Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde

Autores

  • Ivana Aparecida Mendes Veloso ivanamendesveloso15@gmail.com
  • Hanna Beatriz Bacelar Tibães hannabacelar@gmail.com

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.38.157-164

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Uso de Serviços de Saúde

Resumo

Descrever o perfil de usuários atendidos em um Pronto Atendimento. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com dados secundários da Ficha de Atendimento Ambulatorial de pacientes obtidos no Programa Vivver Sistema Ltda, de junho a agosto de 2018, com 27.051 atendimentos. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, classificação por bairro e classificação de risco, e realizada analisada descritiva no Software Microsoft Excel. Do total de atendimentos, 35% foram em julho, 55% dos usuários eram do sexo feminino, 24% tinham de 0 a 5 anos e 4,24% residiam na região onde encontra-se o serviço de saúde. A maioria dos usuários foi classificada como pouco urgente e 68% na clínica pediátrica. Existe a necessidade de adoção de ações e atividades educativas pelo Pronto Atendimento para orientar os usuários sobre o real papel desse serviço, contribuindo para o seu uso racional e melhorias na organização.

Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Uso de Serviços de Saúde.

 

Profile of users assisted in an emergency health care

Abstract: Describe the profile of users served in an Emergency Room. This is a descriptive quantitative study with secondary data from the Outpatient Care Record of patients obtained from the Programa Vivver Sistema Ltda, from June to August 2018, with 27,051 consultations. Socio-demographic variables, classification by neighborhood and risk classification were collected, and descriptive analysis was performed using Microsoft Excel Software. Of the total number of visits, 35% were in July, 55% were female, 24% were from 0 to 5 years old and 4.24% lived in the region where the health service is located. Most users were classified as not very urgent, with 68% in the pediatric clinic. There is a need for the adoption of educational actions and activities by the Emergency Service to guide users about the real role of this service, contributing to its rational use and improvements in the organization.

Descriptors: Health Services Accessibility, International Classification of Primary Care, Emergency Medical Services, Health Services.

 

Perfil de los usuarios atendidos en una emergencia de salud

Resumen: Describir el perfil de los usuarios atendidos en una Sala de Emergencias. Se trata de un estudio cuantitativo descriptivo con datos secundarios del Registro de Atención Ambulatoria de pacientes obtenidos del Programa Vivver Sistema Ltda, de junio a agosto de 2018, con 27.051 consultas. Se recogieron variables sociodemográficas, clasificación por barrio y clasificación de riesgo, y se realizó un análisis descriptivo mediante el software Microsoft Excel. Del total de visitas, 35% fueron en julio, 55% mujeres, 24% de 0 a 5 años y 4.24% vivían en la región donde se ubica el servicio de salud. la mayoría de usuarios fueron clasificados como no muy urgente, con un 68% en la clínica pediátrica. Es necesaria la adopción de acciones y actividades educativas por parte del Servicio de Emergencias para orientar a los usuarios sobre el papel real de este servicio, contribuyendo a su uso racional y mejoras en la organización.

Descriptores: Health Services Accessibility, Clasificación Internacional de la Atención Primaria, Servicios Médicos de Urgencia, Servicios de Salud.

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Publicado

11-06-2022
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Como Citar

VELOSO, I. A. M. .; TIBÃES, H. B. B. . Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 38, p. 157–164, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.157-164. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos