Desenvolvimento de vídeo educativo para prevenção das infecções urinárias

Suellen Fincatto, Elisangela Argenta Zanatta, Márcio Augusto Averbeck, Arnildo Korb, Danielle Bezerra Cabral

Resumo

Descrever o desenvolvimento e validação de vídeo educativo para prevenção e manejo clínico das infecções do trato urinário em mulheres atendidas na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa metodológica de desenvolvimento de vídeo educativo, realizada de 2019 a 2020, consistindo em três etapas:  pré-produção (diagnóstico situacional, grupo focal com profissionais de saúde e revisão integrativa), produção (elaboração do storyboard e validação de conteúdo) e pós-produção (validação do público-alvo). O vídeo educativo, em formato de desenho animado, apresentou conteúdo interativo e linguagem de fácil compreensão ao público-alvo. A validação de conteúdo pelos juízes-especialistas teve concordância geral de 94% e a validação semântica pela população-alvo obteve concordância de 96%. Espera-se que o vídeo subsidie enfermeiros e profissionais de saúde nas atividades de educação em saúde com as mulheres atendidas na atenção primária e, consequentemente, possa reduzir os casos de infecção urinária.

Descritores: Tecnologia Educacional, Atenção Primária à Saúde, Infecções Urinárias, Mulheres.

 

Development of educational video for the prevention of urinary infections

Abstract: To describe the development and validation of an educational video for the prevention and clinical management of urinary tract infections in women assisted in Primary Health Care. Methodological research for the development of an educational video, carried out from 2019 to 2020, consisting of three stages: pre- production (situational diagnosis, focus group with health professionals and integrative review), production (development of the storyboard and content validation) and post-production (validation of the target audience). The educational video, in cartoon format, presented interactive content and an easy-to-understand language for the target audience. Content validation by expert judges had an overall acceptance of 94% and semantic validation by the target population had an acceptance of 96%. The video is expected to subsidize nurses and health professionals in health education activities with women assisted in primary care and, consequently, can reduce cases of urinary tract infections.

Descriptors: Educational Technology, Primary Health Care, Urinary Tract Infections, Women.

 

Desarrollo de video educativo para la prevención de infecciones urinarias

Resumen: Describir el desarrollo y validación de un video educativo para la prevención y manejo clínico de infecciones del tracto urinario en mujeres atendidas en Atención Primaria de Salud. Investigación metodológica para la elaboración de un video educativo, realizado de 2019 a 2020, compuesto por tres etapas: preproducción (diagnóstico situacional, focus group con profesionales de la salud y revisión integradora), producción (desarrollo del storyboard y validación de contenidos) y postproducción (validación del público objetivo). El video educativo, en formato de dibujos animados, presentó contenido interactivo y un lenguaje fácil de entender para el público objetivo. La validación de contenido por jueces expertos tuvo una aceptación general del 94% y la validación semántica por parte de la población objetivo tuvo una aceptación del 96%. Se espera que el video subsidie a enfermeras y profesionales de la salud en actividades de educación para la salud con mujeres asistidas en atención primaria y, en consecuencia, puede reducir los casos de infecciones del tracto urinario.

Descriptores: Tecnología Educativa, Atención Primaria de Salud Infecciones Urinarias, Mujeres.

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