Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: revisão sistemática

Ana Julia de Souza Caparrol, Gabriela Martins, Diana Quirino Monteiro, Gustavo Carrijo Barbosa, Thais Juliana Medeiros, Aline Cristina Martins Gratão

Resumo

O aumento de idosos diagnosticados com Doença de Alzheimer (DA) traz desafios à sociedade. Intervenções voltadas aos cuidadores surgem com objetivo de superá-los, melhorando sua saúde e desempenho no cuidado. Sintetizar informações de estudos com intervenções psicoeducacionais para cuidadores informais de idosos com DA e identificar seus efeitos. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio de busca nas bases: Scopus, PubMed, SciELO, BVS, Web of Science e PsycINFO, por artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre 2015 e 2019. Oito artigos foram elegíveis para a análise qualitativa, os quais variaram seu tamanho amostral entre dez e 139 cuidadores e o tempo de intervenção entre três e doze meses. As intervenções demonstraram melhora no conhecimento sobre DA, autoeficácia, resiliência e desempenho cognitivo dos cuidadores. Modelos de intervenções psicoeducacionais para essa população são propostos em diferentes formatos e demonstram efeitos positivos em variados aspectos.

Descritores: Cognição, Cuidador Familiar, Doença de Alzheimer, Revisão Sistemática.

 

Psychoeducational interventions for caregivers of elderly people with Alzheimer's disease: systematic review

Abstract: The increase in elderly people diagnosed with Alzheimer's Disease (AD) brings challenges to society. Interventions aimed at caregivers emerge in order to overcome them, improving their health and performance in care. To synthesize information from studies with psychoeducational interventions for informal caregivers of elderly people with AD and to identify its effects. This is a systematic review, carried out by searching the bases: Scopus, PubMed, SciELO, VHL, Web of Science and PsycINFO, for articles in English, Spanish and Portuguese, published between 2015 and 2019. Eight articles were eligible for qualitative analysis, which varied their sample size between ten and 139 caregivers and the intervention time between three and twelve months. The interventions showed improvement in the knowledge about AD, self-efficacy, resilience, and cognitive performance of caregivers. Models of psychoeducational interventions for this population are proposed in different formats and demonstrate positive effects in several aspects.

Descriptors: Cognition, Family Caregiver, Alzheimer's Disease, Systematic Review.

 

Intervenciones psicoeducativas para cuidadores de ancianos con enfermedad de Alzheimer: revisión sistemática

Resumen: El aumento de personas mayores diagnosticadas con la Enfermedad de Alzheimer (EA) trae desafíos a la sociedad. Surgen intervenciones dirigidas a los cuidadores para superarlos, mejorando su salud y desempeño en el cuidado. Sintetizar información de estudios con intervenciones psicoeducativas para cuidadores informales de ancianos con EA e identificar sus efectos. Se trata de una revisión sistemática, realizada mediante la búsqueda de las bases: Scopus, PubMed, SciELO, BVS, Web of Science y PsycINFO, para artículos en inglés, español y portugués, publicados entre 2015 y 2019. Ocho artículos fueron elegibles para el análisis cualitativo, que varió el tamaño de la muestra entre diez y 139 cuidadores y el tiempo de intervención entre tres y doce meses. Las intervenciones mostraron mejora en el conocimiento sobre EA, autoeficacia, resiliencia y desempeño cognitivo de los cuidadores. Los modelos de intervenciones psicoeducativas para esta población se proponen en diferentes formatos y demuestran efectos positivos en varios aspectos.

Descriptores: Cognición, Cuidador Familiar, Enfermedad de Alzheimer, Revisión Sistemática.

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