Implantação das aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais de comunicação durante a pandemia da COVID-19

Kelly de Lira Machado Gonçalves, Elaine Emi Ito, Daniela Aparecida Ramos Pimentel Damasceno F. Motta, Maria Socorro Cardoso dos Santos, Letícia Faria Serpa, Débora Schuskel

Resumo

Compartilhamos a experiência da utilização de tecnologias digitais e as estratégias para continuidade das aulas da modalidade presencial de forma remota utilizando as tecnologias digitais de comunicação na Escola Técnica e na Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado na cidade de São Paulo em tempos de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Mesmo diante de tantas incertezas, foi possível concluir o semestre seguindo a programação prevista em calendário acadêmico, com docentes mais experientes e adaptados ao uso da tecnologia e alunos satisfeitos com a continuidade das aulas. Tivemos um novo olhar sobre as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar na educação em saúde, entendendo a necessidade do ensino flexível e digital, nas possibilidades que podem ser realizadas no espaço físico e espaço virtual que se complementam para o desenvolvimento dos alunos.

Descritores:  Educação, Tecnologia Educacional, COVID-19.

 

Implementation of remote classes mediated by digital communication technologies during the COVID-19 pandemic

Abstract: We share the experience of using digital technologies and strategies for continuing classroom-based classes remotely using digital communication technologies at the Technical School and Faculty of Health Sciences Education at Hospital Alemão Oswaldo Cruz, located in the city of São Paulo in times of social distance imposed by the Covid-19 pandemic. It is a descriptive research, an experience report type. Even in the face of so many uncertainties, it was possible to conclude the semester following the schedule planned in the academic calendar, with more experienced teachers adapted to the use of technology and students satisfied with the continuity of classes. We had a new look at the possibilities that technologies can provide in health education, understanding the need for flexible and digital teaching, in the possibilities that can be realized in the physical space and virtual space that complement each other for the development of students.

Descriptors: Education, Educational Technology, COVID-19.

 

Implementación de clases remotas mediadas por tecnologías de comunicación digital durante la pandemia COVID-19

Resumen: Compartimos la experiencia de utilizar tecnologías y estrategias digitales para continuar las clases presenciales de forma remota utilizando tecnologías de comunicación digital en la Escuela Técnica y Facultad de Educación en Ciencias de la Salud del Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ubicado en la ciudad de São Paulo en tiempos de distanciamiento social impuesto por la pandemia Covid-19. Es una investigación descriptiva, un tipo de relato de experiencia. Incluso ante tantas incertidumbres, fue posible concluir el semestre siguiendo el horario previsto en el calendario académico, con profesores más experimentados adaptados al uso de la tecnología y alumnos satisfechos con la continuidad de las clases. Dimos una nueva mirada a las posibilidades que las tecnologías pueden brindar en la educación para la salud, entendiendo la necesidad de una enseñanza flexible y digital, en las posibilidades que se pueden realizar en el espacio físico y el espacio virtual que se complementan para el desarrollo de los estudiantes.

Descriptores: Educación, Tecnologia Educacional, COVID-19.

Texto completo:

PDF

Referências

Ministério da Saúde (Brasil). Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019- nCOV). Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2020. Disponível em: . Acesso em 8 jun 2020.

Barreto ML, Barros AJD, Carvalho MS, Codeço CT, Hallal PRC, Medronho RA, et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Rev Bras Epidemiol. 2020; 23:1-4.

Anderson RM, Heesterbeek H, Klinkenberg D, Hollingsworth TD. How will country-based mitigation measures influence the course of the Covid-19 epidemic? Lancet. 2020; 395:931-934.

Cervo AL, Bervian PA, Silva R. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002.

Conselho Federal de Enfermagem. PNQ certifica complexo de formação profissional em São Paulo. Disponível em: . Acesso em 1 jun 2020.

Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União 18 mar 2020; Seção 1. Disponível em: . Acesso em 12 jun 2020.

Baia RSM, Vasconcelos EV, Silva SED, Freitas KO, Gonçalves HT. Moodle no processo educacional de enfermagem: avaliação na perspectiva do alunado. Enferm Foco. 2017; 8(2):31-35.

Morán J, Souza CA, Morales OET, organizadores. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Foca Foto: 2015; 2:15-33.

Conselho Estadual de Educação (São Paulo). Deliberação nº. 177, de 18 de março de 2020. Fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do São Paulo, 19 mar 2020; Seção 1.


Visualizações do PDF:

2 views


Visualizações do Resumo:

15 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
Copyright: ©-2014 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem. Todos os direitos reservados.
Tema: Mason Publishing Group. Customizado por: Articloud