Intervenção no acolhimento na atenção primária em saúde: uma experiência

Autores

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.38.375-384

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Acolhimento

Resumo

O presente artigo visou relatar a experiência de estudantes de enfermagem no planejamento e implementação de uma intervenção para sensibilizar profissionais da atenção primária à saúde sobre a prática do acolhimento. Para o desenvolvimento da intervenção foi aplicada a metodologia da problematização apoiada no Arco de Maguerez. A partir da observação da realidade, o tema acolhimento foi elencado e as demais etapas executadas. Na aplicação a realidade, quatro encontros com a equipe foram realizados a fim de sensibilizá-los a olhar para o processo de trabalho. Ainda, as acadêmicas desenvolveram uma reflexão crítica, sendo transformadora para a formação. Conclui-se que a experiência relatada demonstrou a importância da adoção de estratégias, como o Arco, que favoreçam a promoção de melhorias no processo de trabalho nos serviços, especialmente dos aspectos que interferem na qualidade do cuidado e satisfação dos usuários, a exemplo do acolhimento.

Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Acolhimento.

 

Intervention in reception in primary health care: an experience

Abstract: This article aimed to report the experience of nursing students in the planning and implementation of an intervention to sensitize primary health care professionals about the practice of user embracement. For the development of the intervention, the problematization methodology supported by the Maguerez’ Arch was applied. From the observation of reality, the theme user embracement was listed and the other stages performed. In the application to reality, four meetings with the team were held in order to sensitize them to look at the work process. Furthermore, the academics developed a critical reflection, being transformative for the formation. It is concluded that the reported experience demonstrated the importance of the adoption of strategies, such as the Arc, that favor the promotion of improvements in the work process in services, especially aspects that interfere in the quality of care and satisfaction of users, such as user embracement.

Descriptors: Problem-Based Learning, Nursing, Primary Health Care, User Embracement.

 

La intervención en la recepción en la atención primaria de salud: una experiencia

Resumen: Este artículo miro relatar la experiencia de los estudiantes de enfermería en la planificación e implementación de una intervención para sensibilizar los profesionales de la atención primaria de salud sobre la práctica de el acogimiento. Para el desarrollo de la intervención se aplicó la metodología de problematización sustentada por el Arco de Maguerez. A partir de observación de la realidad, enumeró el tema de el acogimiento y realizaron los demás pasos. Aplicando la realidad, se realizaron cuatro reuniones con el equipo con el fin de sensibilizarlos para mirar el proceso de trabajo. Además, los estudiantes desarrollaron una reflexión crítica, transformadora para la formación. Se concluye que la experiencia reportada demostró la importancia de adoptar estrategias, como el Arco, que favorezcan la promoción de mejoras en el proceso de trabajo en los servicios, especialmente aspectos que interfieren con la calidad de la atención y la satisfacción del usuario, como el acogimiento.

Descriptores: Aprendizaje Basado en Problemas, Enfermería, Atención Primaria de Salud, Acogimiento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: DF. 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. Cadernos de Atenção Básica, nº 28, Vol. I. Brasília: DF. 2013.

Thume E, Fehn AC, Acioli S, Fassa MEG. Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde - avanços, desafios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Saúde Debate. 2018; 42(1):275-288.

Berbel NAN. A utilização da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez no Cuidar em Saúde. In: França FCV, et al, organizadores. O processo de ensino aprendizagem de profissionais de saúde: a metodologia da problematização por meio do Arco de Maguerez. Editora Teixeira - Universidade de Brasília. 2016; 102-119.

Brasil. Câmara Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n° 573, de 31 de Janeiro de 2018. 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de>. Acesso em 30 set 2021.

Distrito Federal. Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal. Portaria n. 77, de 14 de fevereiro de 2017. Estabelece a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. 2017. Disponível em: <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/b41d856d8d554d4b95431cdd9ee00521/ses_prt_77_2017.html>. Acesso em 30 set 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção da saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf>. Acesso em 01 out 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento na Gestão e o Trabalho em Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 2016.

Veiga GA, Araujo MC, Cauduro FLF, Andrade J. Metodologia ativa no estágio supervisionado de enfermagem: inovação na Atenção Primária à Saúde. Revista Baiana Enfermagem. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857/20831>. Acesso em 01 out 2021.

Souza e Souza LP, Souza AMV de, Pereira KG, Figueiredo T, Bretas TCS, Mendes MAF, et al. Matriz swot como ferramenta de gestão para melhoria da assistência de enfermagem: estudo de caso em um hospital de ensino. Rev G&S. 2017; 4(1):1633-4.

Cortes LF, Padoim SMM, Berbel NAN. Metodologia da problematização e Pesquisa Convergente Assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Rev Bras de Enferm. 2018; 71(2):440-445.

Carrapato JFL, Castanheira ERL, Placideli N. Percepções dos profissionais de saúde da atenção primária sobre qualidade no processo de trabalho. Saúde e Sociedade. 2018; 27(2):518-530.

Gomide MFS, Pinto IC, Bulgarelli AF, Santos ALP, Serrano GMP. A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento. Interface. 2018; 22(65):387-398.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999.

Drummond C. Esmagado entre austeridade e interesses privado, SUS é indispensável. 2018. Disponível em: <https://envolverde.com.br/esmaga do-entre-austeridade-e-interesse-privado-sus-e-indisp ensavel/>. Acesso em 01 out 2021.

Publicado

20-06-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

FEITOSA, M. dos S. .; RIBEIRO, C. S. .; SANTOS, P. H. F. dos .; CAUDURO, F. L. F. .; ANDRADE, J. Intervenção no acolhimento na atenção primária em saúde: uma experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 38, p. 375–384, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.375-384. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/612. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos