Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem

Autores

  • Caroline Lemos Martins kroline_lemos@hotmail.com
  • Maira Buss Thofern mairabusst@hotmail.com
  • Neyla Carvallo Viana neylacarvallo@gmail.com
  • Susana Cecagno cecagno@gmail.com
  • Camilla Benigno Biana camillacbb@gmail.com
  • Diana Cecagno cecagnod@yahoo.com.br

DOI:

10.24276/rrecien2022.12.37.406-415

Resumo

Compreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade.

Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes.

 

Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process

Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University.

Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty.

 

Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería

Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad.

Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Moura MC, Braga KL, Queiroz BFS, Oliveira FJS, Sousa PRD, Sousa IRL, Costa AS. Docência do ensino superior em Enfermagem: uma revisão de literatura. REAS/EJCH. 219; 35(1):1-6.

Silva EFL, Viana LO, Menezes HF, Tinoco AMM, Rosas F, Rufino CG, et al. Competências do docente do ensino clínico no curso de graduação em enfermagem: um estudo de caso. Rev Enferm UFPE. 2017; 11(10):4118-4125.

D’oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, Pires AS, Madriaga LCV. Prazer e sofrimento no trabalho: perspectivas de docentes de enfermagem. Rev Baiana Enferm. 2017; 31(3):1-9.

D’oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, Pires A, Madriaga LCV, Varella TCMYL. Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença. Rev Fundação Care. 2018; 10(10):196-202.

Silveira RCP, Ribeiro IKS, Teixeira GS, Teixeira LN, Souza PHA. Estilo de vida e saúde de docentes de uma instituição de Ensino pública. Rev Enferm UFSM. 2017; 7(4):601-614.

Alves AG, Martins CA, Lima E Silva F, Ferreira, LB, Alexandre M, Mattos DVO. Deleite e as agruras de ser professor de enfermagem. Rev Enferm UFPE. 2016; 10(1):4240-4248.

Martins CL, Thofehrn MB, Bittencourt JFV, Borel MGC, Jacondino MB, Pacheco ZML, et al. O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa. Rev Eletr Acervo Saúde. 2019; 1(32):1-7.

Universidade Federal de Pelotas. Projeto pedagógico. 2013. Disponível em: <http://feo.ufpel.edu.br/pdf/projeto_pedagogico.pdf>. Acesso em 24 set 2020.

Cecagno C, Weykamp JM, Cecagno S, Medeiros AC, Siqueira HCH. Diretrizes Curriculares Nacionais, um fio condutor na formação acadêmica do enfermeiro. Journal of Nursing and Health. 2016; 6(1):224-231.

Winter's JRF, Do Prado ML, Heidemann ITSB. A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos. Esc anna nery. 2016; 20(2):248-253.

Mesquita SKC, Meneses RJV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde. 2016; 14(2):473-486

Silva LAA, Soder RM, Schimdt SM, Noal HC, Arboit EL, De Marco VR. Arquétipos docentes: percepções de discentes de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2016; 25(2):1-8.

Ribeiro AC, Araújo RB. As transformações do trabalho docente: ser professor hoje. Práxis Educativa. 2018; 13(2):407-424.

Lopéz SM. La entrevista fenomenológica: una propuesta para la investigación en psicología y psicoterapia. Rev Abordagem Gestáltica. 2014; 20(1):71-76

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em 02 jan 2020.

Milbrath VM. Criança/adolescente com paralisia cerebral: compreensões do seu modo de ser no mundo. 2013. 179 f. Tese (Doutorado em Enfermagem), Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/81283>. Acesso em 20 jan 2020.

Menegaz JC, Backes VMS, Medina-Moya JL, Leal SN. Professores e conhecimento de conteúdo sobre formação para o SUS. Rev Internacional de Investigación en Educación 2020; 12(25):111-126.

Padovani O, Correa AK. Currículo e formação do enfermeiro: desafios das universidades na atualidade. Saúde Transf Soc. 2017; 8(2):112-119.

Magalhaes TC. Atividade humana de trabalho (Labor) em Hannah Arendt. Rev Ensaio. 2018; 1(14):1-54

Canever BP, Prado ML, Gomes DC, Jesus BH. Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(3):1-8.

Sebold LF, Kempfer SS, Radünz V, Prado ML, Tourinho FSV, Girondi JBR. Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano. Esc Anna Nery. 2016; 20(2):243-247.

Palheta AMS, Cecagno D, Marques VA, Biana CB, Braga LR, Cecagno S, Moura PMM, Porto AR. Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional. Interface (Botucatu). 2020; 24:1-16

Ribeiro CVS, Leda DB, Silva EP, Freitas LG. Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades. Rev Trabalho Cena. 2016; 1(1):50-68.

Marinho FP, Araújo LMN, dos Santos NP, Medeiros IDS, Rodrigues CCFM, Santos VEP. Relacionamento interpessoal de docentes de enfermagem: conflitos e desafio. Rev Cuidado Fundamental. 2016; 8(3):4609-4615.

Publicado

15-03-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

MARTINS, C. L. .; THOFERN, M. B. .; VIANA, N. C. .; CECAGNO, S. .; BIANA, C. B. .; CECAGNO, D. Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 12, n. 37, p. 406–415, 2022. DOI: 10.24276/rrecien2022.12.37.406-415. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos