Instrumento de ensino sistematizado para assistência de enfermagem

Autores

  • Dandara Novakowski Spigolon dandaraspigolon@gmail.com
  • Edilaine Maran edi_enf@hotmail.com
  • Elen Ferraz Teston ferrazteston@gmail.com
  • Denise das Neves Ribeiro deniseribeiro337@gmail.com
  • Maria Antônia Ramos Costa maria.costa@unespar.edu.br
  • Ana Carolina Simões Pereira carolsimoesef@gmail.com

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.40.221-231

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Hospitais de Ensino, Processos de Enfermagem, Estudos de Validação

Resumo

Realizar a construção e validação de conteúdo de um instrumento de ensino sistematizado para a assistência de enfermagem. Estudo metodológico e descritivo, realizado com docentes do curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Utilizou-se um questionário semiestruturado elaborado no Google Forms pelos pesquisadores. A análise quantitativa foi realizada por meio do cálculo da porcentagem de concordância interobservador e estatística descritiva, já a qualitativa se deu por meio de referenciais teóricos. O instrumento foi construído pelos pesquisadores e validado por juízes. Participaram 11 (68,75%) juízes na validação e todas as respostas obtiveram porcentagem de concordância interobservador superior a 90%. As sugestões dos juízes foram analisadas e inseridas, com vistas à utilização em todos os pontos da rede de atenção a saúde. O instrumento foi construído com validação de conteúdo e necessita de raciocínio crítico e reflexivo para a sua aplicabilidade durante as aulas práticas.

Descritores: Cuidados de Enfermagem, Hospitais de Ensino, Processos de Enfermagem, Estudos de Validação.

 

Systematized teaching instrument for nursing care

Abstract: Perform the construction and content validation of a systematic teaching instrument for nursing care. Methodological and descriptive study, carried out with professors of the nursing course of a Public Higher Education Institution. A semi-structured questionnaire prepared on Google Forms was used. The quantitative analysis was performed by calculating the percentage of interobserver agreement and descriptive statistics, while the qualitative analysis was done through theoretical references. The instrument was built by the researchers and validated by judges. Eleven (68.75%) judges participated in the validation and all answers obtained an interobserver agreement percentage greater than 90%. The judges' suggestions were analyzed and inserted, with a view to their use in all points of the health care network. The instrument was built with content validation and requires critical and reflective reasoning for its applicability during practical classes.

Descriptors: Nursing Care, Hospitals Teaching, Nursing Process, Validation Studies.

 

Instrumento de enseñanza sistemática para la asistencia de enfermería

Resumen: Realizar la construcción y validación de contenido de un instrumento didáctico sistemático para el cuidado de enfermería. Estudio metodológico y descriptivo, realizado con profesores de la carrera de enfermería de una Institución Pública de Educación Superior. Se utilizó un cuestionario semiestructurado elaborado en Google Forms. El análisis cuantitativo se realizó mediante el cálculo del porcentaje de concordancia interobservador y estadística descriptiva, mientras que el análisis cualitativo se realizó mediante referencias teóricas. El instrumento fue construido por los investigadores y validado por jueces. Once (68,75%) jueces participaron en la validación y todas las respuestas obtuvieron un porcentaje de acuerdo interobservador superior al 90%. Las sugerencias de los jueces fueron analizadas e insertadas, con miras a su uso en todos los puntos de la red asistencial. El instrumento fue construido con validación de contenido y requiere un razonamiento crítico y reflexivo para su aplicabilidad durante las clases prácticas.

Descriptores: Atención de Enfermería, Hospitales de Enseñanza, Proceso de Enfermería, Estudios de Validación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ferreira EB, Pereira MS, Souza ACS, Almeida CCOF, Taleb AC. Systematization of nursing care in the perspective of professional autonomy. Fortaleza: Rev Rene. 2016; 17(1):86-92.

Morais GJ, Brasil TC, Tolfo GR, Costa AEK, Lohmann PM. The nursing care systematization (NCS) to a patient with obsesity and hypertension: experience report. Vargem Grande Paulista: Res Soc Dev. 2020; 9(9):e962997940.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução nº 358 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Brasília: DF. 2009.

Barreto MS, Padro E, Lucena ACRM, Rissardo LK, Furlan MCR, Marcon SS. Nursing care systematization: the nursing practice of small-sized hospital. Rio de Janeiro: Esc Anna Nery. 2020; 24(4):e20200005.

Pereira GN, Abreu RNDC, Bonfim IM, Rodrigues AMU, Monteiro LB, Sobrinho JM. Relationship between systematitazion of nursing care ande patient safety. Brasília: Enferm Foco. 2017; 8(2):21-5.

Adamy EK, Zocche DAA, Vendruscolo C, Almeida MA. Nursing education process: what the scientific production provide. Rio de Janeiro: R Pesq Cuid Fundam Online. 2021; 12:800-807.

Viana VO, Pires PS. Validation of an instrument of nursing care systematization. Uberaba Rev Enferm Atenção Saúde. 2014; 3(2):64-75.

Lima DVM. Research Design: A contribution to the author. Niterói: Online Braz J Nurs. 2011;10(2):1-20.

Werley HH, Devine EC, Zorn CR, Ryan P, Westra BL. The Nursing Minimum Data Set: abstraction tool for standardized, comparable, essential data. Washington: Am J Public Health. 1991; 81(4):421-6.

Horta WA (Colaboração: Catellanos BEP). Processo de enfermagem [Reimp]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2017.

NANDA-I. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018-2020. Porto Alegre: Artmed. 2018.

Tilden VP, Nelson CA, May BA. Use of qualitative methods to enhance content validity. Philadelphia: Nurs Res. 1990; 39(3):172-175.

Alba L, Barros BL. Anamnese e Exame Físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed. 2016.

Tannure MC, Pinheiro AM. Semiologia: bases clínicas para o processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2018.

Paula MFC, Santos ER, Silva MR, Bergamasco EC. Semiotécnica: fundamentos para prática assistencial de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier. 2017.

Brennan PM, Murray GD, Teasdale GM. Simplifying the use of prognostic information in traumatic brain injury: part 1: the gcs-pupils score: an extended index of clinical severity. Charlottesville: J Neurosurg. 2018; 128(6):1612-1620.

Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Consenso NPUAP 2016 - classificação das lesões por pressão adaptado culturalmente para o Brasil. São Paulo. 2016. Disponível em: <https://sobest.com.br/wp-content/uploads/2020/10/CONSENSO-NPUAP-2016_traducao-SOBEST-SOBENDE.pdf/>. Acesso em 10 abr 2019.

Wright JTC, Giovinazzo RA. Delphi: uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. São Paulo: Caderno de pesquisas em administração. 2000; 1(12):54-65.

Martins MMFPS, Gonçalves MNC, Ribeiro OMPL, Tronchin DMR. Quality of nursing care: instrument development and validation. Brasília: Rev Bras Enferm. 2016; 69(5):864-70.

Salvador PTCO, Santos VEP, Barros AG, Alves KYA, Lima KYN. Teaching the systematization of nursing care to nursing technicians. Rio de Janeiro: Esc Anna Nery. 2015; 19(4):557-562.

Iuga AO, McGuire MJ. Adherence and health care costs. London: Risk Manag Healthc Policy. 2014; 7:35-44.

Bousquat A, Giovanella L, Campos EMS, Almeida PF, Martins CL, Mota PHS, et al. Primary health care and the coordination of care in health regions: managers’ and users’ perspective. Rio de Janeiro: Ciênc Saúde Colet. 2017; 22(4):1141-1154.

Souza KMJ, Seixas CT, David HMSL, Costa AQ. Contributions of Public Health to nursing practice. Brasília: Rev Bras Enferm. 2017; 70(3):543-549.

Oliveira MAM, Fagundes RLM, Moreira EAM, Trindade EBSM, Carvalho T. Relação de Indicadores Antropométricos com Fatores de Risco para Doença Cardiovascular. São Paulo: Arq Bras Cardiol. 2010; 94(4):478-485.

Oliveira APS, Santos WL. Nursing knowledge fence the obesity- literature review. Rev. Goiás: Cient Sena Aires. 2018; 7(2):141-7.

Marchi-Alves LM, Yagui CM, Rodrigues CS, Mazzo A, Rangel EML, Girão FB. Infant obesity in the past and nowadays: the importance of anthropometric assessment by nurses. Rio de Janeiro: Esc Anna Nery. 2011; 15(2):238-244.

Cruz ICF. Diagnósticos e Prescrições de Enfermagem: recriando os instrumentos de trabalho. Rio de Janeiro: Boletim NEPAE-NESSE. 2017; 14(1):1-9.

Silva JP, Garanhani ML, Peres AM. Systematization of Nursing Care in undergraduate training: the perspective of Complex Thinking. Rev Latino-Am Enfermagem. 2015; 23(1):59-66.

Publicado

20-12-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SPIGOLON, D. N. .; MARAN, E. .; TESTON, E. F. .; RIBEIRO, D. das N. .; COSTA, M. A. R. .; PEREIRA, A. C. S. . Instrumento de ensino sistematizado para assistência de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 40, p. 221–231, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.40.221-231. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/665. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos