Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência

Floriacy Stabnow Santos, Paula Gabrielle Gomes Cândido, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Lívia Fernanda Siqueira Santos, Marcelino Santos Neto, Ana Cristina Pereira de Jesus Costa

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos.

Descritores: Infecções por Coronavirus, Tecnologias, Docentes, Estudantes.

 

Educational practices in the COVID-19 pandemic: an experience report

Abstract: The objective of this study was to report the experience experienced by professors and students of a public university about the use of new educational practices during the Covid-19 pandemic. Descriptive study of the type of experience report conducted in October 2020 with 12 teachers and 31 students. Information collected through a poll with four open questions elaborated in the digital form Google forms and the link of the form sent by the whatsapp messaging application, addressed to professors and students of the nursing course of the Federal University of Maranhão, Imperatriz campus. Participants reported that the teaching/learning process in remote mode is both challenging, enriching and exhaustive. The main difficulty that was the lack of quality internet access. However, the use of digital methodologies and tools such as Google Forms, Kahoot, Padlet, has an innovative effect on education, since face-to-face classes could have serious consequences for the health of teachers and students.

Descriptors: Coronavirus Infections, Technology, Faculty, Students.

 

Prácticas educativas en la pandemia COVID-19: un informe de experiencia

Resumen: Se objetivó relatar la experiencia vivida por profesores y estudiantes de una universidad pública sobre el uso de nuevas prácticas educativas durante la pandemia de Covid-19. Estudio descriptivo del tipo de informe de experiencia realizado en octubre de 2020 con 12 profesores y 31 estudiantes. Información recopilada a través de una encuesta con cuatro preguntas abiertas elaboradas en la forma digital de los formularios de Google y el enlace enviado por la aplicación de mensajería de whatsapp, dirigido a profesores y estudiantes del curso de enfermería de la Universidad Federal de Maranhao, campus de Imperatriz. Los participantes informaron que el proceso de enseñanza/aprendizaje en modo remoto es a la vez desafiante, enriquecedor y exhaustivo. La principal dificultad enumerada fue la falta de acceso a Internet de calidad. El uso de metodologías y herramientas digitales como Google Forms, Kahoot, Padlet, tiene un efecto innovador en la educación, ya que las clases presenciales podrían tener graves consecuencias para la salud de los profesores y estudiantes.

Descriptores: Infecciones por Coronavirus, Tecnologías, Profesores, Estudiantes.

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