Meios digitais OFF para um sono ON: intervenção de enfermagem comunitária no sono das crianças

Autores

  • Patrícia Alexandra Pascoal Valentim pvalentim@campus.esel.pt
  • Cláudia Mariana Julião Bacatum claudia.bacatum@esel.pt

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.38.292-297

Palavras-chave:

TIC, Padrão de Sono, Crianças, Intervenção de Enfermagem Comunitária

Resumo

Os meios digitais fazem parte da vida das crianças, embora se conste que o uso das TIC está associado a padrões de sono insatisfatórios. Trata-se de um estudo transversal descritivo desenvolvido através da metodologia do Planeamento em Saúde. A população alvo foi constituída por 74 crianças, e a amostra obtida foi composta por 48 alunos. O método de colheita de dados selecionado consistiu em parte da versão portuguesa do questionário Eu Kids Online 4. Constou-se que as TIC são utilizadas mais horas do que o recomendado, que existe crianças que dormem menos horas por dia que o aconselhado e que a dinâmica de como as TIC são utilizadas é desfavorável à promoção de hábitos de sono saudáveis. A intervenção desenvolvida visou promover a literacia em saúde e demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas houve uma aquisição de conhecimentos.

Descritores: TIC, Padrão de Sono, Crianças, Intervenção de Enfermagem Comunitária.

 

Digital media OFF for a sleep ON: community nursing intervention in children's sleep

Abstract: Digital media are part of children's lives, although it is known that the use of ICT is associated with unsatisfactory sleep patterns. This is a descriptive cross-sectional study developed using the Health Planning methodology. The target population consisted of 74 children, and the sample obtained was composed of 48 students. The selected data collection method consisted in part of the Portuguese version of the Eu Kids Online 4 questionnaire. It was found that ICTs (Information and Communication Technologies) are used for more hours than recommended, that there are children who sleep fewer hours a day than recommended and that the dynamics of how ICTs are used is unfavorable to promoting healthy sleep habits. The developed intervention aimed to promote health literacy and demonstrated that after the nursing interventions developed, there was an acquisition of knowledge.

Descriptors: ICT, Sleep Pattern, Kids, Community Nursing Intervention.

 

Medios digitales OFF para dormir ON: intervención comunitaria de enfermería en el sueño de los niños

Resumen: Los medios digitales forman parte de la vida de los niños, aunque se sabe que el uso de las TIC se asocia a patrones de sueño insatisfactorios. Se trata de un estudio descriptivo transversal desarrollado con la metodología de Planificación de la Salud, la población objetivo fue de 74 niños y la muestra obtenida estuvo compuesta por 48 estudiantes. El método de recogida de datos seleccionado consistió en parte de la versión portuguesa del cuestionario Eu Kids Online 4. Se encontró que las TIC (Tecnologías de la información y la comunicación) se utilizan durante más horas de las recomendadas, que hay niños que duermen menos horas al día de las recomendadas y que la dinámica de uso de las TIC es desfavorable para promover hábitos de sueño saludables. La intervención desarrollada tuvo como objetivo promover la alfabetización en salud y demostró que luego de desarrolladas las intervenciones de enfermería, hubo una adquisición de conocimientos.

Descriptores: TIC, Patrón del Sueño, Niños, Intervención Comunitaria de Enfermería.

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Publicado

17-06-2022
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Como Citar

VALENTIM, P. A. P. .; BACATUM, C. M. J. . Meios digitais OFF para um sono ON: intervenção de enfermagem comunitária no sono das crianças. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 38, p. 292–297, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.292-297. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/630. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos