Manejo do estresse e fatores associados entre estudantes de enfermagem

Autores

  • Mayara Cardoso da Silva mayara.matt@hotmail.com
  • Daniela Sousa Oliveira oliverdany@hotmail.com
  • Alana Libânia de Souza Santos lana_libania@hotmail.com
  • Vanessa Cristina Oliveira Ferreira nessa-cte@hotmail.com
  • Emanuella Soares Fraga Fernandes manusff@yahoo.com.br
  • Cristiano Oliveira Souza enfcristiano@hotmail.com

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.37.365-375

Resumo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 90% da população mundial sofre de estresse, problema presente no cotidiano dos estudantes universitários e, dentre eles, acadêmicos em enfermagem. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar os fatores associados ao manejo de estresse em estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Trata-se de um estudo transversal, realizado com graduandos em enfermagem de uma universidade pública; a coleta de dados, deu-se por meio da aplicação de instrumentos com dados sociodemográficos, comportamentais e a escala de medida, a partir do modelo de promoção da saúde de Nola Pender. Os resultados mostraram que houve associação das variáveis: sexo, semestre em curso, ano de ingresso, horas na universidade e prática de exercícios físicos com o manejo do estresse. Dessa forma, fica evidente que as universidades devem desenvolver ações que auxiliem o controle do estresse entre os estudantes de enfermagem.

Descritores: Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, Saúde Mental.

 

Stress management and associated factors among nursing students

Abstract: The World Health Organization (WHO) estimates that 90% of the world population suffers from stress, a problem present in the daily lives of university students and, among them, nursing students. In this sense, the objective of the research was to analyze the factors associated with stress management in nursing students at a public university. This is a cross-sectional study, carried out with undergraduate nursing students from a public university; data collection was carried out through the application of instruments with sociodemographic and behavioral data and the measuring scale, based on the health promotion model by Nola Pender. The results showed that there was an association between the variables: gender, current semester, year of admission, hours at university and physical exercise practice with stress management. Thus, it is evident that universities must develop actions to help control stress among nursing students.

Descrits: Psychological Stress, Students Nursing, Mental Health.

 

Manejo del estrés y factores asociados en estudiantes de enfermería

Resumen: La Organización Mundial de la Salud (OMS) estima que el 90% de la población mundial padece estrés, un problema presente en la vida diaria de los estudiantes universitarios y, entre ellos, los estudiantes de enfermería. En este sentido, el objetivo de la investigación fue analizar los factores asociados al manejo del estrés en estudiantes de enfermería de una universidad pública. Se trata de un estudio transversal, realizado con estudiantes de licenciatura en enfermería de una universidad pública; La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de instrumentos con datos sociodemográficos y conductuales y la escala de medición, basados en el modelo de promoción de la salud de Nola Pender. Los resultados mostraron que hubo asociación de las variables: sexo, semestre actual, año de ingreso, horas de estudios universitarios y práctica de ejercicio físico con el manejo del estrés. Así, es evidente que las universidades deben desarrollar acciones que ayuden a controlar el estrés entre los estudiantes de enfermería.

Descriptores: Estrés Psicológic, Estudiantes de Enfermería, Salud Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Health Organization. Basic Document. Forty-eighth edition. 2014. Disponível em: <https://apps.who.int/gb/bd/PDF/bd48/basic-documents-48th-edition-en.pdf>.

Sahu M, Gandhi S, Sharma MK, Marimuthu P. Perceived stress and resilience and their relationship with the use of mobile phone among nursing students. Invest Educ Enferm. 2019; 37(3):1-9.

Ballone G. Estresse, ansiedade e esgotamento. Cérebro e mente. 1997. Disponível em: <https://cerebromente.org.br/n11/doencas/estresse.htm>.

Ballone G. Ansiedade, estresse e esgotamento. Psiqueweb. 2015. Disponível em: <http://psiqweb.net/index.php/ansiedade-2/ansiedade-estresse-e-esgotamento/>.

Neto RP, Aleluia IRS. Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares: uma revisão de literatura. Rev Gest Saúde. 2016; 7(2):758-72.

Moretti FA, Hubner MMC. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Rev Psicopedag. 2017; 34(105):258-67.

Fernández-Rodriguez C, Soto-López T; Cuesta, M. Needs and demands for psychological care in university students. Psicothema. 2019; 31(4):414-21.

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Rev Texto Contexto Enferm. 2018; 27(1):3-11.

Dias EG, Barbosa ET, Barbosa EKT, Bardquim VA. Ocorrência de estresse entre acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior. Av Enferm. 2021; 39(1):11-20.

Victor JF, Lopes MVO, Ximenes LB. Análise do diagrama do modelo de promoção da saúde de Nola J. Pender. Acta Paul Enferm. 2005; 18(3):235-40.

Tajik M, Galvão H, Siqueira C. Health survey instrument development through a community-based participatory research approach: HealthPromoting Lifestyle Profile (HPLP-II) and Brazilian immigrants in Greater Boston. J Immigrant Minority Health. 2010; 12:390-7.

Preto V, Palomo V, Araujo L, Flauzino M, Teixeira C, Parmegiane R, Cardoso L. Percepção de estresse nos acadêmicos de enfermagem. Rev Enferm UFPE online. 2018; 12(3):708-715.

Lombardi MR, Campos VP. A enfermagem no Brasil e os contornos de gênero, raça/cor e classe social na formação do campo profissional. Rev ABET. 2018; 171):28-46.

Costa TA, Lima MAC, Gomes JO, Menezes MS, Oliveira HF. Prevalência dos sintomas de estresse nos estudantes de medicina em uma universidade de Sergipe. Rev Braz J Hea. 2020; 3(4):9553-69.

Silva RM, Costa ALS, Mussi FC, Lopes VC, Batista KM, Santos OP. Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação. Rev Esc Enferm USP. 2019; 53(e03450):1-9.

Yosetake AL, Camargo IML, Luchesi LB, Gherardi-Donato ECS, Teixeira CAB. Estresse percebido em graduandos de enfermagem. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2018; 14(2):117-24.

Aslan H, Pekince H. Nursing students' views on the Covid-19 pandemic and their percieved stress levels. Perspect Psychiatr Care. 2021; 57:695-701.

Diaz-Godiño J, Fernández-Henriquez L, Peña-Pastor F, Alfaro-Flores P, Manrique-Borjas G, Mayta-Tovalino F. Lifestyles, depression, anxiety, and stress as risk factors in nursing apprentices: a logistic regression analysis of 1193 students in Lima, Peru. Journal of Environmental and Public Health. 2019; 1-7.

Oliveira ES, Silva AFR, Silva KCB, Moura TVC, Araújo AL, Silva ARV. Stress and health risk behaviors among university students. Rev Bras Enferm. 2020; 73(1):1-8.

Jones K, Mendenhall S, Myres CA. The effects of sex and gender role identity on perceived stress and coping among traditional and nontraditional students. Journal of American College Health. 2016; 64(3)205-13.

Rodrigues EOL, Marques DA, Neto DL, Montesinos MJL, Oliveira ASA. Situações e fatores de estresse em estudantes de enfermagem na prática clínica. Rev Invest Educ Enferm. 2016; 34(1):211-20.

Mussi FC, Pires CGS, Carneiro LS, Costa ALS, Ribeiro FMSS, Santos AF. Comparison of stress in freshman and senior nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2019; 53(e03431):1-7.

Ribeiro FMSS, Mussi FC, Pires CGS, Silva RM, Macedo TTS, Santos CAST. Nível de estresse entre universitários de enfermagem relacionado à fase de formação e fatores sociodemográficos. Rev Latino Am Enferm. 2020; 28(e3209.):1-11.

Soares-de-Souza V, Ramos-Costa MA, Carlos-Rodrigues A, Freitas-Bevilaqua J, Inoue KC, Campo-de-Oliveira JL, et al. Estresse entre graduandos de Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Rev Invest Educ Enferm. 2016; 34(3):518-27.

López-Walle J, Tristán J, Tomás I, Gallegos-Guajardo J, Gongora E, Hernández-Pozo MR. Estrés percibido y felicidad auténtica a través del nivel de actividad física en jóvenes universitarios. CPD. 2020; 20(2):265-75.

Souza I, Bonfante I, Moraes Junior F, Lopes W. Níveis de atividade física e estágios de mudança de comportamento de universitários da área de saúde. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2015; 20(6):608-16.

Piexak DR, Gomes MP, Costa CCSS, Gama BS, Martins KP, Barlem ELD. Desenvolvimento do processo de enfermagem conforme necessidades psicobiológicas autorreferidas por estudantes. Rev Enferm UERJ. 2020; 28(e51231):1-8.

Zhu E, Sun J, Du T. The relationship between low-intensity exercise and psychological distress among college students. Rev Assoc Med Bras. 2020; 66(6):737-9.

Publicado

13-03-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SILVA, M. C. da .; OLIVEIRA, D. S. .; SANTOS, A. L. de S. .; FERREIRA, V. C. O. .; FERNANDES, E. S. F.; SOUZA, C. O. . Manejo do estresse e fatores associados entre estudantes de enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 37, p. 365–375, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.37.365-375. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/572. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos