Narrativas de enfermeiros sobre condições laborais, formações e atuação do poder público no contexto pandêmico

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha francidalmafilha@gmail.com
    UEMA
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento franclanecarvalhon@gmail.com
    UEMA
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva marcusvinicius.darocha@yahoo.com.br
    COREN
  • Janderson Castro dos Santos jandersoncastro252@gmail.com
    FAI
  • Joelson de Sousa Morais joelsonmorais@hotmail.com
    Pedagogo
  • Nadja Regina Sousa Magalhães nadjamagalhaes78@gmail.com
    Pedagoga
  • Andressa Graziele Brandt andressabrandt@hotmail.com
    Pedagoga

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.36.586-597

Palavras-chave:

COVID-19, Assistência de Enfermagem, Condições de Trabalho, Poder Público

Resumo

Analisar por meio de narrativas autobiográficas a percepção de enfermeiros atuantes na linha de frente de combate à COVID-19 acerca da assistência prestada a pacientes considerando as condições de trabalho e formações para o enfrentamento da pandemia; e refletir como o poder público local deveria agir com vistas a combater o aumento da COVID-19. Pesquisa (auto)biográfica por meio de narrativas, descritiva, estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quando questionados se os enfermeiros do estado onde atuam receberam/recebem formação/treinamento relacionado à temática COVID-19, 58 participantes destacaram a falta de formações. Os enfermeiros destacaram a necessidade de maior rigor para manutenção das medidas de isolamento social, o aumento do número de testagens e o fornecimento de equipamentos e materiais adequados. Cabe aos gestores dos serviços de saúde juntamente com o poder público implementarem estratégias que impactem nas políticas e na dinâmica organizacional dos serviços no combate à COVID-19.

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Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha , UEMA

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, UEMA

Pedagoga. Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, COREN

Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior, em Gestão em Saúde e em Auditoria em Saúde. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho. Enfermeiro Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Janderson Castro dos Santos, FAI

Cirurgião Dentista. Doutor em Saúde Pública. Docente da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI). Caxias, Maranhão, Brasil.

Joelson de Sousa Morais, Pedagogo

Pedagogo. Doutorando em Educação. Mestre em Educação. Campinas, São Paulo Brasil.

Nadja Regina Sousa Magalhães, Pedagoga

Pedagoga. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Biguaçu, Santa Catarina, Brasil.

Andressa Graziele Brandt, Pedagoga

Pedagoga. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Docente do Instituto Federal Catarinense. Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

22-12-2021
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Como Citar

SOARES SOUSA CARVALHO FILHA , F. .; SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, F.-L.; ROCHA SANTOS DA SILVA, M. V. da .; CASTRO DOS SANTOS, J. .; SOUSA MORAIS, J. de; SOUSA MAGALHÃES, N. R. .; GRAZIELE BRANDT, A. . Narrativas de enfermeiros sobre condições laborais, formações e atuação do poder público no contexto pandêmico. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 36, p. 586–597, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.36.586-597. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/542. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos