Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico
DOI:
10.24276/rrecien2022.12.37.334-345Resumo
Este estudo, a fim de apresentar sistematicamente os procedimentos científicos e metodológicos elementares de uma Revisão Integrativa de Literatura, se estruturou conforme uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com uso de fontes secundárias, e baseado nas experiências autorais anteriores com o referido método. A amostra final desta revisão é composta por sete artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Os artigos apresentam definições gerais sobre o objetivo da Revisão Integrativa, suas etapas e relevância teórico-científica e prática. Embora haja perspectivas diferentes sobre as etapas, o conteúdo estrutural da metodologia não é divergente, deixando em evidência a necessidade de se estabelecer uma sistematização metodológica que demonstre o rigor do método científico, fixando procedimentos impreteríveis a construção deste tipo de investigação. A partir disso foi possível alcançar um modelo sistematizador do método científico para se construir uma revisão integrativa, conferindo rigor e confiabilidade às conclusões.
Descritores: Literatura de Revisão como Assunto, Metodologia, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Enfermagem Baseada em Evidências.
How to prepare an integrative review: systematization of the scientific method
Abstract: This study, in order to systematically present the elementary scientific and methodological procedures of an Integrative Literature Review, was structured according to a narrative-type bibliographic review, using secondary sources, and based on previous authorial experiences with the aforementioned method. The final sample of this review is composed of seven scientific articles, selected by the previously established inclusion criteria. The articles present general definitions about the objective of the Integrative Review, its stages and theoretical-scientific and practical relevance. Although there are different perspectives on the stages, the structural content of the methodology is not divergent, highlighting the need to establish a methodological systematization that demonstrates the rigor of the scientific method, establishing essential procedures for the construction of this type of investigation. From this it was possible to reach a systematizing model of the scientific method to build an integrative review, providing rigor and reliability to the conclusions.
Descriptors: Review Literature as Topic, Methodology, Nursing Methodological Research, Evidence-Based Nursing.
Cómo preparar una revisión integradora: sistematización del método científico
Resumen: Este estudio, con el fin de presentar sistemáticamente los procedimientos científicos y metodológicos elementales de una Revisión Integrativa de Literatura, se estructuró según una revisión bibliográfica de tipo narrativo, utilizando fuentes secundarias, y con base en experiencias autorales previas con el método mencionado. La muestra final de esta revisión está compuesta por siete artículos científicos, seleccionados por los criterios de inclusión previamente establecidos. Los artículos presentan definiciones generales sobre el objetivo de la Revisión Integrativa, sus etapas y relevancia teórico-científica y práctica. Si bien existen diferentes perspectivas sobre las etapas, el contenido estructural de la metodología no es divergente, destacando la necesidad de establecer una sistematización metodológica que demuestre el rigor del método científico, estableciendo procedimientos esenciales para la construcción de este tipo de investigación. A partir de esto se pudo llegar a un modelo sistematizador del método científico para construir una revisión integradora, aportando rigor y confiabilidad a las conclusiones.
Descriptores: Revisión de la Literatura como Tema, Metodología, Investigación Metodológica en Enfermería, Enfermería Basada en Evidencias.
Downloads
Referências
Camargo FC, Iwamoto HH, Galvão CM, Pereira GA, Andrade RB, Masso GC. Competências e barreiras para prática baseada em evidências na enfermagem: revisão integrativa. Rev Bras Enferm. 2018; 71(4):2030-2038.
Pereira R. Enfermagem baseada na evidência: um desafio, uma oportunidade. In C. Marques-Vieira; L. Sousa (Eds). Cuidados de enfermagem de reabilitação à pessoa ao longo da vida. Loures: Lusodidata. 2017; 101-111.
Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Stillwell SB, Williamson KM. The seven steps of evidence-based practice. Am J Nurs. 2010; 110(1):51-3.
Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm. 2007; 20(2).
Crossetti MDGO. Revisão intergrativa de pesquisa na enfermagem: o rigor científico que lhe é exigido. Rev Gaúcha Enferm. 2012; 33(2):08-13.
Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. 2011; 5(11):121-136.
Soares L, Rodrigues IDCV, Martins LN, Silveira FDR, Figueiredo MLF. Revisão de literatura: particularidades de cada tipo de estudo. Rev Enferm UFPI. 2013; 2(5):14-8.
Cecilio H, Oliveira DC. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em enfermagem. CIAIQ. 2017; 2(1).
Sousa LMM, Firmino CF, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Pestana HCFC. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Rev Portuguesa Enferm Reabilitação. 2018; 1(1):45-54.
Sousa LMM, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Rev Investigação Enferm. 2017; 2(21):17.
Souza MTD, Silva MDD, Carvalho RD. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-106.
Araújo WCO. Recuperação da informação em saúde. Convergências Ciência Informação. 2020; 3(2):100-134.
Richardson WS, et al. The well-built clinical question: a key to evidence-based decisions. ACP Journal Club Philadelphia. 1995; 123(3):a12-a13.
Stern C, Jordan Z, McArthur A. Developing the review question and inclusion criteria: The first steps in conducting a systematic review. AJN American Journal of Nursing. 2014; 114(4):53-56.
Methley AM, et al. Pico, Picos and Spider: a comparison study of specificity and sensitivity in three search tools for qualitative systematic reviews: a comparison study of specificity and sensitivity in three search tools for qualitative systematic reviews. BMC Health Services Research. 2014; 14(1):1-10.
Booth A. Formulating answerable questions. In: Booth, Andew; Brice, Anne (ed) Evidence Based Practice for Information Professionals: a handbook. London: Facet Publishing. 2004; 61-70.
Cooke A, Smith D, Booth A. Beyond Pico: the Spider tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative Health Research. 2012; 22(10):1435-1443.
The Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015 edition: Methodology for JBI scoping reviews. Adelaide, Australia: The Joanna Briggs Institute. 2015.
Wildridge V, Bell L. How CLIP became Eclipse: a mnemonic to assist in searching for health policy/management information: a mnemonic to assist in searching for health policy/management information. Health Information and Libraries Journal. 2002; 19(2):113-115.
Marcos-Pablos S, García-Peñalvo FJ. Information retrieval methodology for aiding scientific database search. Soft Computing. 2018; 24(8):5551-5560.
Oxford Center for Evidence-Based Medicine: Levels of Evidence. 2001. Disponível em: <http://www.cebm.net/index.aspx?o=1025>.
Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J, et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl Nurs Res. 1998; 11(4):195-206.
Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2005.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0