Construção de uma cartilha sobre autocuidado da hanseníase em contexto amazônico

Autores

  • Paula Fabiane da Rocha Nobre paula.nobre@ics.ufpa.br
  • Núbia Pereira Pedreira nubia.pedreira@ics.ufpa.br
  • Letícia Cristina Bastos de Sousa leticia.sousa@ics.ufpa.br
  • Nádile Juliane Costa de Castro nadiledecastro@ufpa.br

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.38.238-246

Palavras-chave:

Hanseníase, Autocuidado, Tecnologia Educacional, Região Amazônica

Resumo

Descreve a produção de uma tecnologia educativa do tipo cartilha sobre o autocuidado de pacientes acometidos pela hanseníase. Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da atividade curricular de Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso e com discentes do curso de graduação em Enfermagem. A construção desse material foi dividida em três etapas metodológicas, sendo elas: seleção do conteúdo a ser abordado, levantamento bibliográfico e seleção da plataforma para construção do material. Como resultado, foi desenvolvida uma cartilha intitulada “Práticas de Autocuidado na Hanseníase”. A produção ocorreu por meio de uma plataforma online de edição gráfica de acesso compartilhado, o que proporcionou dinamismo, criatividade e acompanhamento do processo de modo contínuo. A proposta possibilitou estudar diferentes contextos sociais a partir das populações da Amazônia, contribuindo para a visibilidade de contextos em vulnerabilidade social e percepção das iniquidades.

Descritores: Hanseníase, Autocuidado, Tecnologia Educacional, Região Amazônica.

 

Construction of a booklet on leprosy self-care in the Amazon context

Abstract: Describes the production of a primer-type educational technology on self-care for patients affected by leprosy. This is an experience report carried out from the curricular activity of Comprehensive Health Care for the Adult and Elderly and with students from the undergraduate Nursing course. The construction of this material was divided into three methodological steps, namely: selection of the content to be covered, bibliographic survey and selection of the platform for the construction of the material. As a result, a booklet entitled “Self-Care Practices in Leprosy” was developed. The production took place through an online graphic editing platform with shared access, which provided dynamism, creativity and continuous monitoring of the process. The proposal made it possible to study different social contexts from the populations of the Amazon, contributing to the visibility of contexts in social vulnerability and perception of inequities.

Descriptors: Leprosy, Self Care, Educational Technology, Amazon Region.

 

Construcción de una cartilla sobre el autocuidado de la lepra en el contexto amazónico

Resumen: Describe la producción de una tecnología educativa tipo cartilla sobre el autocuidado de los pacientes afectados por la lepra. Se trata de un relato de experiencia realizada desde la actividad curricular de Atención Integral a la Salud de Adultos y Ancianos y con estudiantes de la carrera de Grado en Enfermería. La construcción de este material se dividió en tres pasos metodológicos, a saber: selección del contenido a cubrir, levantamiento bibliográfico y selección de la plataforma para la construcción del material. Como resultado, se desarrolló un folleto titulado “Prácticas de autocuidado en la lepra”. La producción se llevó a cabo a través de una plataforma de edición gráfica online con acceso compartido, que aportó dinamismo, creatividad y seguimiento continuo del proceso. La propuesta permitió estudiar diferentes contextos sociales de las poblaciones de la Amazonía, contribuyendo a la visibilidad de contextos en vulnerabilidad social y percepción de inequidades.

Descriptores: Lepra, Autocuidado, Tecnología Educativa, Región Amazónica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância e Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase. Brasília (DF): Ministério da Saúde. 2017.

Lima MCV, Barbosa FR, Santos DCM, Nascimento RD, D’Azevedo SSP. Práticas de autocuidado em hanseníase: face, mãos e pés. Rev Gaúcha Enferm. 2018; 39:e20180045.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Sistema de Informação de Agravos de Notificação- Sinan. Brasília - DF, 2021. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/hansw>. Acesso em 05 mai 2021.

Floss M, Franco CM, Malvezzi C, Silva KV, Costa BR, Silva VXL, et al. A pandemia de COVID-19 em territórios rurais e remotos: perspectiva de médicas e médicos de família e comunidade sobre a atenção primária à saúde. Cad Saúde Pública. 2020; 36(7):e00108920.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Brasília (DF): Ministério da Saúde. 2013.

Pessoa VM, Almeida MM, Carneiro FF. Como garantir o direito à saúde para as populações do campo, da floresta e das águas no Brasil? Saúde Debate. 2018; 42(n.spe 1):302-14.

Alencar SR, Paixão GPN, Abreu MS, Camargo CL. Teoria do autocuidado na assistência materno infantil: uma revisão sistemática. Rev Ciências Saúde Oeste Baiano - Higia. 2016; 1(1): 85-94.

Martins RMG, Dias IKR, Sobreira CLS, Santana KFS, Rocha RMGS, Lopes MSV. V. Desenvolvimento de uma cartilha para promoção do autocuidado na hanseníase. Rev Enferm UFPE online. 2019; 13:e239873

Silva HL, Bezerra FHG, Brasileiro LC. Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Rev Bras Promoção Saúde. 2017; 30(3).

Nespolo GF, Duarte ERM, Rocha CMF, Ferla AA, Ferreira GE, Oliveira GC, et al. Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores. Interface. 2014; 18(supl 2):1187-1198.

Ramos TS, Almeida MAPT. A importância do ensino de libras: relevância para profissionais de saúde. Rev Multidisciplinar Psicologia. 2017; 10(33):116-126.

Silva RCR, Raimundo ACL, Santos CTO, Vieira ACS. Construção de cartilha educativa sobre cuidados com crianças frente à pandemia COVID-19: Relato de experiência. Rev Baiana Enferm. 2020; 34:e37173.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de prevenção de incapacidades. Brasília (DF): Ministério da Saúde. 2008

Rodrigues ALL, Prata MS, Batalha TBS, Costa CLNA, Neto, IFP. Contribuições da extensão 3universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. 2013; 1:141-148.

Martins JJ, Albuquerque GL, Nascimento ERP, Barra DCC, Souza WGA, Pacheco WNS. Necessidades de educação em saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílio. Texto Contexto Enferm. 2007; 16(2):254-62.

Publicado

16-06-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

NOBRE, P. F. da R. .; PEDREIRA, N. P. .; SOUSA, L. C. B. de .; CASTRO, N. J. C. de . Construção de uma cartilha sobre autocuidado da hanseníase em contexto amazônico. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 38, p. 238–246, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.238-246. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/635. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos