Qualidade do sono em pacientes adultos internados na unidade de terapia intensiva
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.36.575-585Palavras-chave:
Privação do Sono, Unidades de Terapia Intensiva, Paciente AdultoResumo
O sono, com o seu papel neurobiológico tem a função de ser reparador e trazer manutenção ao corpo do paciente, proporcionando saúde física e cognitiva. Quando um indivíduo tem transtorno do sono sofre impactos e queda na sua qualidade de vida, principalmente relacionada a sua recuperação. Objetivou-se discutir os principais fatores que podem interferir no sono de pacientes adultos internados na unidade de terapia intensiva (UTI). Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, na modalidade revisão integrativa. A coleta das informações para a pesquisa bibliográfica foi por meio da exploração da base de dados da BVS, BDENF, SCIELO e LILACS. Foram utilizados os artigos publicados em língua portuguesa e inglesa a partir do ano de 2015. Na UTI, o tratamento está destinado a cuidar de pacientes que estão em estado crítico e que por isso, precisam de monitoramento e assistência contínua para se recuperar. Tal tratamento é ofertado por uma equipe multidisciplinar que está encarregada de verificar a saúde do paciente no tocante à ministração de medicamentos e uso de tecnologia para ajudar a manter a vida. Conhecer a importância do sono reparador e como realizar a higiene do sono faz com que os pacientes possam ter uma melhora mais rápida e possam corresponder de forma mais eficiente aos medicamentos.
Downloads
Referências
Telles SCL, Corrêa Érika A, Caversan BL, Mattos JM, Alves RSC. O significado clínico da actigrafia. Rev Neurocienc. 2011.
Pinto JPF. Estudo da qualidade do sono dos pacientes internados no serviço de cirurgia e de medicina interna do Centro Hospitalar Cova da Beira. Dissertação de Mestrado. Ciências da Saúde. Universidade da Beira Interior. 2014.
França CLC, Freitas RL. Unidade de terapia intensiva e os fatores de infecção. São Paulo: Revista Recien. 2019; 9(26):32-39.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Editora: Atlas S/A. 2010.
Almeida BRS. A relevância do sono na necessidade humana básica no cenário do paciente crítico. Monografia (Graduação). Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilância. Curso de Enfermagem. 2015.
Costa SV, Ceolim, MF. Fatores que Interferem na Qualidade do Sono de Pacientes Internados. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(1):46-52.
Crude BL, Haddad CAS, Rizzi SKLA, Matinelli SE, Nazário ACP, Facina G. Avaliação da qualidade de sono e de força muscular em mulheres com linfedema de membro superior após cirurgia de câncer de mama. Rev Bras Mastologia. 2013; 23(4):124-129.
Almeida BRS, Silva PB, Souza JMO, Magro, MCS. Sono como necessidade humana no cenário de paciente crítico. Rev Enferm UFPE online. 2016; 10(12):4494-500.
Melo RPR, Costa ACLF, Nascimento RKG, Jesus RLR, Fortes JVS, Medeiros DD, et al. Qualidade do sono de pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR. 2018; 25(1):7-12.
Biazim SK, Souza DA, Junior HC, Richards K, Valderramas S. Tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa usada no Brasil de Richards-Campbell sleep questionnaire e sleep in the intensive care unit questionnaire. J Bras Pneumol. 2020; 46(4).
Chooza M, Phelan C, Lauver DR, Bratzke L. A qualidade do sono está relacionada à cognição em indivíduos com insuficiência cardíaca? HHS Public Access. Pulmão do coração. 2015; 44(3):212-218.
Brito RA. Tradução, adaptação cultural e validação de um instrumento para avaliação do sono em terapia intensiva no Brasil: questionário de sono de Richards-Campbell. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Fortaleza. 2019.
Brandão GM, Santos ALC, Silva ALP, Guimarães AR, Cordeiro ALL. Qualidade do sono em pacientes pós-cirurgia cardíaca com diferentes índices de massa corporal. Rev Pesqui Fisioter. 2021; 11(1):68-74.
Beltrami, FG. Avaliação do efeito de um protocolo para promoção de qualidade do sono em pacientes internados em uma unidade de cuidados coronários. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, Porto Alegre, BR-RS. 2017.
Maturana MJ, Lunelli ML, Amaral BC, Kleinhans EC, Foppa MCC, Santos MR. Efeito da utilização do tapa olho e protetor de ouvido na avaliação da quantidade de atividade-repouso em pacientes internados na UTI. Rev Inspirar: Movimento Saúde. 2020; 20(1).
Cavalcanti TC, Schmitz TSD, Berto PP, Plotnik R, Fernandes VR, Azzolin KO. Implantação de protocolo de qualidade assistencial baseado em cuidados centrados no paciente crítico: relato de experiência. Rev Min Enferm. 2019; 23e-1241.
Ramos FJS, Taniguchi LU, Azevedo LCP. Práticas de promoção de sono em unidades de terapia intensiva no Brasil: um inquérito nacional. Rev Bras Ter Intensiva. 2020; 32(2):268-276.
Silva VP, Rodrigues EJA. Necessidade humana básica: a qualidade do sono em pacientes adultos internados na unidade de terapia intensiva. Monografia (Graduação). Centro Universitário FAMETRO, Curso de Graduação em Enfermagem, Manaus - AM. 2021.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0