Saúde do trabalhador de centro cirúrgico: análise das tendências em teses e dissertações

Autores

  • Anahlú Peserico anahlupeserico@hotmail.com
    UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck carmembeck@gmail.com
    UFSM
  • Rosangela Marion da Silva cucasma@terra.com.br
    UFSM
  • Alexa Pupiara Flores Coelho alexa.coelho@ufsm.br
    UFSM
  • Caren da Silva Jacobi cahjacobi@gmail.com
    UFSM

DOI:

10.24276/rrecien2021.11.36.434-450

Palavras-chave:

: Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Centro Cirúrgico

Resumo

Objetivou-se identificar e descrever as tendências da produção do conhecimento em teses e dissertações brasileiras sobre a saúde do trabalhador que atua em centro cirúrgico. Estudo documental, realizado no Catálogo de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram incluídos estudos com resumos completos, que abordassem a temática saúde do trabalhador que atua em centro cirúrgico. Dos 47 estudos selecionados, predominaram dissertações produzidas no ano de 2014 na região Sudeste, destacando-se a abordagem quantitativa. As tendências identificadas na produção do conhecimento foram o Estresse e os Riscos Ocupacionais. A causa mais significativa de estresse foram as relações interpessoais. Dentre as doenças estão a depressão, a síndrome de burnout e transtornos do sono. Os riscos biológicos tiveram maior destaque, seguido dos ergonômicos, físicos e químicos. Este estudo aponta lacunas a serem exploradas por futuras pesquisas, em prol da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahlú Peserico, UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria (RS), Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf (UFSM). Santa Maria (RS), Brasil.

Rosangela Marion da Silva, UFSM

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e PPGEnf (UFSM) – Santa Maria (RS), Brasil.

Alexa Pupiara Flores Coelho, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) – Palmeira das Missões (RS), Brasil.

Caren da Silva Jacobi, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Politécnico (UFSM). Santa Maria, (RS), Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Brasília: Ministério da Saúde. 2012.

Coelho APF, Beck CLC, Fernandes MNS, Silva RM, Reis DAR. Organização do trabalho em uma cooperativa de reciclagem: implicações para a saúde de catadoras. Cogitare Enferm. 2016; 21(1):01-08.

Martins FZM, Dall’agnoll CM. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37(4):1-8.

Chiavone FBT, Gomes ATL, Rodrigues CCFM, Ferreira LL, Salvador PTCO, Santos VEP. Níveis de estresse da equipe de enfermagem do centro cirúrgico: estudo transversal. Online Braz j Nurs. 2018; 17(1):87-96.

Hoffmann DA, Glanzner CH. Fatores que interferem na saúde do trabalhador de enfermagem do centro cirúrgico. Revista Cubana de Enfermería. 2019; 35(4):1-17.

Justiniano GPM, Eduardo AHA, Binotto CCS, Macedo JI, Veiga TB, Tognoli SH, et al. Riscos ocupacionais e os resíduos de serviços de saúde em centro cirúrgico. São Paulo: Rev. SOBECC. 2020; 25(1):25-31.

Abdollahi T, Razi SP, Pahlevan D, Yekaninejad MS, Amaniyan S, Sieloff CL, et al. Effect of an Ergonomics Educational Program on Musculoskeletal Disorders in Nursing Staff Working in the Operating Room: A Quasi-Randomized Controlled Clinical Trial. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(19):2-10.

Cordeiro AA. Avaliação da presença de estresse e estado de saúde dos enfermeiros de um hospital do interior paulista. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2010; 1-74.

Lima ABG. A Síndrome do Edifício Doente na perspectiva da saúde do trabalhador. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015; 1-90.

Mendonça ARB. Padrão diurno de secreção de cortisol e manifestações psicológicas do estresse em profissionais de enfermagem. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014; 1-101.

Almeida ANG. Risco biológico para o circulante de sala operatória. Dissertação (Mestrado em Cuidado em Enfermagem). Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2009; 1-111.

Beck CLC. Da banalização do sofrimento à sua ressignificação ética na organização do trabalho. Tese (Doutorado). Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000; 1-292.

Caram CS. Processo de sofrimento moral de enfermeiros: desafios éticos na prática profissional no contexto hospitalar. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2018; 1-138.

Claudio CV. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos produzidos pela fumaça do eletrocautério: risco químico à equipe intraoperatória. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2016; 16-96.

Rodrigues CCFM. Ambiente hospitalar: clima organizacional x estresse na equipe de enfermagem. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde). Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2016; 18-110.

Cardoso CS. Avaliação de fatores da organização do trabalho e estresse em auxiliares e técnicos de enfermagem em um hospital em Caratinga, Minas Gerais. Dissertação (Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade). Centro Universitário de Caratinga, Caratinga. 2008; 1-116.

Wisniewski D. Condições e relações de trabalho da equipe de enfermagem na perspectiva da satisfação profissional. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2013; 17-96.

Schmidt DRC. Qualidade de vida no trabalho e sua associação com o estresse ocupacional, a saúde física e mental e o senso de coerência entre profissionais de enfermagem do bloco cirúrgico. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009; 2-203.

Schmidt DRC. Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagem atuantes em unidades do bloco cirúrgico. Dissertação (Mestrado). Programa Interinstitucional de Pós-graduação na área de Enfermagem Fundamental da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004; 2-153.

Assis DC. Associação da expressão circadiana do cortisol de enfermeiros segundo trabalho em turnos, estresse ocupacional e fadiga. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto. 2017; 18-120.

Kreischer ED. A percepção dos enfermeiros sobre a organização do trabalho no centro cirúrgico de um hospital universitário. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2007; 13-107.

Stumm EMF. O estresse de equipes de enfermagem que atuam em unidades de centro cirúrgico nos hospitais da cidade de Ijuí. Dissertação (Mestrado). Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2000; 6-137.

Sousa FMS. Condições de trabalho de ambiente cirúrgico e a saúde dos trabalhadores de enfermagem. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2011; 14-92.

Araújo FM. Avaliação das condições de trabalho do cirurgião em procedimentos eletivos em dois hospitais públicos em São Luís - MA. Dissertação (Mestrado em Saúde e Meio Ambiente). Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 2014; 12-55.

Goncalves JA. Acidente de trabalho entre a equipe assistencial multiprofissional: uma avaliação da subnotificação. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007; 12-82.

Aquino JM. Estressores no trabalho das enfermeiras em centro cirúrgico: consequências profissionais e pessoais. Tese (Doutorado). Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 2005; 15-135.

Chaves JA. Equipe de enfermagem: análise do clima organizacional no centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2012; 15-84.

Erdmann K. Carga mental em cirurgiões ortopedistas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2003; 1-112.

Guido LA. Stress e coping entre enfermeiros de centro cirúrgico e recuperação anestésica. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003; 1-145.

Gouveia LHA. Satisfação profissional de enfermeiros que atuam no bloco cirúrgico de um hospital de excelência. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem). Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo. 2017; 10-45.

Ferreira LMB. Ruídos no centro cirúrgico: ecos do ambiente na saúde do trabalhador de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2003; 1-116.

Lemos MC. Gerenciamento de resíduos de um Hospital Público do Rio de Janeiro: um estudo sobre o saber/fazer da enfermagem no centro cirúrgico e central de materiais. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2012; 1-148.

Carvalho M. Qualidade de vida de profissionais de enfermagem do centro cirúrgico. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva). Universidade Sagrado Coração, Bauru. 2013; 1-67.

Rocha MCP. Estresse e o ciclo vigília-sono do enfermeiro que atua em diferentes setores do ambiente hospitalar. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008; 37-164.

Quiaratti MEB. Acidentes de trabalho na equipe de saúde de centro cirúrgico de um hospital público do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Guarulhos, Guarulhos. 2017; 14-56.

Silveira MC. A qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que atuam no centro cirúrgico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2003; 1-118.

Silva MR. Constrangimentos ergonômicos em profissionais de enfermagem: contribuições da Ergonomia em centro cirúrgico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2018; 17-118.

Krahl M. O prazer e o sofrimento no cotidiano do enfermeiro de centro cirúrgico. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000; 12-64.

Munhoz OL. Cultura de segurança do paciente, estresse ocupacional e Burnout em profissionais de unidades de perioperatório. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2018; 15-88.

Santos PSSR. Transtorno de estresse pós-traumático em profissionais de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015; 19-68.

Santana PM. Vivências de prazer e sofrimento nos trabalhadores de Enfermagem em um Hospital Universitário em Manaus. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2015; 11-70.

Abrantes RCG. Análise da situação de trabalho no centro cirúrgico: o anestesiologista em abordagem qualitativa. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. 1998; 1-212.

Caregnato RCA. Estresse da equipe multiprofissional na sala de cirurgia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2002; 11-245.

Flôr RC. Exposição ocupacional à radiação ionizante em ambiente hospitalar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.

Santos RP. Exposição ocupacional às radiações ionizantes durante cirurgias ortopédicas guiadas fluoroscopicamente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. 2011; 16-96.

Souza RMN. O trabalho no centro cirúrgico e as funções psicofisiológicas dos trabalhadores de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2009; 1-118.

Silva ROC. Estresse e hardiness entre equipe multiprofissional do centro cirúrgico de um Hospital Universitário. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2013; 20-105.

Schwarz RMZ. Saúde do trabalhador de enfermagem em centro cirúrgico: uma proposta educativa para um Hospital Público de Joinville/ SC. Dissertação (Mestrado em Saúde e Meio Ambiente). Universidade da Região de Joinville, Joinville. 2004; 1-149.

Figueiredo SN. Auriculoterapia para redução do estresse ocupacional e melhoria da qualidade de vida em enfermagem na Amazônia: Ensaio Clínico Randomizado. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2017; 16-67.

Yamaguti STF. Ritmo diurno de secreção de cortisol e carga alostática em profissionais de enfermagem. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015; 17-70.

Antonelli SC. Satisfação no trabalho: indicador de qualidade na gestão e na assistência de enfermagem na média e alta complexidade. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Belém. 2015; 17-72.

Amaral TR. Dimensões psicossociais do trabalho da enfermagem e os distúrbios psíquicos menores em unidades críticas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2006; 16-94.

Xavier T. A precarização do trabalho como fator de risco psicossocial para o trabalhador de enfermagem em centro cirúrgico. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016; 12-82.

Filho WW. Análise postural no trabalho de um cirurgião oncológico abdominal: estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002; 13-100.

Tabosa MPO, Cordeiro AT. Estresse ocupacional: análise do ambiente laboral de uma cooperativa de médicos de Pernambuco. Recape. 2018; 8(2):283-298.

Rocha ME, Freire KP, Reis WPD, Vieira LTQ, Sousa LM. Fatores que ocasionam o índice de transtornos depressivos e de ansiedade em profissionais de enfermagem: uma revisão bibliográfica. Braz. J. of Develop. 2020; 6(2):9288-9301.

Pontes JC, Oliveira FM, Amaral MS. Exposição de profissionais de centro cirúrgico a riscos ocupacionais: revisão da literatura. Rev Científica FacMais. 2018; 7(1):140-149.

Gonçalves FS, Magno RNO. Ruído em centro de esterilização de material cirúrgico de um hospital. Saúde, Ética Justiça. 2019; 24(1):10-17.

Okubo CVC, Ribeiro RP, Martins JT, Marziale MHP. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos: correlação entre tempo de uso do eletrocautério e tempo cirúrgico. Cogitare Enferm. 2017; 22(3):1-8.

Leachi HFL, Marziale MHP, Martins JT, Aroni P, Galdino MJQ, Ribeiro RP. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e desenvolvimento de doenças respiratórias e cardiovasculares em trabalhadores. Rev Bras Enferm. 2020; 73(3):1-7.

Publicado

22-12-2021
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

PESERICO, A. .; COLOMÉ BECK, C. L. .; MARION DA SILVA, R. .; FLORES COELHO, A. P.; SILVA JACOBI, C. da . Saúde do trabalhador de centro cirúrgico: análise das tendências em teses e dissertações. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 36, p. 434–450, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.36.434-450. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/527. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos