Experiência de estudantes de enfermagem com pesquisa científica
DOI:
10.24276/rrecien2021.11.36.498-499Palavras-chave:
Estudante, Ensino Superior, Pesquisa Científica, Educação em EnfermagemResumo
Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na participação de um projeto de pesquisa científica. Relato de experiência realizado a partir da participação voluntária de 05 discentes na coleta de dados de um estudo do tipo Pesquisa Participante Baseado na Comunidade (PPBC) com idosos, decorrente de um projeto de pós-doutorado, que ocorreu em 2019 em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Esta participação gerou, nos estudantes, sentimentos e emoções positivas, que acarretou em maior facilidade e empenho na realização das demais disciplinas do curso; contribuiu para o desempenho de habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais esperadas no processo de formação acadêmica e cidadã, bem como para melhoras no desempenho dos instrumentos básicos do cuidar. Houve ainda ampliação do conhecimento acerca dos métodos e das etapas referentes à investigação científica. Compreende-se que a pesquisa científica deve ser incentivada em IES, ao longo da graduação, visto que experiências com investigação científica favorece a formação integral do enfermeiro.
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