A abordagem da humanização na formação de acadêmicos de enfermagem

Mariana Medeiros Souto Oliveira, Bethânia Ferreira Goulart, Maria Beatriz Guimarães Raponi, Mariana Torreglosa Ruiz

Resumo

O estudo objetivou analisar as evidências disponíveis na literatura acerca da temática humanização enquanto componente curricular nos cursos de graduação de enfermagem. Realizou-se revisão integrativa, com busca nas bases de dados PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science e CINAHL.  Foram incluídos estudos primários publicados entre setembro de 2003 a junho de 2020, nos idiomas inglês, português e espanhol.  A busca resultou em 718 artigos, dos quais 10 compuseram a amostra final. A temática humanização é abordada ao longo de todo curso de graduação em enfermagem mas, de forma aprofundada nas disciplinas ligadas à ciências humanas. Os acadêmicos reconhecem o significado do conceito humanização e encontram nas atividades práticas, o momento para desenvolver esta competência, sendo o docente, exemplo e facilitador neste processo. Destaca-se a importância de trabalhar o tema humanização com profundidade no ensino de enfermagem por meio de oferta de disciplinas, com uso de diferentes metodologias de ensino.

Descritores: Humanização da Assistência, Bacharelado em Enfermagem, Ensino.

 

The humanization approach in the training of nursing students

Abstract: The study aimed to analyze the evidence available in the literature on the subject of humanization as a curricular component in undergraduate nursing courses. An integrative review was carried out, searching the PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science and CINAHL databases. Primary studies published between September 2003 and June 2020, in English, Portuguese and Spanish, were included. The search resulted in 718 articles, of which 10 made up the final sample. The humanization theme is addressed throughout the entire undergraduate nursing course, but in depth in the disciplines related to the human sciences. Academics recognize the meaning of the humanization concept and find in practical activities the time to develop this competence, being the teacher, example and facilitator in this process. The importance of working the humanization theme in depth in nursing education through the provision of disciplines, using different teaching methodologies, is highlighted.

Descriptors: Humanization of Care, Bachelor of Nursing, Teaching.

 

El enfoque de humanizaciónenlaformación de estudiantes de enfermería

Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar la evidencia disponible en literatura sobre el tema humanización como componente curricular en los cursos de licenciatura en enfermería. Se realizó una revisión integradora, buscando en las bases de datos PubMed, LILACS, Scopus, Web of Science y CINAHL. Se incluyeron estudios primarios publicados entre septiembre de 2003 y junio de 2020, en inglés, portugués y español. La búsqueda resultó en 718 artículos, de los cuales 10 conformaron la muestra final. La temática de humanización se aborda a lo largo de la carrera de enfermería, pero en profundidad en disciplinas relacionadas con humanidades. Académicos reconocen el significado del concepto humanización y encuentran en actividades prácticas, tiempo para desarrollar esta competencia, siendo el maestro, ejemplo y facilitador en este proceso. Se destaca importancia de trabajar en profundidad el tema humanización en la formación en enfermería a través de oferta de disciplinas, utilizando diferentes metodologías de enseñanza.

Descriptores: Humanización de la Atención, Bachillerato en Enfermería, Enseñanza.

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