompaniment: equating the reinsertion in mental health. Rio de Janeiro: Psicol Clin. 2015; 27(1):101-122.
Ceccim RB. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface Com Saúde e Educação. 2018; 22(2):1739-49.
Camara AMCS, et al. Educação interprofissional no Brasil: construindo formativas de educação e trabalho em saúde. Botucatu: Interface: Comunicação Saúde Educação. 2016; 20(6):5-8.
Kinker FS; Moreira MIB; Bartuol C, et al. Os desafios da interprofissionalidade na residência multiprofissional em saúde: notas sobre a experiência do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial (UNIFESP). Brasília: Tempus, Actas Saúde Colet. 2018; 12(1):207-21.
Konder L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense. 2008.
Nascimento Junior AF. Fragmentos do pensamento dialético na história da construção das ciências da natureza. Bauru: Ciência Educação. 2000; 6(2):119-39.
Gadotti M. A dialética: concepção e método. In: Concepção Dialética da Educação. 7 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados. 1990.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0